GABARITO: LETRA A
? O homem primitivo é um exemplo de vida feliz, em virtude da harmonização com o meio, da satisfação das necessidades básicas e do espírito sereno diante da mortalidade.
? Feliz: feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas [...]
? Harmonização com o meio: amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas [...]
? Necessidades básicas (sexo, por exemplo); espírito sereno diante da mortalidade ( não é atingido pela angústia diante da doença e da morte).
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FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
#Análise das alternativas com os erros marcados de vermelho:
A) um exemplo de vida feliz, em virtude da harmonização com o meio, da satisfação das necessidades básicas e do espírito sereno diante da mortalidade.
Correta. É exatamente isso. A banca reescreve na alternativa, por intermédio de sinônimos, o descrito no decorrer do texto, consoante trecho a seguir: "[...]seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas. Ele é amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas, satisfaz as necessidades de alimentação e sexo sem maiores dificuldades e não é atingido pela angústia diante da doença e da morte.
B) uma criatura mais feliz que o homem civilizado, embora compartilhe com este a mesma índole selvagem que leva a gratuitas violências.
Incorreta. O autor do texto não buscou essa comparação de graus de felicidade entre o homem primitivo e o homem civilizado, apenas buscou justificar a felicidade do homem primitivo, conforme enxerto a seguir: "[...]homem primitivo, ao contrário, seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas."
C) um parâmetro de conduta moral de alta elevação, em virtude do domínio das angústias que o afligem no momento da escolha de valores.
Incorreta. Extrapolação da banca, uma vez que o autor não justifica a felicidade do homem primitivo, dizendo que os seus motivos são considerados de alta elevação, pelo contrário, apenas infere quais motivos circunscrevem a felicidade do homem primitivo para contrabalancear com o homem civilizado.
D) um caso de felicidade conquistada no exercício constante de valores naturais, não se deixando afetar pelos modos aristocráticos que o assediam.
Incorreta. Mais um caso de extrapolação da banca, visto que não há resquícios no texto desses modos aristocráticos que o assediam.
E) um caso em que a autopreservação pessoal não hesita em contrariar as normas instituídas pela comunidade na qual se sente deslocado.
Incorreta. Dois erros na assertiva. O primeiro é que, de acordo com o texto, o homem primitivo tem esse sentimento de autopreservação irradiado por si só e não por intermédio de normas instituídas pela comunidade, isto é, o texto protagoniza o ser humano como ator principal no domínio do sentimento de autopreservação. O segundo erro é que não há argumentos que validam esse dito sentimento de deslocamento exposto pela assertiva, extrapolando o escopo do texto.
Espero ter ajudado. :D
Gabarito: item "A"
CORRIGINDO AS ASSERTIVAS
A - No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir um exemplo de vida feliz, em virtude da harmonização com o meio, da satisfação das necessidades básicas e do espírito sereno diante da mortalidade.
B - No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir uma criatura feliz, embora compartilhe com este o mesmo sentimento de autopreservação que impede gratuitas violências.
C - No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir um parâmetro de conduta moral amplamente autosuficiente, em virtude do domínio das angústias que o afligem no momento da doença e da morte.
D - No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir um caso de felicidade conquistada no exercício constante de valores naturais, não se deixando afetar pela angústia diante da doença e da morte.
E - No segundo parágrafo, o homem primitivo é caracterizado de modo a constituir um caso em que a autopreservação pessoal ainda não conhece as normas instituídas pela comunidade.