SóProvas


ID
3148174
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Arujá - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Algumas teorias da motivação, como de Maslow, Alderfer, McClelland, e outros, se propõem a ir além das necessidades econômicas e físicas. Há uma certa relação dessas teorias com as hipóteses de McGregor sobre as pessoas quando desenvolveu sua teoria explicando o conceito de motivação em dois níveis: nível inferior e nível superior. O nome da teoria de McGregor é Teoria

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: B

    Maslow: Fisiológica, segurança,Sociais,Estima, autorrealização. (Pirâmide)

    Alferter: Existência , relacionamento e crescimento ERC (Associo com o nome)

    A Teoria do Estabelecimento de Metas foi proposta por Edwin A. Looke e por Gary Latham.

    Segundo a Teoria do Estabelecimento de Metas, descrita por Looke e Lathan, as metas podem variar em conteúdo (fácil ou difícil, geral ou específica, simples ou complexa) e intensidade (de acordo com a percepção da importância que dá à meta). Para esta teoria, quando as metas estão claramente especificadas, há a verdadeira motivação. As metas precisam ser valorizadas para serem atingidas

    Mcgregor -X e Y-X preguiçoso / Y- Laborioso e produtivo

    Vroom - (VEI) Valência

    Expectativa

    Instrumentalidade

    Fonte: Anotações material Estratégia Concursos

  • Gabarito: D

  • X- O Funcionário odeia trabalho, patrão tem que " ficar no pé"

    y - O Funcionário é MOTIVADO,sabe o que tem que ser feito.

  • PARA OS NÃO ASSINANTES: GABARITO D

  • Para resolução da questão em análise, faz-se necessário o conhecimento da Teoria X e Y de McGregor. Apenas com essa breve introdução já seria possível acertar a questão, mas vamos fazer uma conceituação da teoria citada.


    McGregor criou dois papeis dicotômicos chamados X e Y para diferenciar o comportamento dos empregados. Os empregados com comportamento referente ao X eram considerados preguiçosos e desmotivados, já os empregados relacionados ao Y são dispostos e motivados para o trabalho. Segundo Ribas (2015):

    “Teoria X – Concepção negativa da natureza humana.• O homem médio não gosta do trabalho e o evita.• Ele precisa ser forçado, controlado e dirigido.• O homem prefere ser dirigido e tem pouca ambição.• Ele busca apenas a segurança.Teoria Y – Concepção positiva da natureza humana.• O dispêndio de esforço no trabalho é algo natural.• O controle externo e a ameaça não são meios adequados de se obter trabalho.• O homem exercerá autocontrole e autodireção, se as necessidades próprias forem satisfeitas.• A pessoa média busca a responsabilidade.• O empregado exercerá e usará sua engenhosidade, quando lhepermitirem autodireção e autocontrole." (Ribas, 2015, p. 381).
    Posto isso, vamos à análise das alternativas:

    A) Errado, pois relacionamento e crescimento são partes da teoria ERC de Clayton Alderfer, que estabelece necessidade de existência, relacionamento e crescimento. Esse autor, ao contrário de Maslow, afirma que as necessidades acontecem de forma aleatória e não em uma hierarquia, como afirmava a teoria da hierarquia das necessidades ou Pirâmide de Maslow.


    B) Errado, pois não existe essa teoria na doutrina.


    C) Errado, pois a teoria da determinação de metas pertence a Edwin Locke e Lathan, que afirmam que o comportamento das pessoas é motivado pelas metas e objetivos. A partir das metas ou objetivos definidos, as pessoas vão gerar um maior esforço, sendo importante que estes objetivos sejam pactuados conjuntamente e alcançáveis.

    D) Certo, pois a teoria idealizada por McGregor sobre motivação chama-se teoria X e Y, conforme citado acima por Ribas (2015).


    E) Errado, pois a teoria da expectativa foi criada por Victor Vroom, para o qual as pessoas fazem coisas esperando algo em troca. Essa teoria possui três componentes: valência (valor da recompensa), instrumentalidade (relação desempenho-resultado) e expectativa (probabilidade de atingir o objetivo com aquele esforço), sendo que esses fatores formam uma fórmula, força motivacional = V x E x I. 
    Dica: para facilitar a memorização, lembre-se da palavra VÉI.

    Gabarito do Professor: Letra D.

    Fonte:

    RIBAS, Andréia Lins. Gestão de Pessoas para concursos. 3­ª Ed. – Brasília: Alumnus, 2015.
  • Gosto de lembrar que o Mcgregor tem nome parecido com de lutador, então ele bota o X e o Y para brigar. Lembro disso pra diferenciar do MClelland, que é MC, ou seja, um cantor de RAP (Relacionamento, Afiliação e Poder)

  • Gabarito:D

    Principais Dicas de Motivação e Liderança:

    • Motivação = É a expectativa da satisfação das necessidades. Pode ser intrínseca (interna) ou extrínseca (externa). Varia de pessoa a pessoa. Está atrelada indiretamente ao desempenho, entretanto a motivação por si só não gera desempenho, pois ela necessita das oportunidades, do contexto de vivência do camarada e das habilidades para que ele possa gerar desempenho.
    • Teorias de Conteúdo de Motivação que mais caem: Indivíduos X e Y; Maslow; Herzberg - 2 fatores
    • Teorias de Processo de Motivação que mais caem: Adams e Vroom.
    • Liderança = Capacidade de exercer influências nas pessoas em uma dada situação. Líder é aquele que INFLUENCIA e CHEFE é aquele que manda, logo são diferentes.
    • Estilos de liderança que mais caem: Traços de personalidade; Kurt Lewis; Blake e Mountoun; Henry e Blanchard.
    • Tipos de Poder que Influenciam na liderança: Coercitivo (mandão - punição), Recompensa (valorizador - dinheiro), Legitimo (estrutura formal hierárquica), Referente (carismático, simpatizo com suas ideias) e Competência (conhecimento).

    FICA A DICA PESSOAL: Estão precisando de planejamento para concursos? Aulas de RLM SEM ENROLAÇÃO? Entrem em contato comigo e acessem meu site www.udemy.com/course/duartecursos/?referralCode=7007A3BD90456358934F .Lá vocês encontraram materiais produzidos por mim para auxiliar nos seus estudos. Inclusive, acessem meu perfil e me sigam pois tem diversos cadernos de questões para outras matérias, como português, leis, RLM, direito constitucional, informática, administrativo etc. Vamos em busca da nossa aprovação juntos !!

  • GAB D

    A TEORIA X E Y FOI IDENTIFICADA POR DOUGLAS MCGREGOR.

    1. TEORIA X==> EXPLORA O TRABALHADOR: A teoria "X" vê o trabalhador como alguém preguiçoso que não gosta do trabalho, não quer assumir responsabilidades, só trabalha por causa do salário pago. Essa abordagem teórica acaba explorando o trabalhador, é como se ele fosse uma máquina. Acredita que o salário é forma de motivar, mas também é usado para punir quando faz determinadas deduções salariais.
    2. TEORIA Y==> VALORIZA O TRABALHADOR: A teoria "Y" tem uma visão positiva do capital humano das organizações, os vê como pessoas que gostam do trabalho e do desafio que ele proporciona. Merecem ser bem cuidadas e devem ser motivadas continuamente para que por meio do seu trabalho a organização continue a se desenvolver.

    FONTE: MEUS RESUMOS

    OBS: VENDO MEUS RESUMOS