SóProvas


ID
3173272
Banca
VUNESP
Órgão
Prefeitura de Campinas - SP
Ano
2019
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.

    Uma comparação que ajuda a entender o ponto de vista de quem critica a meritocracia como sistema de seleção e também por que ela tem relação com a desigualdade é que o mercado de trabalho funciona como uma competição para a qual o participante começa a se preparar desde a infância. As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam com três recursos: os privados, os públicos e seus próprios talentos – daí a importância da educação. Como os recursos públicos e, principalmente, os privados não são os mesmos para todos, ao observar somente o final da corrida, vê-se que o sistema privilegia poucos.

(Marília Marasciulo, “Como a meritocracia contribui para a desigualdade”. Galileu. https://revistagalileu.globo.com. Adaptado)

Na passagem “Para isso, contam com três recursos...”, o pronome em destaque retoma a seguinte informação:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    ? As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam com três recursos [...]

    ? Pronome demonstrativo "isso" com caráter anafórico, ele retoma a ideia de acumulação de capital humano, para isso (=para a acumulação de capital humano).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Os Pronomes ESSE, ESSA, ISSO, é pronomes que refere a algo que já foi citado.

    Os Pronomes ESTE, ESTA, ISTO, é pronomes que se referem a algo que ainda vai ser citado.

  • tenho acertado tanto ,meu Deus obrigada professora Adriana Figueiredo.

  • Esse, essa, isso são termos usados para retomar algo que já foi citado no texto. Há bancas que trazem a expressão "coesão anafórica" para se referir a essa retomada de termos ou informações que já foram mencionados no texto.

    Verificando o período:

    "As pessoas acumulam capital humano, termo usado por economistas para denominar o conjunto de capacidades, competências e atributos de personalidade que favorecem a produção de trabalho. Para isso, contam..."

    Notem que o que vem depois da vírgula "... ,termo usado (...) de trabalho" está explicando o termo "capital humano". Assim, o "isso" retoma "acumular capital humano".

    Gab: B.

  • Essa, isso, na qual = anafórico (RETOMA O TERMO QUE JÁ FOI DITO ANTERIORMENTE)

    Esta, isto, cujo = catafórico (FAZ REFERÊNCIA AO TERMO QUE AINDA SERÁ DITO)

  • GABARITO: B

     Lembrando que os termos “esse/isso” são utilizados no texto quando a informação já foi mencionada e “este/isto”, quando a informação ou o termo ainda será apresentado.