SóProvas


ID
318025
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Uma comparação de equidade ocorre sempre que as organizações estabelecem recompensas intrínsecas e extrínsecas.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Equidade é muitas vezes considerado sinonimo de igualdade, constituindo este facto um erro. Desta forma, pode-se referir que igualdade existe quando dois indivíduos adquirem a mesma recompensa, e que, equidade existe quando os indivíduos são recompensados em função do seu mérito.

    A percepção de equidade pelo indivíduo depende dos seus marcos de referência, podendo estes incidir sobre ele próprio, sobre os colegas de trabalho da mesma organização ou sobre pessoas que exercem funções similares noutra organização.

    Neste contexto, é de salientar a existência de equidade interna e equidade externa. A primeira está relacionada com a comparação do indivíduo com outros da mesma organização que desempenham funções similares. A segunda refere-se à comparação do indivíduo com outros de outras organizações que desempenham funções similares.
    http://prof.santana-e-silva.pt/gestao_de_empresas/trabalhos_05_06/word/Motiva%C3%A7%C3%A3o-Teorias%20de%20Processo.pdf
     


     

     



  • ERRADA.

    Teoria da Equidade 


    Também chamada de Teoria do Equilíbrio, tem por base a crença de que as recompensas devem ser proporcionais ao esforço e iguais para todos. Se duas pessoas realizam o mesmo esforço, a recompensa deve ser igual à da outra. 

    A contribuição desta teoria no ambiente organizacional reside na possibilidade de se aferir o clima no trabalho, por permitir a compreensão quanto à reação das pessoas diante de recompensas oferecidas ao grupo. A percepção individual de eqüidade na distribuição destas recompensas se processa de forma comparativa entre as pessoas com base em quatro tipos principais de referências: 

    - A própria pessoa, numa posição ou situação diferente na mesma organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual. 

    - A própria pessoa, numa situação diferente em outra organização, que pode ser percebida como igual, melhor ou pior que a situação atual. 

    - Outra pessoa ou grupo de pessoas, na mesma organização. (EQUIDADE INTERNA)

    - Outra pessoa ou grupo de pessoa, em organizações diferentes.  (EQUIDADE EXTERNA)


    Estas medidas de comparação percebidas pelo indivíduo não resultam em conflitos no trabalho, haja vista que prevalece a eqüidade do comportamento, todavia, se há falta de isonomia no trato das pessoas, ter-se-á implicações motivacionais para a organização. 

      FONTE: http://www.administradores.com.br/artigos/administracao-e-negocios/teorias-motivacionais/22665/
  • Não se pode afirmar que sempre que houver essas recompensas haverá comparação. Vinicius Ribeiro - ponto dos concursos

  • GABARITO: ERRADO

    "Não necessariamente. Não é porque existem estas recompensas na organização que o indíviduo fara uma análise da equidade dentro de sua empresa. Isto pode ou não ocorrer. O funcionário fará essa comparação se sentir que sua recompensa está injusta frente ao que contribui ou que outros recebem." 

    Prof. Rodrigo Rennó (Estratégia Concursos)