SóProvas


ID
3175075
Banca
ADM&TEC
Órgão
Prefeitura de Teotônio Vilela - AL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Administração Financeira e Orçamentária
Assuntos

Leia as afirmativas a seguir:

I. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) destaca a importância da integração entre o planejamento e a execução orçamentário-financeira ao estabelecer, no artigo 5º, que o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma incompatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF, e deverá conter, em anexo próprio, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais.

II. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da entidade e às suas necessidades, pode ser uma excelente habilidade gerencial. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores desconheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas organizações.

III. O ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo efêmero, estático e austero, por meio do qual se elaboram, aprovam, executam, controlam e avaliam os programas do setor público nos aspectos social e ético. Corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público.

Marque a alternativa CORRETA:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    Ciclo Orçamentário: desenvolvido como processo contínuo de análise e decisão ao longo de todo o exercício;

    Fonte: MTO

  • Alternativa a)

    I. A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) destaca a importância da integração entre o planejamento e a execução orçamentário-financeira ao estabelecer, no artigo 5º, que o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma incompatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF, e deverá conter, em anexo próprio, demonstrativo da compatibilidade da programação dos orçamentos com os objetivos e metas constantes do Anexo de Metas Fiscais. INCORRETA

    II. Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente, adaptando-os à realidade da entidade e às suas necessidades, pode ser uma excelente habilidade gerencial. Para utilizá-la eficazmente, é importante que os gestores desconheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais estão influenciando na própria prática do planejamento e lançando alguns desafios para a sua gestão nas organizações. INCORRETA

    III. O ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo efêmero, estático e austero, por meio do qual se elaboram, aprovam, executam, controlam e avaliam os programas do setor público nos aspectos social e ético. Corresponde, portanto, ao período de tempo em que se processam as atividades típicas do orçamento público. INCORRETA

  • Ciclo Orçamentário é o processo contínuo, dinâmico e flexível em que são avaliados os aspectos físicos e financeiros dos programas do setor público, composto pelas seguintes etapas: elaboração/planejamento, discussão/aprovação, execução e controle/avaliação da Lei Orçamentária.

  • Resposta correta: A) Nenhuma afirmativa está correta.

    I.

    ... de forma incompatível (incorreto)

    II.

    ... é importante que os gestores desconheçam (incorreto)

    III.

    Efêmero: algo passageiro / Ciclo orçamentário é contínuo

    Estático: sem movimento / Ciclo orçamentário é dinâmico

    Austero: pouca ou nenhuma flexibilidade / Ciclo orçamentário é flexível

  • Questão de AFO abordando temas conexos: LRF, planejamento e ciclo orçamentário.

    Segundo o Manual Técnico do Orçamento, o orçamento é instrumento de planejamento de qualquer entidade, seja pública ou privada. No setor público, de acordo com a CF88, temos basicamente 3 instrumentos legais de planejamento: o PPA, a LDO e a LOA.

    Nesse contexto, a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) impõe aos gestores públicos, em todos os níveis, a necessidade de equilíbrio fiscal, exigindo ações responsáveis, planejadas e transparentes, sob pena de responsabilização. Por isso, essa lei complementar traz diversas regras para guiar o gestor público na administração financeira do Estado.

    Vamos analisar cada uma das afirmativas:

    I. Errado, o projeto de lei orçamentária anual deve ser elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com a própria LRF. É o que dispõe art. 5º da norma:

    Art. 5o O projeto de lei orçamentária anual, elaborado de forma compatível com o plano plurianual, com a lei de diretrizes orçamentárias e com as normas desta Lei Complementa:


    II. Errado, para utilizar essa habilidade eficazmente é importante que os gestores conheçam os elementos do planejamento e suas funções, assim como as mudanças que estão ocorrendo no contexto competitivo, as quais influenciam no próprio planejamento.

    Não é possível desenvolver um planejamento adequado desconhecendo os elementos que impactam nesse planejamento. Quanto mais o gestor (público ou privado) conhecer seus elementos e funções, mais fácil será adaptá-lo a realidade da entidade.


    III. Errado, o ciclo orçamentário ou processo orçamentário pode ser definido como um processo contínuo (não efêmero), dinâmico (não estático) e flexível (não austero).           

    Conforme o MTO, o ciclo orçamentário é desenvolvido como processo contínuo de análise e decisão ao longo de todo o exercício. Ele é dinâmico e flexível pois é constantemente revisitado através de mecanismos retificadores (ex.: créditos adicionais).


    Logo, nenhuma afirmativa está correta. 


    Gabarito do Professor: Letra A.