-
Errado
Muitas vezes os termos motivação e satisfação são utilizados como sinônimos no contexto
empresarial. Ou seja, subentende-se, erroneamente, que uma pessoa motivada encontra-se satisfeita
e vice-versa.Para estabelecer a distinção entre estes dois termos é interessante recorrer à opinião de
um renomado estudioso do comportamento humano nas organizações: Archer.
ARCHER (1978) estabelece uma clara distinção entre os fatores que motivam o empregado e
aqueles que geram satisfação no trabalho. Tal distinção resume-se ao fato de que a motivação pode
ser entendida como uma inclinação para uma ação orientada ao atendimento de uma necessidade e a
satisfação, por sua vez, é o estado de conforto obtido com o atendimento dessa necessidade. Por
exemplo, quando uma pessoa encontra-se faminta é motivada a buscar alimento para saciar sua
fome e, após alimentar-se, estará satisfeita.
Partindo deste raciocínio, Archer conclui que ninguém é capaz de motivar outra pessoa. O máximo
que se pode fazer é satisfazer ou não satisfazer as necessidades de um indivíduo. As necessidades
são intrínsecas ao ser humano e é impossível “criar” novas necessidades; somente é possível
“despertar” necessidades que se encontram latentes.
http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0182.PDF
-
Uma variável importante no processo motivacional é a satisfação. Satisfação significa auto-realização em virtude da experiência provocada por várias atividades e recompensas. O termo satisfação é usado para analisar os resultados já experimentados pela pessoa. Assim, a satisfação é uma consequência das recompensas e punições ligadas ao desempenho passado. A pessoa pode ficar satisfeita ou insatisfeita com o comportamento, com o desempenho e com as relações de recompensa normalmente existentes.
Contudo, motivação e satisfação, embora sejam conceitos relacionados entre si, não são sinônimos. A motivação relaciona-se com o comportamento voltado para o alcance de metas ou de incentivos. A satisfação é uma decorrência do êxito alcançado no processo motivacional.
-
Para ficar mais fácil de entender essas duas palavras que, muitas vezes, são usadas erroneamente como sinônimos pela empresa, pense que a motivação é o que faz a pessoa ir trabalhar. Por que ela trabalha nessa empresa e nesse cargo? Pode ser por que esse era o cargo do sonho dela, pode ser que ela acredita na empresa ou simplesmente porque tem contas a pagar no final do mês. Isso mostra que o que motiva a pessoa a acordar cedo e ir para o trabalho nem sempre é um item apenas.
Várias razões podem levar uma pessoa a estar trabalhado onde está. Essa é a motivação. O que leva ela a estar ali. Um funcionário que tem como objetivo se sentir bem no local de trabalho, de estar satisfeito com a remuneração, de estar satisfeito com as condições de trabalho e com a forma como é tratado, é um funcionário que trabalha melhor, se dedica mais e rende mais. Com isso, vemos que um funcionário só se sente totalmente motivado se ele estiver satisfeito.
A satisfação refere-se a “quanto é bom realizar esse trabalho”. Ela pode ser conquistada de várias maneiras como por um bom salário, um ambiente agradável, amizades no serviço, benefícios, plano de saúde, entre outros. É difícil quantificar a satisfação por que cada pessoa fica satisfeita de uma maneira.
É por isso que a satisfação e a motivação acabam por caminhar juntas e muitas vezes, são confundidas por empresários, gestores e chefes. Isso não significa, por exemplo, que uma pessoa não possa estar satisfeita e ao mesmo tempo desmotivada ou insatisfeita e motivada. Isso pode acontecer. Por exemplo, a motivação de ela ir trabalhar pode existir e ser o fato de ela precisar receber um salário no final do mês, porém, ela não está satisfeita com o que faz, pois não tem um ambiente bom de trabalho.
desempenho= motivação+competência
----------------------------------
contexto
-
Esta questão é bem tranquila, não é pessoal? Apesar desta relação entre a motivação e a satisfação ser conhecida, muitos autores discutem o real impacto da satisfação na primeira e como aumentar esta motivação no trabalho.
Se o processo de motivação não fosse algo que merecesse uma explicação do seu funcionamento, não estaríamos estudando ela agora.
GABARITO: ERRADA
Fonte: Prof. Rodrigo Rennó – Estratégia Concursos