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ID
3126775
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                          [A harmonia natural em Rousseau]


      A civilização foi vista por Jean-Jacques Rousseau (1713-1784) como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual. A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais.

      A vida do homem primitivo, ao contrário, seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas. Ele é amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas, satisfaz as necessidades de alimentação e sexo sem maiores dificuldades e não é atingido pela angústia diante da doença e da morte. As necessidades impostas pelo sentimento de autopreservação – presente em todos os momentos da vida primitiva e que impele o homem selvagem a ações agressivas – são contrabalançadas pelo inato sentimento que o impede de fazer mal aos outros desnecessariamente.

      Desde suas origens, o homem natural, segundo Rousseau, é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição, mas o desenvolvimento pleno desses sentimentos só ocorre quando estabelecidas as primeiras comunidades locais, baseadas sobretudo no grupo familiar. Nesse período da evolução, o homem vive a idade do ouro, a meio caminho entre a brutalidade das etapas anteriores e a corrupção das sociedades civilizadas.

(Encarte, sem indicação de autoria, a Jean-Jacques Rousseau – Os Pensadores. Capítulo 34. São Paulo: Abril, 1973, p. 473) 

Expõe-se no primeiro parágrafo do texto um aspecto importante do pensamento de Jean-Jacques Rousseau, qual seja, o de que

Alternativas
Comentários
  • #AGREGANDO

    Passo 1: Análise do 1º parágrafo

    "A civilização foi vista por Jean-Jacques Rousseau (1713-1784) como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual. A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais."

    De acordo com o trecho acima, Rousseau critica veemente o fato de que a civilização (ou a vida em sociedade) prejudicou as condutas morais mais profundas, ou seja, desvirtuou a real natureza humana de cada indivíduo. Dessa forma, os seres humanos estão reféns dessa cultura de intelectualização, a qual os deixa mais distantes de sua verdadeira natureza. São as regras de vivência social que nos distanciaram do que é verdadeiramente primitivo.

    Passo 2: Análise das alternativas

    A) os benefícios do processo civilizatório já demonstraram que podem conviver harmoniosamente com a satisfação dos impulsos naturais.

    Incorreta. De acordo com Rousseau, não há essa convivência harmoniosa, uma vez que o processo civilizatório reduziu nossos impulsos naturais. Não há espaço para os dois em parcimoniosidade.

    B) a cultura intelectualizada, embora atenda plenamente as exigências da vida natural, acaba por interferir na formação do caráter humano.

    Incorreta. A cultura intelectualizada realmente interfere na formação do caráter humano, no entanto não atende plenamente às exigências da vida natural, uma vez que essa última foi substituída pela vida em sociedade.

    C) numa sociedade mais evoluída torna-se fatal certa uniformização dos comportamentos, o que ocorre também com as mais primitivas.

    Incorreta. Realmente a uniformização dos comportamentos é um dos requisitos das sociedades consideradas mais evoluídas, todavia isso nunca ocorreu com todas as sociedades primitivas, uma vez que não havia regras/normas que ditavam o comportamento.

    D) as exigências morais de uma sociedade passam a ser atendidas quando esta impõe seus valores civilizados aos cidadãos mais responsáveis.

    Incorreta. Nem sempre, uma vez que não conseguimos garantir que os cidadãos considerados mais responsáveis cumprem as exigências morais com mais afinco. A assertiva colocou uma hipótese que não é totalmente verdadeira.

    E) o processo civilizatório implica um tipo de artificialismo que uniformiza os valores de comportamento e degrada a natureza humana.

    Correta. É exatamente isso. As regras sociais oriundas do processo civilizatório impõem uma espécie de correção comportamental artificial, de forma que todos os indivíduos cumpram um mesmo código de conduta, que acaba degradando os extintos inerentes à natureza humana.

    Espero ter ajudado. :D

    Gabarito: item "E"

  • Gabarito: Letra E

    A redação da letra E está referendada no seguinte trecho: “A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais”.