SóProvas


ID
3139954
Banca
FCC
Órgão
TJ-MA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                                [A harmonia natural em Rousseau]


      A civilização foi vista por Jean-Jacques Rousseau (1713-1784) como responsável pela degeneração das exigências morais mais profundas da natureza humana e sua substituição pela cultura intelectual. A uniformidade artificial de comportamento, imposta pela sociedade às pessoas, leva-as a ignorar os deveres humanos e as necessidades naturais.

      A vida do homem primitivo, ao contrário, seria feliz porque ele sabe viver de acordo com suas necessidades inatas. Ele é amplamente autossuficiente porque constrói sua existência no isolamento das florestas, satisfaz as necessidades de alimentação e sexo sem maiores dificuldades e não é atingido pela angústia diante da doença e da morte. As necessidades impostas pelo sentimento de autopreservação – presente em todos os momentos da vida primitiva e que impele o homem selvagem a ações agressivas – são contrabalançadas pelo inato sentimento que o impede de fazer mal aos outros desnecessariamente.

      Desde suas origens, o homem natural, segundo Rousseau, é dotado de livre arbítrio e sentido de perfeição, mas o desenvolvimento pleno desses sentimentos só ocorre quando estabelecidas as primeiras comunidades locais, baseadas sobretudo no grupo familiar. Nesse período da evolução, o homem vive a idade do ouro, a meio caminho entre a brutalidade das etapas anteriores e a corrupção das sociedades civilizadas.

(Encarte, sem indicação de autoria, a Jean-Jacques Rousseau – Os Pensadores. Capítulo 34. São Paulo: Abril, 1973, p. 473) 

Estão plenamente observadas a correção da redação e a correlação entre tempos e modos verbais na frase:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) Caso seja levada a sério, a disciplina aristocrática impediria o homem civilizado de que fosse plenamente feliz. ? o correto seria "fosse".

    B) Se a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a dos homens primitivos, não haveria porquê não festejar o rumo da civilização. ?O correto seria "por que" equivalendo a "por qual motivo".

    C) Entende-se que os povos primitivos estivessem sendo mais felizes do que nós porquanto eles saberão atender a suas necessidades básicas. ? o correto seria "saberiam".

    D) Quando viermos a considerar mais de perto a felicidade dos primitivos, estaremos próximos da felicidade maior a que aspiramos. ? correto; "aspirar" com sentido de almejar é verbo transitivo indireto e exige um complemento regido pela preposição "a", essa está antes do pronome relativo "que", não ocorreu crase pois não temos o artigo definido "a" antes do pronome, logo somente a preposição deve estar presente.

    E) Nos tempos primitivos, onde sobejavam os impulsos naturais, os homens sabem administrar o equilíbrio que lhes demanda a natureza. ? o correto é "saberiam".

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • O verbo aspirar não exige crase nessa questão?

  • Letra A: Colocar todos os verbos no mesmo tempo

    Caso seja (FOSSE) levada a sério, a disciplina aristocrática impediria o homem civilizado de que fosse plenamente feliz. OU

    Caso seja levada a sério, a disciplina aristocrática impediria(IMPEDIRÁ) o homem civilizado de (SER) que fosse plenamente feliz.

    Letra B:

    Se (NÃO PODE COMEÇAR FRASE COM PRONOME OBLÍQUO ATONO!) a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a dos homens primitivos, não haveria porquê não festejar o rumo da civilização.

    Letra C:

    Entende-se que os povos primitivos estivessem sendo (PASSADO) mais felizes do que nós porquanto eles saberão (FUTURO) atender a suas necessidades básicas.

    Letra D: TEMPOS VERBAIS CORRETOS

    Quando viermos a considerar mais de perto a felicidade dos primitivos, estaremos próximos da felicidade maior a que aspiramos.

    Letra E:

    Nos tempos primitivos, onde sobejavam os impulsos naturais, os homens sabem (SABIAM) administrar o equilíbrio que lhes demanda(DEMANDAVA) a natureza.

    Gente estou aprendendo! Caso algum entendimento meu esteja incorreto...me corrijam com educação! "Tamo junto" <3

  • Outro erro da letra E: Usar o pronome "onde" para se referir a tempo.

  • Noemia, o "se" na letra B é conjunção condicional, o erro deve ser pelo "porquê" como explicou o colega Arthur.

  • Andrei, antes do que não tem crase. Agora se fosse à qual, poderia ser, se o que ele retoma for feminino etc.

  • Esse porquê da letra B não é substantivado?

  • Usamos PORQUÊ (junto e com acento circunflexo) quando essa palavra for usada como substantivo e for antecedida por artigo. Imagino que seja isso o erro da letra B)
  • Pessoal, na alternativa B, outro erro é não haver crase no trecho "se equiparasse a (felicidade) dos homens, por estar subentendido a palavra felicidade, já que traz consigo o artigo A. Deveria ser "equiparasse à dos homens..." Qualquer equívoco, avise-me.
  • Letra E:

    Nos tempos primitivos, onde sobejavam os impulsos naturais, os homens sabem  administrar o equilíbrio que lhes demanda a natureza. (SABIAM / DEMANDAVAM).

    Sobejavam - Pretérito imperfeito do indicativo;

    Sabem - Presente do indicativo; (SABIAM - Pret. imper. do indicativo)

    Demanda - Presente do indicativo. ( DEMANDAVAM - Pret. imper. do indicativo)

  • porquê = o motivo, a razão ...

    o erro da alternativa B

    ex: Não foi explicado o porquê de tanto barulho na noite de ontem.

  • Não vejo o porquê de o "porquê" da letra B estar incorreta, como alguns se dispuseram a dizer.

    O erro, na verdade, é a falta de crase em "a dos homens", quando deveria ser "à dos homens", pois aí subentende-se estar inserida a palavra "felicidade".

    Entendo também pela presença da crase em "a que aspiramos", pois esse verbo está no sentido de aspirar a algo... De desejar algo, assim como aspiramos (a)o cargo público. Logo, aspiro à felicidade.

    Questões FCC têm um quê de doçura, de sutileza kkk... Deguste.

  • D) Quando viermos a considerar mais de perto a felicidade dos primitivos, estaremos próximos da felicidade maior a que aspiramos. O verbo aspirar está no sentido de almejar, necessitando preposição, contudo; não se usa crase diante de pronomes relativos.

  • A)ERRADO> Caso seja fosse levada a sério, a disciplina aristocrática impediria o homem civilizado de que fosse plenamente feliz.

    B)ERRADO> Se a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a à (subentendida a palavra felicidade, que pede "a" como regência) dos homens primitivos, não haveria porquê por que (por que motivo, preposição por mais conjunção) não festejar o rumo da civilização. (aqui, para o porquê ser junto e com acento, deveria haver artigo definido, pronome ou numeral)

    C)ERRADO> Entende-se que os povos primitivos estivessem estejam (ação contínua, já que o termo "porquanto" exprime explicação desse motivo de eles serem felizes) sendo mais felizes do que nós porquanto eles saberão sabem/saberiam atender a suas necessidades básicas.

    D)CORRETO> Quando viermos a considerar mais de perto a felicidade dos primitivos, estaremos próximos da felicidade maior a que aspiramos.

    E)ERRADO>Nos tempos primitivos, onde sobejavam os impulsos naturais, os homens sabem sabiam (já que o adj adv de tempo "nos tempos primitivos" mostram um tempo passado ja terminado, o correto é usar pretérito perfeito e não imperfeito "saberiam") administrar o equilíbrio que lhes demanda demandava a natureza.( que é pronome relativo e se refere a "equilibrio" que tem papel de O.D na frase anterior. fazendo a troca na segunda frase, temos: "a natureza demandava equilibrio deles")

  • Não entendi a letra "D". Quem considera, considera "alguma coisa", e não "a alguma coisa", portanto, VTD.

  • Caro Arthur, acredito que o problema na letra A não seja o "seja", mas sim o "de que" no final da frase. Quem impede, impede algo, ou seja, objeto direto. Entao nao cabe a preposição aí.

    O correto seria: impediria o homem civilizado que fosse plenamente feliz.

  • A - ERRADO - Caso seja levada a sério, a disciplina aristocrática impediria o homem civilizado de que fosse plenamente feliz.

    # ERRO = FUTURO DO PRETÉRITO DO INDICATIVO NÃO SE RELACIONA COM O PRESENTE DO SUBJUNTIVO. ACRESCENTO QUE O VERBO IMPEDIR PODE SER REGIDO PELA PREPOSIÇÃO "DE".

    ♥ Oração principal no Futuro do Pretérito do Ind. (impediria)

    ♥ Futuro do Pretérito do Ind. (impediria) ==> Pretérito Imperfeito do Sub. (Fosse)

    __________________________________

    B - ERRADO - Se a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a dos homens primitivos, não haveria porquê não festejar o rumo da civilização.

    # ERRO 1 = POR QUE (PREPOSIÇÃO + PRONOME RELATIVO) SIGNIFICANDO "POR QUE RAZÃO".

    # ERRO 2 = CRASE DE PALAVRA IMPLÍCITA = À [FELICIDADE] DOS HOMENS.

    # CORRELAÇÃO ESTÁ CORRETA.

    ♥ Oração principal no Futuro do Pretérito do Ind. (haveria)

    Futuro do Pretérito do Ind. (haveria) ==> Pretérito Imperfeito do Sub. (se equiparasse)

    __________________________________

    C - ERRADO - Entende-se que os povos primitivos estivessem sendo mais felizes do que nós porquanto eles saberão atender a suas necessidades básicas.

    # ERRO = O PRESENTE DO INDICATIVO NÃO SE RELACIONA COM O PRETÉRITO IMPERFEITO DO SUBJUNTIVO.

    Oração principal no Presente do Ind. (entende-se)

    Presente do Ind. (entende-se) ==> Futuro do Presente do Ind. (estarão) ou Futuro do Pretérito do Ind. (estariam)

    Presente do Ind. (entende-se) ==> Futuro do Presente do Ind. (saberão) ou Futuro do Pretérito do Ind. (saberiam)

    __________________________________

    D - CERTO - Quando viermos a considerar mais de perto a felicidade dos primitivos, estaremos próximos da felicidade maior a que aspiramos.

    Oração principal no Presente do Indicativo (estaremos)

    Presente do Ind. (estaremos) ==> Futuro do Sub. (viermos)

    __________________________________

    E - ERRADO - Nos tempos primitivos, onde sobejavam os impulsos naturais, os homens sabem administrar o equilíbrio que lhes demanda a natureza.

    # ERRO = ONDE SÓ INDICA LUGAR E NÃO TEMPO. CORRELAÇÃO ESTÁ CORRETA

    Oração principal no Presente do Ind. (sabem)

    Presente do Ind. (sabem) ==> Presente do Ind. (demanda)

    Presente do Ind. (sabem) ==> Pretérito Imperfeito do Ind. (sobejavam)

    _______________________________

    Em nenhuma das assertivas há tempos verbais compostos pela ausência das estruturas auxiliares TER / HAVER

    _______________________________

    FONTE

    Pestana, Fernando. A gramática para concursos públicos – 1. ed. – Rio de Janeiro: Elsevier, 2013 - p. 506

  • Correlação verbal: futuro do subjuntivo + futuro do presente do indicativo.

  • EM RELAÇÃO À CORRELAÇÃO DE TEMPOS E MODOS VERBAIS, SOMENTE A "B" E "D" ESTÃO CORRETAS. NÃO OBSTANTE, NAQUELA O CERTO SERIA "POR QUE".

  • Caso= presente do subjuntivo e não imperfeito do subjuntivo como os colegas abaixo estão comentando!

  • "Se (NÃO PODE COMEÇAR FRASE COM PRONOME OBLÍQUO ATONO!) a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a dos homens primitivos, não haveria porquê não festejar o rumo da civilização." Mas se o "se" tiver valor de caso ele pode vir no início da frase? Ex.: "Se ( Caso) a felicidade dos homens civilizados se equiparasse a dos homens primitivos, não haveria porquê não festejar o rumo da civilização."

  • percebi que a D estava mais coerente, porém quando chegou no ASPIRAR, conclui como incorreta, pois como se ASPIRA FELICIDADE?

  • típica questão de português da FCC

  • Emanuela, 

    O verbo "aspirar", com a preposição, esta no sentido de: desejar, almejar ou a algo que voce quer muito ( me deu branco dos outros sinonimos kkk )

    Ou vai dizer que voce nao gosta da felicidade? rs :D 

  • Alguém poderia confirmar para mim se, ao invés de "saberiam" como opção correta das letras "c)" e "e)", poderia ser utilizado "souberam"?
  • Em 27/10/20 às 11:58, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!Em 10/09/20 às 10:55, você respondeu a opção A.

    !

    Você errou!Em 28/04/20 às 11:40, você respondeu a opção B.

    !

    Você errou!

  • Covardia da FCC na assertiva B.

  • B porquê erro no acento

    aspirar no sentido de almejar = quem aspira aspira a algo

  • Letra D = aquela que aspiramos. Eu vejo um pronome demonstrativo e o Uso obrigatório da crase
  • A alternativa certa da questão Q1042259 esclarece o erro da alternativa B

    Gab. D

  • Se alguém estiver passando por aqui em 2022... queria muito saber o erro da letra E (além do erro do Pronome Relativo). Até onde sei o Presente do Indicativo poderia fazer relação com qualquer tempo do próprio Indicativo, ou seja, poderíamos fazer a correlação do Presente do indicativo (sabem/demandam) com o Imperfeito do Indicativo (Sobejavam)