-
Acho que no tocante à comunicação escrita, há um cuidado maior com o repasse da informação.
?Somos mais cuidadosos com as palavras quando escrevemos do que quando falamos.
?A comunicação escrita costuma ser melhor elaborada, mais lógica e clara.
-
Fiquei sem entender a questão, pois em um processo de comunicação, mesmo sendo escrita, como, por exemplo uma carta, pode ter a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representando tensão ou ansiedade em relação à comunicação. Alguém que teve uma visão diferente, poderia me explicar?
Obrigada.
-
O erro está em afirmar que representa tensão ou ansiedade.
-
Então...
Acredito que o erro da questão seja exatamente o que o colega mencionou.
Vejamos..
A questão diz "Em um processo de comunicação entre dois colegas de trabalho, a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representa tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita.
Acredito que o erro da questão esteja aí, Caros Colegas. Vejo que não necessariamente represente tensão em relação à comunicação oral ou escrita.
Bons estudos!
-
A questão é idêntica a encontrada na fonte a seguir:
"Comunicação Interpessoal nas Organizações: como melhorar o processo"
Fala sobre barreiras interpessoais ou intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar. Para tal, cita a "filtragem", "percepção seletiva"; "sobrecarga de informações; "defesa"; "linguagem"; "jargão". E destaca:
"Outro grande obstáculo a comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é uma tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, podem ter pessoas que sofram desse medo da comunicação."
Como podemos perceber, o CESPE misturou os conceitos das barreiras interpessoais ou intrapessoais. Colocou a definição de medo de comunicação e afirmou que é de "defesa".
A barreira denominada "defesa" ocorre: "quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade mútuo".
http://pt.slideshare.net/MAYVALE34/pesquisa-treinamento-comunicao-interpessoal
Espero ter ajudado. Bons estudos!
-
"Defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo;
[...]
Outro grande obstáculo à comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é a tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, pode ter pessoas que sofram desse medo da comunicação"
FONTE: http://paulocarvalhal.blogspot.com.br/2008/06/comunicao-interpessoal-nas-organizaes.html
* GABARITO: ERRADO.
Abçs.
-
Em um processo de comunicação entre dois colegas de trabalho, a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representa tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita
O motivo é sentir se ameaçado, daí surge a defesa. Ngm se defende de "nada", deve haver motivo.