SóProvas


ID
3158734
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Sertãozinho - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Ao se estudar os Teóricos da Educação, sempre se faz presente a figura de Jean Piaget. Sobre esse autor, La Taille (1992) coloca que, no livro Biologie et Connaissance (1967), Piaget escreveu que “a inteligência humana somente se desenvolve no indivíduo em função de interações sociais que são, em geral, demasiadamente negligenciadas”. Segundo La Taille, essa afirmação pode causar estranheza em alguns leitores, porque Piaget costuma ser criticado exatamente por ‘desprezar’ o papel dos fatores sociais no desenvolvimento humano. Todavia, nada seria mais injusto do que acreditar que tal desprezo realmente existiu. O máximo que se pode dizer é que, de fato, Piaget não se deteve longamente sobre a questão, contentando-se em

Alternativas
Comentários
  • GABARITO LETRA C

  • A -> Na verdade é do individual para o social, só lembrar que a criança começa uma fase ( a pré-operatória dos 2 a 7 anos) egocêntrica onde vê o mundo baseando-se na sua própria perspectiva, desejos e vontades. São características internas. Somente depois que a transição da fase concreta a abstrata que ocorre a diminuição do egocentrismo.

    B-> Desde sempre, quando bebê, na sensório motor, a interação social é o fator primordial para o desenvolvimento da criança, o que coloca como errada na afirmação: "os fatores biológicos são preponderantes".

    C-> CORRETA, realmente é através da interação social que o desenvolvimento da inteligência ocorre.

    D-> Mesma coisa da letra A, é dos processos internos primeiro e depois socializados.

    E-> isso remete a Vygotsky