SóProvas


ID
3128548
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Itapevi - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Fontana (1996) lança mão da teoria de Vygotsky para compreender a gênese social da conceitualização. Segundo Vygotsky, é, no curso de suas relações sociais (atividade interpessoal), que os indivíduos produzem, apropriam-se (de) e transformam as diferentes atividades práticas e simbólicas em circulação na sociedade em que vivem e as internalizam como modos de ação/elaboração “próprios” (atividade intrapessoal), constituindo-se como sujeitos. Essa reconstrução interna de uma operação externa é chamada por Vygotsky de internalização. Na internalização, o processo interpessoal inicial transforma-se em intrapessoal. Citando Vygotsky, a autora afirma que a referida reconstrução tem como base a(s)

Alternativas
Comentários
  • Para Vygotsky, “o fato central na nossa psicologia é o fato da mediação”. Ele constitui o “elo epistemológico” dos trabalhos de Vygotsky e de outros autores da corrente sócio-histórica de psicologia. Esta corrente concebe o psiquismo humano como uma construção social, resultado da apropriação, por parte dos indivíduos, das produções culturais da sociedade pela mediação dessa mesma sociedade. A mediação dos sistemas de signos constitui o que denominamos “mediação semiótica”

     

    De nada. Não desistam!

  • A questão aborda as fases de desenvolvimento de acordo com Vygotsky, compreendendo a conceitualização social. 
    Vejamos as alternativas: 
    A) zona de desenvolvimento proximal - é a distância existente entre o que a criança consegue fazer sozinha e o que ela consegue realizar de forma assistida ou com o auxílio do professor, pais ou outra criança em um nível de desenvolvimento mais avançado. 
    B) zona de desenvolvimento real - é a capacidade de realizar tarefas de forma independente, ou seja, são as habilidades ou competências já alcançadas. 
    C) funções psicológicas superiores - se referem às experiências que são adquiridas durante a vida do sujeito, considerando este um ser que se relaciona com o mundo, sua cultura, por meio de instrumentos físicos e simbólicos. 
    D) mediação semiótica - a mediação semiótica é uma constante da vida social humana. A mediação semiótica pressupõe uma maneira relativamente simples de relação entre sujeitos e as coisas do mundo: esse acesso é necessariamente mediado, indicando que a formação do conceito não é um processo passivo, receptivo, mas sim, que envolve a participação ativa dos aprendizes. Se toda ação humana supõe uma mediação, do mesmo modo a aprendizagem se faz com a mediação semiótica ou pela interação com o outro, na interação social, na qual as palavras são empregadas como meio de comunicação ou de interação.
    E) equilibração - trata de um ponto de equilíbrio entre a assimilação e a acomodação, e assim, é considerada como um mecanismo auto-regulador, necessária para assegurar à criança uma interação eficiente dela com o meio-ambiente. 
    Portanto, ao analisarmos o enunciado e correlacionarmos com as alternativas, temos que o gabarito da questão é a letra D. Pois a mediação semiótica é um processo constante em que se dá pela interação social e para Vygotsky a interação tem uma função central no processo de internalização.

    Gabarito do professor: D
  • não desista!

    Gabarito: D

    Bons estudos!

    -Você nunca sai perdendo quando ganha CONHECIMENTO!