SóProvas


ID
3163033
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Valinhos - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

A Epidemiologia pode ser entendida como o estudo dos fatores que determinam a frequência e a distribuição das doenças nas coletividades humanas. Assim, no âmbito da disciplina,

Alternativas
Comentários
  • A) Correto

    B) O estudo de caso-controle é um estudo prospectivo em que se procura verificar a frequência e dinâmica de um determinado agravo na presença ou ausência de um determinado fator condicionante/determinante (exposição), distinguindo-se do estudo de coorte pelo fato de que as pessoas foram escolhidas por estarem predispostas a ficarem doentes. - O Caso-Controle é um estudo retrospectivo que irá verificar a prevalência de um determinado agravo em um grupo. Ambos (caso controle e coorte) vai trabalhar com pessoas expostas e não expostas, porém o coorte é prospectivo, estuda a incidência.

    C) Entre as derivações do conceito de risco que são importantes para a Epidemiologia, o Risco Relativo é a razão de dois riscos, a razão entre duas taxas de incidência ou de mortalidade, correspondendo ao risco da doença entre os indivíduos que não tenham tido uma determinada exposição dividido pelo risco da doença entre aqueles que tenham tido essa exposição. - O Risco Relativo é uma relação da probabilidade do evento ocorrer no grupo exposto contra o grupo de controle (não exposto). Na Estatística e na Epidemiologia Matemática, risco relativo (RR - relative risk) é o risco de um evento (ou de desenvolver uma doença) relativo à exposição. Não é razão entre duas taxas e sim entre expostos e controle.

    D) A prevalência mede a quantidade de novos casos, com o acometimento de indivíduos não doentes no início do período de observação (sob risco/susceptível) e que adoeceram durante o período observado, explicitando que, para se definir a prevalência de uma doença com acurácia, é necessário acompanhar a população em observação. - A prevalência mede a quantidade de casos antigos + novos. A Incidência mede a quantidade de novos.

    E) a Taxa de Mortalidade Específica ou Inerente expressa o poder que uma doença ou agravo à saúde, independentemente da Taxa de Incidência observada, tem de provocar a morte nas pessoas acometidas, Esendo calculada dividindo-se o número de óbitos por determinada doença pelo número de casos da mesma doença. -Está descrito a taxa de letalidade e não de mortalidade. A taxa de letalidade é que irá expressar a capacidade de uma doença ou agravo de saude provocar a morte nas pessoas acometidas. A Taxa de Mortalidade especifica será associada sempre a um grupo demográfico, como idade, sexo e etc... E é calculado por o numero de mortos daquele grupo dividido por 100.000 pessoas.