SóProvas


ID
312511
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Julgue os itens seguintes, referentes aos conceitos de instituição.

O movimento de reconceituação do serviço social produziu reflexões sobre as práticas institucionais e, independentemente das correlações de forças existentes no interior das instituições, transformou significativamente o fazer profissional do assistente social.

Alternativas
Comentários
  • Errado. Não é independentemente da correlação de forças no interior das instituições.

    Segundo Faleiros (1991):  "Transformar essas relações de força nas instituições de Serviço Social implica, pois, capacitar-se para a construção de categorias de análise que permitam dar conta da estrutura e da conjuntura, das correlações de força para vincular, no cotidiano, o problema e a força, o técnico e o político. É na correlação de forças que se definem os problemas e também é por ela que são resolvidos. [...] A análise de conjuntura, evidentemente compreendendo a conjuntura institucional, visa o estabelecimento de estratégias e táticas para fortalecer o pólo popular, a mudança de correlação de forças que determina o objeto de sua demanda e suas alternativas de ação (1991, p. 54). 

    O Código de Ética de 1986 no Capítulo II Das Relações com as Instituições legitima como direitos do Assistente Social administrar, executar e repassar os serviços sociais visando também fortalecer as novas demandas de seus usuários e a alteração da correlação das forças do interior da instituição para reformulação de sua natureza, estrutura e programas visando assim privilegiar os interesses da classe trabalhadora. 
  • Segundo Netto (Ditadura e Serviço Social: uma análise do Serviço Social no Brasil pós-64. 17ª edição. Cortez: São Paulo, 2015) o movimento de reconceituação do Serviço Social, movimento tipicamente latino-americano e expressão da negação ao Serviço Social tradicional que estava em curso em todo o cenário internacional, trouxe novos questionamentos à profissão e consequentemente transformou a prática profissional. Esse movimento, emergente por volta da década de 1960, realizou críticas à própria prática profissional do assistente social, bem como às respostas que eram dadas à questão social por esses profissionais, observando que eles não consideravam que suas ações estavam sendo eficazes no combate às refrações da questão social. Esse movimento também introduz no bojo da categoria profissional críticas à sociabilidade burguesa, ao imperialismo norte-americano e também se destacou por realizar uma aproximação, mesmo que inicialmente problemática, à tradição marxista. Deste modo, pode-se afirmar que o movimento de reconceituação também representou uma crítica às instituições e às respostas que através delas os profissionais davam às demandas dos usuários, visto que a correlação de forças no interior dessas instituições pode fortalecer ou não às demandas advindas da classe trabalhadora. Portanto, durante esse movimento foram tecidas críticas à prática profissional tradicional, à não adequação das respostas profissionais ao contexto específico dos países latino-americanos, à hegemonia do grande capital e à funcionalidade do assistente social às necessidades burguesas.


    RESPOSTA: ERRADO
  • Segundo Netto, "... a correlação de forças no interior dessas instituições pode fortalecer ou não as demandas advindas da classe trabalhadora". O erro da questão está em "independentemente da correlação de forças existente no interior das instituições". 

  • o que matou a questão foi o aposto explicativo...rss

  • Pessoal vamos fundamentar as questões e informar os erros de cada uma. Vamos quebrar a banca CESPE.

  • O erro da questão INdependentemente das correlações de forças ....

     

     

  • Analisar o Serviço Social somente a partir dele mesmo, é proceder uma análise endogenista da profissão.

  •  O movimento de reconceituação do Serviço Social, trouxe novos questionamentos à profissão e consequentemente transformou a prática profissional. Esse movimento, emergente por volta da década de 1960, realizou críticas à própria prática profissional do assistente social, bem como às respostas que eram dadas à questão social por esses profissionais, observando que eles não consideravam que suas ações estavam sendo eficazes no combate às refrações da questão social. Esse movimento também introduz no bojo da categoria profissional críticas à sociabilidade burguesa, ao imperialismo norte-americano e também se destacou por realizar uma aproximação, mesmo que inicialmente problemática, à tradição marxista. Deste modo, pode-se afirmar que o movimento de reconceituação também representou uma crítica às instituições e às respostas que através delas os profissionais davam às demandas dos usuários, visto que a correlação de forças no interior dessas instituições pode fortalecer ou não às demandas advindas da classe trabalhadora. Portanto, durante esse movimento foram tecidas críticas à prática profissional tradicional, à não adequação das respostas profissionais ao contexto específico dos países latino-americanos, à hegemonia do grande capital e à funcionalidade do assistente social às necessidades burguesas.

  • Por um descuido da leitura vc perde a questão! a palavra INdependente modificou o sentido e a resposta ficou errada!