SóProvas


ID
3126760
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                  [Os nomes e os lugares]


      É sempre perigoso usar termos geográficos no discurso histórico. É preciso ter muita cautela, pois a cartografia dá um ar de espúria objetividade a termos que, com frequência, talvez geralmente, pertencem à política, ao reino dos programas, mais que à realidade. Historiadores e diplomatas sabem com que frequência a ideologia e a política se fazem passar por fatos. Rios, representados nos mapas por linhas claras, são transformados não apenas em fronteiras entre países, mas fronteiras “naturais”. Demarcações linguísticas justificam fronteiras estatais.

      A própria escolha dos nomes nos mapas costuma criar para os cartógrafos a necessidade de tomar decisões políticas. Como devem chamar lugares ou características geográficas que já têm vários nomes, ou aqueles cujos nomes foram mudados oficialmente? Se for oferecida uma lista alternativa, que nomes são indicados como principais? Se os nomes mudaram, por quanto tempo devem os nomes antigos ser lembrados?

(HOBSBAWM, Eric. Tempos fraturados. Trad. Berilo Vargas. São Paulo: Companhia das Letras, 2013, p. 109)

As decisões políticas que cabem aos cartógrafos impõem-se quando

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA C

    ? Temos a resposta no segundo parágrafo;

    ? O profissional cartógrafo entra em um embate quando é preciso mudar o nome de determinado lugar; aí começa uma decisão que requer habilidades políticas: qual nome colocar, relações com nomes antigos.

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • #Análise das alternativas com os erros marcados de vermelho

    A) um acidente geográfico passa a apresentar novas configurações físicas.

    Incorreta. Extrapolação da banca, visto que não há resquícios no texto de fatos relacionados a acidentes geográficos.

    B) razões de caráter estético interferem no processo de nomeação.

    Incorreta. Justificativa errada, uma vez que as razões de caráter estético não afetam o processo de nomeação dos locais, pelo contrário, são as questões de âmbito político, que muitas vezes interferem na história e na ideologia que será circunscrita acerca daquele local.

    C) a nomeação que lhes cabe identificará um posicionamento em face da história.

    Correta. Alternativa totalmente correta, de modo que o processo de nomeação dos locais envolve todo um posicionamento acerca da história em torno daquele ambiente. Escolher um termo linguístico é denominar um local como um ponto fixo no mapa, sendo que o processo de desenvolvimento territorial envolve um misto de diferentes costumes, crenças e tradições que podem ser deixadas, equivocadamente, de lado durante o processo. Dessa forma, o papel da cartografia ganha uma dimensão extremamente política, consoante evidências do texto.

    D) sua carreira científica acaba sendo influenciada por razões eleitorais.

    Incorreta. Restrição de sentido, visto que o texto fala de política, mas não no sentido eleitoreiro (que é bem restrito). Aqui o termo "política" ganha uma conotação mais territorial, predominantemente voltado ao processo de formação e desenvolvimento de um determinado ambiente.

    E) as escolhas técnicas encontram um ponto de equilíbrio imune às pressões sociais.

    Incorreta. É ponto central da crítica do autor, de modo que os profissionais da cartografia nomeiam localidades, despreocupados com a "pressão social indireta" que envolve a história dali. Infelizmente essas escolhas técnicas desmerecem o processo de formação territorial das localidades sem encontrar um ponto de equilíbrio entre o que já existia e o que pode ser "padronizado" como nomenclatura oficial. Além do mais, não estão imunes de possíveis pressões sociais diretas

    Espero ter ajudado.

    Gabarito: item "C"

  • Alternativa correta: C.

    .

    .

    Como devem chamar lugares ou características geográficas que já têm vários nomes, ou aqueles cujos nomes foram mudados oficialmente?

    .

    .

    Temos nesse trecho a "história" de que a alternativa C fala. Já as decisões deles se dará em face de algum desses aspectos históricos: devemos manter o nome oficial, o nome popularmente conhecido, o nome que identifica o local mais precisamente...?

    .

    Melhor explicando: o nome muda com o passar dos anos, a escolha implicará decidir qual dos nomes é o melhor. Ou seja, se posicionando quanto à história.

  • Gabarito: Letra C

    O segundo parágrafo valida a afirmação da letra C. Um exemplo de imposição de uma decisão política tomada pelo cartógrafo ocorre quando ele precisa identificar lugares que tiveram nome alterado oficialmente. Levantam-se, nessas situações, questionamentos acerca de qual nome adotar, por quanto tempo aceitar o nome antigo, o que requer do profissional uma decisão de ordem política.

  • "A própria escolha dos nomes nos mapas costuma criar para os cartógrafos a necessidade de tomar decisões políticas"

    "Se os nomes mudaram, por quanto tempo devem os nomes antigos ser lembrados?"

    As decisões políticas que cabem aos cartógrafos impõem-se quando

    C) a nomeação que lhes cabe identificará um posicionamento em face da história.

    --

    Bons estudos a todos! :D