SóProvas


ID
3119311
Banca
FCC
Órgão
Câmara de Fortaleza - CE
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                    [Nossa duplicidade]


      Querem saber a história abreviada de quase todo o mal-estar na civilização? Ei-la: a evolução natural produziu o animal homem. No âmago desse homem, entretanto, foi-se instalando um inquilino altivo, exigente e dado à hipocrisia e ao autoengano: o homem civilizado. As rusgas foram crescendo, o conflito escalou, mas nenhum dos dois é forte o bastante para aniquilar o outro. E assim brotou no interior da caverna uma guerra civil que se prolonga por toda a vida.

(Adaptado de: GIANNETTI, Eduardo. Trópicos utópicos: uma perspectiva brasileira da crise civilizatória. São Paulo: Companhia das Letras, 2016) 

Está plenamente correta a pontuação da seguinte frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Uma história abreviada da humanidade, prometeu aos seus provocados leitores, o autor do texto. ? sujeito separado do verbo, uso incorreto da vírgula.

    B) Na evolução natural nota-se que, há em seu processo, elementos contraditórios com a civilização. ? todas vírgulas incorretas, separando a conjunção integrante do restante da oração e logo após separando o objeto direto do verbo "haver".

    C) À medida que avança o homem, em sua caminhada civilizatória, conflitos ocorrem, entre a criatura moderna, e a primitiva. ? o homem avança em alguma coisa (vírgula separando o objeto indireto de seu verbo).

    D) Ao longo do tempo, instalou-se no animal homem um inquilino altivo, representado pela criatura em processo de civilização. ? correto, respectivamente: adjunto adverbial deslocado e oração subordinada adjetiva explicativa reduzida do particípio separada corretamente pela vírgula.

    E) A hipocrisia e o autoengano, são, ambas, qualidades que vieram se agregar ao homem, na trajetória da civilização. ? vírgula separando o sujeito composto de seu verbo, uso incorreto.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Já percebi que a FCC não considera errado o emprego de um adjunto adverbial de extensão longa no meio da oração em que está inserido sem estar intercalado por vírgulas.

  • D)Ao longo do tempo, instalou-se no animal homem um inquilino altivo, representado pela criatura em processo de civilização.

    Adjunto adverbial longo DESLOCADO (vírgula obrigatória)

    Adjunto adverbial Curto - até 2 termos (facultativa)

    Adjunto adverbial Longo - 3 ou mais termos (obrigatória)

    Na ordem direta o adjunto adverbial é facultativo mesmo tendo 10 termos ...

    Deus é fiel

  • A) Uma história abreviada da humanidadeprometeu aos seus provocados leitores, o autor do texto. → sujeito separado do verbo, uso incorreto da vírgula.

    Está correto isso que o André comentou? Achei que o sujeito aqui fosse o autor...que o autor tivesse prometido aos seus leitores uma história abreviada da humanidade.

    Nesse caso, não seria incorreta a segunda vírgula ao invés da primeira?

  • Gesonel, ''Uma história abreviada da humanidadeprometeu aos seus provocados leitores, o autor do texto.'' tem que perguntar para o bendito do verbo, prometeu o quê??? Uma história abreviada da humanidade, aqui está o sujeito, o sujeito nem sempre é a pessoa da oração, mas aquele em que completa o sentido do verbo.

  • Resposta: alternativa d

     

    Ao meu ver, a alternativa a também está correta

     

    "Uma história abreviada da humanidade, prometeu aos seus provocados leitores, o autor do texto. "

                                    OD                                 VTDI                       OI                             Sujeito

    Quem é que promoteu? o autor do texto (sujeito)

    Promoteu o quê? uma história abreviada da humanidade

    Prometeu a quem? aos seu provocados leitores

    Ordem direta: O autor do texto promoteu uma história abreviada da humanidade aos seu provocados leitores.

  • GABARITO: LETRA D

    a) Uma história abreviada da humanidade, prometeu aos seus provocados leitores, o autor do texto. (separa o sujeito do verbo)

    b) Na evolução natural nota-se que, há em seu processo, elementos contraditórios com a civilização. (separa o verbo do seu complemento)

    c) À medida que avança o homem, em sua caminhada civilizatória, conflitos ocorrem, entre a criatura moderna, e a primitiva. (separa o verbo do seu complemento)

    e) A hipocrisia e o autoengano, são, ambas, qualidades que vieram se agregar ao homem, na trajetória da civilização. (separa o sujeito do verbo)

  • Rhuan, 

    voce isolou sujeito do seu complemento. 

     

  • A questão requer conhecimento sobre o emprego da vírgula.

    ALTERNATIVA (A) INCORRETA – Tanto a primeira vírgula quanto a segunda estão erradas. A primeira vírgula está separando o sujeito de predicado, e a segunda, separando o objeto direto do verbo bitransitivo.

    Não se separa sujeito de predicado por vírgula, salvo se houver uma frase ou palavra intercalada. Também não se separa verbo de seus complementos, a não ser que esteja separando itens enumerativos.


    ALTERNATIVA (B) INCORRETA – Faltou vírgula para separar o adjunto adverbial de tempo (Na evolução natural) iniciando a frase. Usa-se obrigatoriamente a vírgula para separar o adjunto adverbial com mais de duas palavras quando estiver deslocado em uma frase.

     O emprego das duas vírgulas está errado.

    A oração “Que há, em seu processo, elementos contraditórios com a civilização" é o sujeito da oração principal “nota-se". O erro foi separar a conjunção integrante “que" do restante da frase.

    A locução adverbial de lugar “em seu processo" deveria estar entre vírgulas por estar deslocada.


    ALTERNATIVA (C) INCORRETA – As vírgulas separando a locução “em sua caminhada civilizatória" estão corretas por estarem separando uma locução adverbial de tempo de grande extensão deslocada da frase. A vírgula separando a locução adverbial de reciprocidade “entre a criatura moderna e a primitiva" é facultativa porque está na sua posição habitual; nesse caso, seu emprego é por questão de estilo. No entanto, a vírgula separando os termos moderna e primitiva está errada porque não se separa elementos ligados pela conjunção coordenativa aditiva “e", salvo se estivesse ligando orações com sujeitos diferentes, o que não é o caso desta alternativa.


    ALTERNATIVA (D) CORRETA – O emprego das duas vírgulas está correto. A primeira vírgula foi usada para separar adjunto adverbial de grande extensão iniciando período. A segunda vírgula foi usada para separar orações.


    OBSERVAÇÃO!!! ADJUNTO ADVERBIAL = ADVÉRBIO / LOCUÇÃO ADVERBIAL.

    ALTERNATIVA (E) INCORRETA – As três vírgulas iniciais estão erradas, pois estão separando sujeito de predicado. A última vírgula está correta, apesar de ser facultativa por uma questão de estilo, está separando uma locução adverbial de tempo no final da frase, isto é, na sua posição habitual.

    GABARITO DA PROFESSORA: ALTERNATIVA (D)

  • É muito chato quando tu acerta a questão e vai ver o comentário do professor e tu nota que acertou na sorte kkkkk