SóProvas


ID
3172645
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Olímpia - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto, para responder à questão.

    A maioria da população brasileira não quer se armar. Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. Pesquisa do Datafolha realizada em dezembro de 2018 mostra que a maioria da população (61%) é contrária à posse de armas, percentual que sobe para 66% entre os mais pobres e chega a 71% entre as mulheres. A minoria que defende a liberação do porte se pauta em argumentos ideológicos e crenças que guardam pouca relação com a realidade.
    Trabalho com controle de armas e pesquiso a relação da arma de fogo com a violência há mais de 15 anos. A esmagadora maioria das evidências que passam pelo crivo do rigor científico atesta: quanto menos armas em circulação, menos mortes. A restrição do acesso às armas de fogo não pode ser tratada como uma questão de ideologia. É uma questão de segurança e saúde pública.
    As armas nascem legais e acabam caindo nas mãos de bandidos. Esse fluxo precisa ser interrompido. O primeiro passo é garantir que toda arma e munição vendida no Brasil seja marcada com tecnologia que possibilite seu rastreamento.
    Informação de qualidade é chave para aumentar a capacidade de investigação das polícias, fechar os canais de desvio para criminosos e punir responsáveis.
    No Brasil, segurança pública é um direito e só se garante pensando no interesse coletivo. A lógica de cada um por si é barbárie.
(Melina Risso. Disponível em: <www1.folha.uol.com.br/opinião>. Acesso em: 23.03.2019. Adaptado)

Na passagem – (I) A maioria da população brasileira não quer se armar. (II) Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. –, a conjunção que expressa adequadamente a relação de sentido entre os trechos (I) e (II) é:

Alternativas
Comentários
  • Conjunção coordenativa adversativa entretanto expressa uma valor de oposição em relação ao período anterior.

    GABARITO. E

  • GABARITO: LETRA E

    ?  (I) A maioria da população brasileira não quer se armar. (II) Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. 

    ? Observa que entre os dois períodos temos uma quebra de expectativa, uma oposição; representada perfeitamente pela conjunção coordenativa adversativa "entretanto":  (I) A maioria da população brasileira não quer se armar, entretanto uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. 

    ? Planejamento Completo nos estudos grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost2

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Só eu que fiquei sem entender como resolver?!

  • Pessoal, nessa questão, deveria retornar ao texto e se atentar ao uso da informação da Folha. Veja:

    "Pesquisa do Data folha realizada em dezembro de 2018 mostra que a maioria da população (61%) é contrária à posse de armas".

    Observe a ideia de contrariedade explícita no texto. Portanto, facilitaria a escolha da alternativa E. (Entretanto)

  • Gabarito: E

    Conjunção coordenativa adversativa: mas, porém, contudo, todavia, entretanto e as locuções no entanto, não obstante, nada obstante.

  • A relação de sentido entre as assertivas (I) A maioria da população brasileira não quer se armar e (II) Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário é de oposição, adversidade. Portanto:

     

    Letra A: errada. A conjunção "ou" tem sentido de alternância.

     

    Letra B: errada. A conjunção "se" expressa condição.

     

    Letra C: errada. A conjunção "logo" indica conclusão.

     

    Letra D: errada. A conjunção "pois" transmite sentido de explicação.

     

    Letra E: certa. A conjunção "entretanto" expressa ideia de oposição, adversidade, ideias contrárias.

     

    Gabarito: letra E (entretanto).

  • Importante analisar que o POIS pode ser causal( indica causa e consequência) explicativo(antes do verbo) e conclusivo(depois do verbo ou entre virgulas).

  • Adversativas = contraste ( oposição +/- ), compensação , restrição

    mas, porém, contudo, todavia, entretanto, no entanto , não obstante.

    Não obstante  verbo no indicativo = adversativa

    Tentei chegar mais cedo, Porem não consegui = oposição

    Seu discurso foi breve, Mas violento = compensação

  • Aqui temos uma questão que avaliar os conhecimentos do concurseiro sobre os mecanismos de coesão e coerência. É importante ressaltar que coesão e coerência são elementos importantes na construção de um texto. Sem coesão não seria possível transformar uma sequência de palavras num todo organizado, ou seja, em um texto.

     

    Todavia, coesão e coerência não podem ser encaradas como uma coisa só, muito embora existam relações entre elas. Um texto pode ser coeso e incoerente ao mesmo tempo e o contrário também é verdadeiro. Que tal vermos alguns exemplos?

     

    • O aluno passou na prova. Estou sentindo muita pena dele.

    Aqui temos um texto coeso, mas incoerente. Não existem inadequações do ponto de vista da coesão, mas não é uma incoerência sentir pena de alguém que passou em uma prova?

     

    • O aluno passou na prova. Estou muito feliz por ele.

    Já aqui, o texto é coeso e coerente, pois expressa a ideia de felicidade que alguém (um professor, talvez) sente ao saber que um aluno passou em uma prova.

     

    Agora, consideremos o enunciado da questão:

     

    Na passagem – (I) A maioria da população brasileira não quer se armar. (II) Uma minoria vocal nos faz pensar o contrário. –, a conjunção que expressa adequadamente a relação de sentido entre os trechos (I) e (II) é:

     

    Existe uma relação de sentido entre as duas orações, que é a relação de adversidade, isto é, de oposição, de contrariedade entre as ideias que as duas orações expressam. E considerando todas as alternativas, a única que expressa oposição é a letra E, que traz a conjunção entretanto. Essa certeza se torna ainda mais nítida quando analisamos isoladamente as duas orações. Ora, se maioria da população do Brasil é contra o armamento e se uma minoria pensa de modo contrário existe relação de adversidade. A letra E, portanto, é a única alternativa que propõe um texto coeso e coerente.

     

    Gabarito do Professor: Letra E. 

  • Galera o bizu para acertar essas questões é entender o contexto...