-
Questão que envolve o conhecimento sobre redação oficial: as características da redação oficial, o uso do pronome de tratamento, a concordância em relação ao pronome de tratamento e, ainda, questões a respeito correção gramatical.
A alternativa (A) apresenta um texto pessoal demais para uma redação oficial: quem escreve, refere-se a si mesmo de forma inadequada. Veja que o texto não é apropriado para um documento oficial.
A alternativa (C) apresenta problemas de concordância verbal. A correção gramatical é necessária em um documento oficial.
A alternativa (D) apresenta a expressão "do nosso ponto de vista pessoal", isto é, uma redundância totalmente inadequada. Além disso, o texto apresenta expressões coloquais demais e uma estrutura confusa para um documento oficial.
A alternativa (E) apresenta, principalmente, um erro quanto à concordância do pronome de tratamento: usou-se o "vosso" em referência ao pronome "Vossa Senhoria", quando o correto seria usar "seu": o pronome de tratamento faz concordância com a 3a pessoa.
-
Eu acertei a questão, mas na minha opinião deveria ter uma vírgula depois da palavra "texto" e depois da palavra "extraordinária" para separar uma oração intercalada.
-
Concordo com Rodrigo, a letra B está menos errada, pois faltou a inclusão das vírgulas.
-
Correta letra B.
a) Não pode ir crase antes de pronome de tratamento, falta o artigo "os", os nossos problemas salariais.
b) Correta.
c) Pessoalidade (estou)
d) aqui neste (pleonasmo), o correto é conjugar faltou, pois concorda com o sujeito, um grande número de servidores, que esta no singular.
e) Do nosso ponto de vista pessoal (pleonasmo) e pessoalidade.
-
Confusão foi CRIADA e não criado, na alte. E
-
também concordo que faltaram as vígulas na letra B, pra mim passível de anulação.
-
a) Além dos outros erros já citados, em "recebidos em vosso gabinete" o correto seria "recebidos em seu gabinete"
-
RODRIDO XAVIER,
A ausência de vírgulas na alternativa b está correta, haja vista tratar-se de termo interferente no qual o uso das duas vírgulas é facultativo. A única exceção seria para o caso de termo interferente explicativo, no qual o uso das vírgulas é obrigatório, o que não é o caso dessa alternativa.
-
Virgulas facultativas sempre são uma casca de banana.
-
Assinalei B por ser a menos errada. A pontuação está correta, mas achei muito estranho o trecho "pessoal especializado em serviços gerais". É o mesmo que dizer "o Dr. é médico especialista em clínica geral". Oras, então não é especialista coisa nenhuma, cara pálida! Faltou coerência (na minha modesta opinião). Mesmo assim é a opção melhorzinha.
-
A questão apresenta alternativas em relação à escrita de um documento oficial. Ao analisar as alternativas, percebemos que apenas uma apresenta clareza, formalidade, dentro das normas gramaticais de concordância e regência. Na letra A além do uso incorreto da locução verbal "poder estar sendo" (uso de dois infinitivos) há falta de concordância entre "reivindicações" e "recebidos". Na letra C há falta de coerência no uso do pronome oblíquo "lhe", além do uso de uma linguagem coloquial imprópria. Na letra D há falta de concordância verbal e uso impróprio de termos como "problemas de pessoal". E a letra E está incorreta porque há repetição de termos ("ponto de vista" é pessoal, não precisa usar o termo novamente) e falta de concordância entre "confusão" e "criado".
A resposta correta é a letra B.
-
A letra B é a menos errada, faltaram vírgulas. Mas a correta resposta é a letra B.
-
Só para complementar o que já foi dito nos comentários.
Na alternativa A, além do erro de usar crase antes de pronome de tratamento e de usa o pronome de 2° pessoa vosso quando deveria ser o de 3º pessoa SEU.
É possível constatar ainda falta de concisão no trecho a seguir:
"...e esperamos poder estar sendo recebidos em vosso gabinete..."
O CERTO seria: ...e esperamos ser recebidos em seu gabinete...
-
Eliminei pelo uso do gerundismo nas alternativas a, c.
Pode???
-
A] crase errada [regra gera, não se usa crase antes de pronome de tratamento, salvo nos casos de senhora ou senhorita] | Ademais, o verbo deverá estar na 3ª pessoa do singular.
B]
C] muito lindo e esperto (FERIU A IMPESSOALIDADE)
D] Verbo no singular (Um grande número de servidores FALTOU)
E] “Do nosso ponto de vista pessoal” [feriu a impessoalidade] | verbo deve ficar na 3ª pessoa do singular
-
B.
Na alternativa A, além do erro de usar crase antes de pronome de tratamento e de usa o pronome de 2° pessoa vosso quando deveria ser o de 3º pessoa SEU.
É possível constatar ainda falta de concisão no trecho a seguir:
"...e esperamos poder estar sendo recebidos em vosso gabinete..."
O CERTO seria: ...e esperamos ser recebidos em seu gabinete...
-
a menos ruim = B-)
-
Letra B.
a) Errada. Falta concisão e objetividade, além de haver desvios de morfossintaxe.
c) Errada. Há falta de impessoalidade.
d) Errada. Há desvios de morfossintaxe.
e) Errada. Por fim, falta impessoalidade.
Questão comentada pelo Prof. Bruno Pilastre