SóProvas


ID
3125575
Banca
VUNESP
Órgão
SEDUC-SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

De acordo com Libâneo, Oliveira e Toschi (2012), desde 1990 vêm sendo criados e aplicados exames de âmbito federal, dos quais se destacam o Sistema de Avaliação Básica – Saeb (1994), o Exame Nacional de Ensino Médio – Enem (1998), o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos – Enceja (2002), a Prova Brasil (2005), a Provinha Brasil (2007), o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb. Para eles, os instrumentos de avaliação nacional visam a realizações de avaliações em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos, para

Alternativas
Comentários
  • Essa questão envolve conhecimentos sobre as avaliações em larga escala do sistema educacional brasileiro. Deve-se indicar a alternativa que apresenta a finalidade destes instrumentos de avaliação nacional, tomando como base as ideias dos autores Libâneo, Oliveira e Toschi. 

    A) oferta à população, de comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas. 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações entre a rede pública e privada de ensino. Tais dados ficam disponíveis para toda a sociedade que, a partir desses resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo.

    B) diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. 
    CORRETO – Estes instrumentos de avaliação nacional têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações destas avaliações o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho de algumas dessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país. 

    C) classificação das escolas do país, oferecendo a sua clientela uma referência para escolha 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações nem uma classificação entre as escolas e, sim, subsidiar ações para o aprimoramento da qualidade da educação no país. 

    D) comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com o de outros países. 
    ERRADO - Os dados originados dessas avaliações não objetivam gerar comparações a respeito do nível de instrução da mão de obra brasileira. Em relação a instrução da população, servem para que o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação possam definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. 

    E) prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino. 
    ERRADO – Estas avaliações não visam a prestação de contas a financiadores, mas servem para subsidiar a definição de ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país, como, por exemplo, promover a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionar os recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. 

    Portanto, a letra B é a resposta correta. 

    Gabarito do Professor: Letra B.
  • "B) diagnóstico da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro.

     

    CORRETO – Estes instrumentos de avaliação nacional têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos. A partir das informações destas avaliações o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias. As médias de desempenho de algumas dessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas. Além disso, os dados também estão disponíveis para toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico de cada rede de ensino e do sistema como um todo das escolas públicas urbanas e rurais do país."

  • Esta questão nos exige conhecimentos sobre avaliação em larga escala, na visão de Libâneo, Oliveira e Toshi (2012). Segundo os autores, os instrumentos de avaliação nacional em curso na política educacional brasileira visam, especificamente, à realização de avaliações de diagnóstico – em larga escala, por meio de testes padronizados e questionários socioeconômicos – da qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro. Portanto, a alternativa correta é a “letra B”. A “comparação entre o desempenho de escolas públicas e privadas”, a “classificação das escolas para oferecer uma referência para a clientela”, a “comparação do nível de instrução da mão de obra brasileira com relação a de outros países” e a “prestação de contas aos financiadores dos programas de melhoria do ensino”, para os autores, não se constituem objetivos para a realização de avaliações em larga escala.

    GABARITO: alternativa “B”