SóProvas


ID
3161293
Banca
VUNESP
Órgão
Câmara de Serrana - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

A respeito do regime de prestação de serviços públicos pelo Estado, é correto afirmar, com base no ordenamento jurídico brasileiro, que

Alternativas
Comentários
  • Alternativa D é a correta. Vale salientar que nas concessões,a concorrência é a modalidade obrigatória, enquanto nas permissões, pode ser adotada qualquer modalidade.

  • Gabarito: Alternativa D.

    A) CF/Art. 175, Parágrafo único. A lei disporá sobre: II - os direitos dos usuários;

    B) incumbe ao poder público diretamente a prestação de serviços públicos, sendo passível de concessão ou permissão apenas os chamados serviços públicos exclusivos delegáveis.

    A classificação em “quase públicos” ou “privados meritórios” se refere aos bens e não aos serviços públicos.

    C) Lei 8987/95, Art. 2° Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se:

    IV - permissão de serviço público: a delegação, a título precário, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco.

    D) CF/Art. 175. Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos.

    E) Lei 8987/95, Art. 9 A tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital e no contrato

  • Concessão é feita mediante licitação na modalidade concorrência e formalizada por contrato administrativo bilateral.

    Na Permissão a licitação é em qualquer modalidade, sendo ato unilateral, precário e discricionário (interesse Público).

    Na Autorização o interesse é do Administrado. Ato unilateral, discricionário, precário e sem licitação.

  • A questão indicada está relacionada com os serviços públicos.

    • Serviços Públicos: 

    Segundo Dias et al. (2016) os serviços públicos podem ser classificados quanto à titularidade federativa em cinco categorias: federais, estaduais, distritais, municipais e comuns.
    - Federais: titularidade da União - transporte rodoviário interestadual;
    - Estaduais: competência dos Estados - transporte intermunicipal;
    - Distritais: concentra as competências estaduais e municipais.

    - Municipais: pertencem aos Municípios - transporte coletivo.
    - Comuns: serviços de titularidade comum dos Entes. 
     
    A) ERRADO, com base no art. 175, §único, II, da CF/88. "Art. 175 Incumbe ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos. Parágrafo único. A lei disporá sobre: II - os direitos dos usuários". 
    B) ERRADO, pois "quase públicos" ou "privados meritórios" se referem a bens. Segundo Enap (2017), os bens meritórios podem ser entendido como "bens que, embora possam ser explorados economicamente pelo setor privado, devem ou podem ser produzidos pelo governo para evitar que a população de baixa renda seja excluída de seu consumo, por não poder pagar o preço correspondente". 
    C) ERRADO, com base no art. 2º, IV, da Lei nº 8.987 de 1995. "Art.2º Para os fins do disposto nesta Lei, considera-se: IV - permissão de serviço público: a delegação, a título PRECÁRIO, mediante licitação, da prestação de serviços públicos, feita pelo poder concedente à pessoa física ou jurídica que demonstre a capacidade para seu desempenho, por sua conta e risco". 
    D) CERTO, de acordo com o art. 175, da CF/88. "Art. 175 Incumbe ao poder público, na forma da lei, diretamente ou sob regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos"
    E) ERRADO, de acordo com o art. 9º, da Lei nº 8.987 de 1995. "Art.9º A tarifa do serviço público concedido será fixada pelo preço da proposta vencedora da licitação e preservada pelas regras de revisão previstas nesta Lei, no edital, e no contrato". 
    Referências:

    DIAS, Licínia Rossi Correia et al. Nível superior: direito administrativo. São Paulo: Saraiva, 2016. 
    ENAP. Introdução ao Estudo da Economia do Setor Público. Brasília, 2017. 

    Gabarito: D
  • CONCESSÃO -   CONta e risco, licitação: CONcorrência( do tipo maior lance ou oferta, independentemente do valor do objeto.)

    PERMISÃO - NÂO HÁ MODALIDADE ESPECÍFICA.

    AUTORIZAÇÃO - SEM LICITAÇÂO.

  • LETRA D

    Vide artigo 175, CF

  • Gab d! Licitações em descentralização por colaboração:

    Concessão: modalidade obrigatória concorrência.

    Permissão: não há expressa.