O manual de Oslo versa sobre quatro tipos de mudanças, ou de inovação que uma organização pode fazer em seu métodos de trabalho. A questão quer saber qual desses itens tem relação com as inovações "organizacionais". São tipos de inovações:
◾ Inovações de produto,
◾ Inovações de processo,
◾ Inovações organizacionais e
◾ Inovações de marketing.
ANALISANDO OS ITENS:
A) INCORRETA. "Relação com fornecedores e clientes".
A inovação organizacional não se relaciona diretamente com fornecedores e clientes.
B) INCORRETA. "Organização fiscal e contábil da empresa".
Mais uma alternativa descontextualizada.
C) INCORRETA. "Implementação de sistemas de gestão ambiental e de controle de resíduos sólidos".
Esse item está mais relacionado à inovações de processos que, por sua vez, representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.
D) CORRETA. "Mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa".
De acordo com o Manual de Oslo (1997):
"As inovações organizacionais referem-se à implementação de novos métodos organizacionais, tais como mudanças em práticas de negócios, na organização do local de trabalho ou nas relações externas da empresa.
Inovações de produto envolvem mudanças significativas nas potencialidades de produtos e serviços. Incluem-se bens e serviços totalmente novos e aperfeiçoamentos importantes para produtos existentes.
Inovações de processo representam mudanças significativas nos métodos de produção e de distribuição.
As inovações de marketing envolvem a implementação de novos métodos de marketing, incluindo mudanças no design do produto e na embalagem, na promoção do produto e sua colocação, e em métodos de estabelecimento de preços de bens e de serviços."
Fonte: Manual de Oslo, 3ª edição. 1997. (pág. 90)
GABARITO: LETRA D.