SóProvas



Questões de Comunicação em Psicologia


ID
13276
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Jorge, técnico judiciário, atua na área de segurança e transporte do TRT. No exercício do cargo, Jorge deve, entre outras atribuições, assegurar a integridade física das autoridades, servidores e demais pessoas que conduz, zelar pela manutenção de veículos e equipamentos sob sua guarda, atuar na segurança patrimonial das instalações do tribunal, fiscalizar a circulação de pessoas, controlar a entrada e saída de materiais e equipamentos nas dependências do TRT. A equipe de técnicos judiciários de que Jorge faz parte é composta por 15 servidores, dos quais Jorge é um dos mais responsáveis e procura exercer suas atribuições com competência.

Considerando a situação hipotética apresentada acima, julgue os itens a seguir, relativos às relações humanas no trabalho.

Na atividade de segurança, Jorge lida com vários tipos de pessoas que circulam pelas dependências do tribunal. Nessa situação, Jorge deve adotar uma forma de comunicação interpessoal desprovida de qualquer emoção, pois ele não sabe como será a reação das pessoas diante de uma conduta com conteúdo emocional, mesmo que positivo.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que essa questão é passível de recurso, pois ao não conhecermos a personalidade das pessoas que transitam no tribunal temos que procurar ser o mais imparcial possível, comunicação pessoal com elementos emocionais devemos guardar para os colegas que temos intimidade ou mantemos alguma espécie de relação...
  • Creio eu, que o final* da frase segundo a CESPE dá a todo o enunciado uma assertiva correta.

    *O final: mesmo que positivo.

    Talvez, a cespe entenda que uma conduta emocional positiva, como um aperto de mao, abraço dá ao Jorge a abertura de evitar ser interpessoal. Mesmo assim acho a questao ESTRANHA.
  • Estranha é apelido.
    Subjetiva demais, tô é com medo dessa prova que vou fazer.Além de estudar p karamba, ainda tenho que adivinhar o que o Cespe pensa.É mole?!
  • O que faz essa afirmativa estar ERRADA é um detalhe: "...de qualquer emoção...".

    Jorge poderia comunicar-se com alegria, por exemplo.
  • "desprovida de qualquer emoção" está errado.
  • questão errada: é muito dificil ter uma relação interpessoal positiva, "desprovido de qualquer emoção"
    ainda mais quando se diz no final "...mesmo q positivo".
    acho q é isso
  • Acho que ele não pode tratar as pessoas friamente já que ele deve vaorizar sua relação interpessoal
  • CONCORDO COM  O COMENTTARIO DO COLEGA ANGELO GUERRA.... LOGO ABAIXO .....

  • E lá se foi meu  ponto !!!...hahahahah.....

     

    ÔÔÔÔ  CESPE ..

  • Acredito que o erro da questão está em "desprovida de qualquer emoção", Ora, somos humanos e não máquinas, não há como se comunicar sem transmitir qualquer emoção, mesmo que seja mínima, mesmo que seja provida de fireza, até porque a própria frieza é uma demonstração de sentimento, de emoção...

    Eu consegui acertar essa questão com esse raciocínio...

    Bom estudo a todos!
  • Acho que vocês valorizaram demais a palavra "emoção". Não quer dizer que o Jorge vai sair chorando porque o Corinthians dele perdeu, ou abraçar todo mundo pq o Framengo ganhou.

    Qualquer emoção pode ser um sorriso,  e um bom relacioinamento interpessoal interfere positivamente no  no trabalho.
  • De fato relacionar-se desprovido de emoção seria uma imposição desumana, pouco provável que aconteça. Pelo menos no Brasil, um tratamento frio, distante, sim poderá trazer antipatia ao contato, trazendo uma emoção negativa. A exigência do tratamento com urbanidade impende a prática de boas maneiras e delicadeza no atendimento, logo, mesmo que superficial o contato, terá ele emoção. Esse tratamento pode decerto desentimular uma atitude negativa por parte do usuário.
  • Qutro fuñções básicas da comunicacao descritas por Robbins (2002):
    1- Controle
    2- Informação
    3- Motivação
    4- Expressão EMOCIONAL
  • Caros colegas:

    A maioria precissa deixar de estudar relações humanas pelo senso comum. A questão está claramente errada. A "Teoria das Relaçoes Humanas" em poucas palavras, estuda as relaçoes informais levando em conta que estas são muito importantes no âmbito da administração, sendo até, segundo seus teóricos, mais determinantes no ambiente de trabalho que as relações formais. No processo de comunicação por exemplo, os receptores da mensagem a decodificam, a entendem, mais pela forma como se fala, do que pelo que se fala. Isso é fato científico mesnurado, embora não me recorde agora os números. Além disso ninguém é uma máquina que pode ser racionalizada como tal recebendo recompensas financeiras apenas para fazer seu trabalho, como se fosse seu combustível exclusivo e pronto. Na Teoria das Relações Humanas a ênfase é nas pessoas, grupos sociais   tendo em vista inclusive necessidades afetivas destes. Se alguém acha que a CESPE errou nessa questão simples, tem uma Lacuna tremenda de conhecimento a se r preenchida, não se enganem, tudo o que desconhecemos pode parecer absurdo até termos contato com a fonte que nos esclareça. Termino com o autor citado pela colega Maíra coelho:  

    Quatro fuñções básicas da comunicacao descritas por Robbins (2002):
    1- Controle
    2- Informação
    3- Motivação
    4- Expressão EMOCIONAL
  • A emoção aqui pode ser considerada também como forma de sorrisos, falas respeitosas, mas que exijam um Q de emocionabilidade, ou seja, há sim com ele ser imparcial utilizando-se apenas duma emoção de sorrisos ou simpatia. 

  • Errada - Um simples sorriso, manisfestando simpatia é uma expressão EMOCIONAL! Por que abrir mão ( se desprover) disso?

  • Tratar a pessoa com educação, paciência e empatia são emoções precisas ao servidor no dia a dia. Questão errada

  • Confesso que errei. Marquei CERTO.

    Adivinhem porque? Achei que tivesse encontrado a resposta a uma indagação pessoal que tinha a cerca da postura dos seguranças de um Supermercadinhos São Luiz (kkkkk). Frequento a 15 anos, e os sujeitos lá, caras duras, Nem fedem, nem cheiram. Você olha nos olhos deles e eles estátuas. Diferentemente de todos os demais funcionários - receptivos e simpáticos. Pensei: ha, é por isso... que nada!

  • Sério que mais de 900 acharam essa questão correta????? gente, ele falou... desprovido de qualquer emoção!!!!! ninguém é máquina ou está trabalhando como cadáver.

  • CESPE como sempre dando o que falar com suas questoes questionaveis!

     

  • Emoções são estados mentais que resultam de mudanças no organismo em função de mudanças percebidas no ambiente. Esses estados mentais direcionam o nosso comportamento visando aumentar nossa capacidade de se adaptar às mudanças no ambiente.

    Assertiva: Jorge deve adotar uma forma de comunicação interpessoal desprovida de qualquer emoção, pois ele não sabe como será a reação das pessoas diante de uma conduta com conteúdo emocional, mesmo que positivo.

    gab: Errado

    Todos nós temos emoções e utilizamos constantemente das mais variadas formas.

    Quem não tem emoção são os psicopatas rs...


ID
107374
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Daniel, técnico judiciário do TRT, é responsável pela realização de contatos ascendentes e descendentes, internos e externos do tribunal. Para cumprir bem suas atribuições, Daniel pode fazer uso de vários canais de comunicação. Nessa situação, a seleção do canal a ser utilizado por Daniel independe do tipo de mensagem a ser transmitida, mas tem de considerar as características do receptor e a disponibilidade do canal.

Alternativas
Comentários
  • Seis canais de comunicação interna rápidos, baratos e eficientes


    A comunicação interna é fundamental para que os colaboradores sintam-se integrados ao negócio. Porém, é preciso que a organização adote um meio de comunicação que se enquadre à sua realidade. Listo abaixo, alguns canais de comunicação acessíveis para empresas de vários segmentos e que não exige grande investimento de verbas e são eficazes.

    1. Murais:

    Semelhante a um quadro de avisos. Devem ser atualizados e colocados em locais de grande circulação como, por exemplo, refeitórios.

    2. Jornais impressos:

    Podem ter apenas quatro páginas, contando com a capa. O conteúdo usa uma linguagem simples e textos curtos para estimular a leitura. O recurso de imagens é indispensável para a diagramação.

    3. Boletim Informativo:

    Canal mais formal. Pode ser impresso ou distribuído para o mailing corporativo. Contém informações sobre a empresa e até conteúdo para desenvolvimento dos profissionais.

    4. E-mails oficiais:

    O e-mail é um dos recursos mais populares. Entretanto, para ser reconhecido como uma comunicação oficial é preciso que tenha uma frequência pré-definida de envio aos colaboradores e, de preferência, seja emitido pelo presidente da empresa.

    5. Caixa de sugestões:

    É aconselhável que seja de madeira, para maior durabilidade e evitar "violação". Através de formulários os funcionários apresentam sugestões, comentários e até denúncias sobre fatos que comprometam a empresa.

    6. Reuniões periódicas:

    Geralmente ocorrem entre gestores e equipes. Fortalece a comunicação "face a face" e alguns feedbackspodem ser dados rapidamente aos funcionários.


  • Os canais de comunicação são três:

    Visual = é todo meio de comunicação expresso com a utilização de componentes visuais, como: signos, imagens, desenhos, gráficos, ou seja, tudo que pode ser visto. O termo comunicação visual é bastante abrangente e não precisa ser limitado a uma única área de estudo.Auditivo = é a forma sonora a mais predominante. O auditivo consegue perceber com maior nitidez e facilidade dados vinculados ao som: volume, tonalidade, vocabulário, ruídos, discursos, conversas, discussões. Uma pessoa auditiva presta muita atenção naquilo que está sendo dito.Cinestésico = é a característica das pessoas muito extrovertidas, que se movimentam muito, que gesticulam com facilidade e que utilizam o corpo (linguagem não verbal) para se expressar. 
    Abaixo coloquei outros tipos de canais de comunicação que, evidentemente, não estão nesta categoria, mas surgem dos aqui expostos.São os canais de comunicação interna existentes em uma organização que foram dispostos quanto a eficiência e custo. Quem sabe pode aparecer alguma questão em prova a tal respeito.

  • Gabarito: Errado

     

    O erro da questão consiste em dizer que "a seleção do canal a ser utilizado por Daniel independe do tipo de mensagem a ser transmitida", quando na verdade depende.


ID
107377
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Marcos, técnico judiciário, trabalha no atendimento em um ambulatório do TRT. De modo geral, a clientela atendida por Marcos tem urgência do serviço e, na maioria das vezes, apresenta-se impaciente com a rotina estabelecida para a execução desse trabalho. Nessa situação, para Marcos prestar um bom atendimento, não basta a sua habilidade de boa comunicabilidade, boa apresentação pessoal e cortesia; ele deve ter atitude de discrição e conduta de tolerância com a clientela.

Alternativas
Comentários
  • Questão correta simplesmente porque não tem motivo para estar incorreta.

    Mas eu não consegui identificar nenhuma teoria ou conceito nela.


ID
107380
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRT - 16ª REGIÃO (MA)
Ano
2005
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em cada um dos próximos itens, é apresentada uma situação hipotética acerca do comportamento profissional, seguida de uma assertiva a ser julgada.

Karen, técnica judiciária, trabalha no setor de telefonia do TRT e tem entre suas atribuições a atividade de prestação de informações acerca da tramitação de processos no tribunal. Karen é muito atenciosa e criteriosa e se excede ao dar os esclarecimentos solicitados; ela explica várias vezes o mesmo assunto para que o cliente possae ntender bem a sua resposta. Nessa situação, a conduta de Karen, na sua comunicação com o público, é bastante eficiente.

Alternativas
Comentários
  • Errado!!
    Se trata de uma comunicação Eficaz, onde ocorre quando a mensagem que a pessoa está enviando é completamente compreendida pelo destinatário. Já a comunicação Eficiente ocorre quando utilizamos o mínimo de recursos para nos comunicarmos, recursos financeiros, materiais e ligados ao tempo
  • A redundância é boa, torna a transmissão da mensagem mais eficaz

    Confesso que a palavra eficiente me pegou, obviamente karen é eficaz, mas não é eficiente.

  • Karen comete o ruído de excesso de informação. 


ID
164773
Banca
PUC-PR
Órgão
COPEL
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação nas organizações é um ponto muito sensível e que pode gerar grandes problemas quando ela não é adequada. Analise as assertivas abaixo e assinale a alternativa CORRETA:

I. O processo de comunicação é muito complexo, pois envolve não somente a utilização de símbolos verbais mas também os movimentos corporais, a entonação ou ênfase que damos às palavras, aos gestos, às expressões faciais etc.

II. A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Todas as formas de transmissão de informações fazem parte do processo de comunicação.

III. A comunicação é um processo de única via, em que o receptor deve estar atento ao que o emissor está emitindo procurando reduzir as interferências.

IV. O canal é o espaço situado entre o emissor e o receptor. Pode estar sujeito a interferências que comprometem a boa comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Letra A

    Comunicação

    I. Uma troca eficaz envolve mais do que a simples transmissão de dados. Exige que o transmissor e o receptor usem certas habilidades – falar, escrever, ouvir, ler – para que a troca de significado tenha sucesso. Ao conversar, uma verdadeira troca de significado abrange mais do que as simples palavras usadas. Incluem grau de ênfase, expressão facial, inflexão vocal e todos os gestos involuntários e não-intencionais que sugerem o significado real.

    II. Quanto à forma, a Comunicação pode ser comunicação verbal, não-verbal e mediada.

    III. Comunicação é, antes de tudo, interação, diálogo, tornar comum. Não pode ser confundida com a simples transmissão unilateral de informações. Mas, no ambiente das organizações, a dimensão comunicação quase está reduzida a um instrumento de divulgação e de controle.

    IV. A Comunicação ocorre através de um processo onde um emissor transfere mensagens para um receptor, fazendo uso de um canal. Está mensagem é Codificada em símbolos (palavras, gestos, etc.) que deverá ser decodificada adequadamente pelo receptor.Portanto, o emissor deverá selecionar símbolos que poderão ser compreendidos pelo receptor.Com tudo, o processo pode apresentar falhas que são chamadas de ruídos. Um ruído pode ocorrer em qualquer parte do processo e deve ser identificado para ser corrigido e não comprometer a compreensão da mensagem. É importante ter-se em mente que não apenas o emissor, mas também o receptor, devem dividir a responsabilidade pelo sucesso da comunicação, tento em vista que um receptor estará envolvido no processo quando a mensagem em questão for relevante para si.

    Texto: A Comunicação nas Organizações

  • II. A comunicação é o processo de transmissão de uma informação de pessoa para outra, sendo então compartilhada por ambas. Todas as formas de transmissão de informações fazem parte do processo de comunicação. 
    processo de Comunicação, ocorre quando o emissor (ou codificador) emite uma mensagem (ou sinal) ao receptor (ou decodificador), através de uma chamada exemplo telefone . O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira (ruído, bloqueio, filtragem) e, a partir daí, dará o feedback ou resposta, completando o processo de comunicação.

    Então não é somente transmitir a informação, pois o processo de informação é mais amplo e contém além da transmissão o recebimento.

    Segundo Chiavenato, Comunicação é o processo de transmissão de uma informação de uma pessoa para outra então compartilhada por ambas. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda. A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada”.


ID
166849
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Um problema fundamental na comunicação interpessoal e talvez, principalmente, entre pessoas com cargos de autoridade, é despertar a capacidade de defesa nos receptores. Quando um empregado inventa justificativas para um comportamento que adotou no trabalho e que ele inconscientemente considera que este comportamento é injustificável, está fazendo uso do mecanismo de defesa de

Alternativas
Comentários
  • Mecânismo de defesa RACIONALIZAÇÃO: São os motivos lógicos que arranjamos para afastar pensamentos, lembranças ou comportamentos inapropriados que tivemos e que inconscientemente sabemos que foi inadequado, mas ao usar tal mecânismo conscientemente acreditamos que agimos de maneira correta. São as desculpas que arrumamos.

  • Q26238 - Mesma pergunta escrita de maneira diferente


ID
168130
Banca
FCC
Órgão
METRÔ-SP
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O modelo gráfico "Janela de Johari" permite apreciar o fluxo de informações decorrentes de duas fontes - eu e outros. Os processos principais que regulam o fluxo interpessoal eu-outros, determinando o tamanho e o formato de cada área da Janela, são:

Alternativas
Comentários
  • A Janela de Johari tem um modelo de representação, que permite, revelar o grau de lucidez nas relações interpessoais, relativamente a um dado ego, classificando os elementos que as dominam, num gráfico de duas entradas (janela): busca de feedback versus auto-exposição, subdividido em quatro áreas:

    - Área livre ou eu aberto; é conhecido da pessoa e conhecido dos outros. A pessoa dá e recebe feedback.

    - Área cega ou eu cego; é desconhecido da pessoa, mas conhecido dos outros. A pessoa não dá, mas recebe feedback.

    - Área secreta ou eu secreto; é conhecido da pessoa, mas desconhecido dos outros. A pessoa dá, mas não recebe feedback.

    - Área inconsciente ou eu desconhecido. não é conhecido nem da pessoa e nem dos outros. Não dá nem recebe feedback.


ID
187591
Banca
FCC
Órgão
TRE-RS
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Janela de Johari é uma representação de áreas da personalidade, para ilustrar as relações interpessoais e os processos de aprendizagem em grupo. A área denominada "Eu Desconhecido" inclui

Alternativas
Comentários
  • a) nossas características de comportamento que são facilmente percebidas pelos outros, mas das quais geralmente não estamos cientes. EU CEGO

    b) nossas características de comportamento que são facilmente percebidas por nós, mas das quais geralmente os outros não estão cientes. EU OCULTO OU SECRETO

    c) coisas das quais não estamos cônscios e das quais nem os outros estão. EU DESCONHECIDO

    d) coisas sobre nós mesmos que conhecemos mas que escondemos dos demais. EU OCULTO OU SECRETO

    e) nossos comportamentos conhecidos por nós e por qualquer um que nos observe. EU ABERTO

  • Podemos eliminar as alternativas b e d, pois são muito parecidas. Portanto, analisando as outras, chegamos a alternativa c, que é a mais coerente com o desconhecimento do eu.


ID
201775
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A liderança e a comunicação são dois fatores importantes no
processo de gestão das organizações. Com relação a esses fatores,
julgue os próximos itens.

A comunicação nas organizações não pode ser entendida como uma fonte de expressão de emoções, as quais não devem ser demonstradas no ambiente de trabalho.

Alternativas
Comentários

  • Questão errada!!

    De acordo com Robbins (2002), a comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização, são elas:
    • Controle: age diretamente no comportamento das pessoas de diversas maneiras. As organizações possuem hieraquias e orientações formais que devem ser seguidas pelos funcionários. Quando estes são informados que devem, por exemplo, comunicar qualquer problema de trabalho primeiramente ao seu superior imediato, ou seguir à risca suas instruções de trabalho, ou ainda adequar-se às políticas da empresa, a comunicação informal também controla o coportamento;
    • Motivação: é facilidada a motivação aos funcionários, devido ao esclarecimento sobre o que deve ser feito, avaliar a qualidade do seu desempenho e orientar sobre o que fazer para melhorá-lo. Estabelecer metas específicas, dar feedback do progresso em relação a elas e o esforço do comportamento desejável estimulam e requerem comunicação;
    • Expressão emocional: é fornecida para muitos funcionários em seu grupo de trabalho, onde é sua fonte primária de interação social. A comunicação que ocorre dentro do grupo é um mecanismo fundamental para que seus membros expresssem suas frustrações ou sentimentos da satisfação e também de suas necessidades sociais;
    • Informações: está é a função final desempenhada pela comunicação e se relaciona com um papel de facilitadora de tomada de decisões, proporcionando aos funcionários e outros grupos que precisam tomar tais decisoões, transmitindo os dados para que e identifiquem e avaliem alternativas.



ID
201778
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
Banco da Amazônia
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A liderança e a comunicação são dois fatores importantes no
processo de gestão das organizações. Com relação a esses fatores,
julgue os próximos itens.

A rede de rumores é um sistema informal de comunicação organizacional, e a maioria dos funcionários a considera menos confiável que a comunicação oficial da organização.

Alternativas
Comentários
  • Redes de Rumores (fofoca) tem 3 principais características:

    1. Ela não é controlada pela direção da empresa.

    2.É percebida pela  maioria dos funcionários como mais confiável e fidedigna que os comunicados formais vindo das autoridades.

    3. É largamente utilizada para servir aos interesses próprios daqueles que fazem parte dela.

  • É o contrario.

  • Informais (de rumores): não é controlada pela própria direção da empresa, mas é mantida pela maioria dos funcionários como uma comunicação formal vinda da direção da empresa.

  • Todo mundo acredita na fofoca... No mínimo, que ela tenha um fundo de verdade. Então, pouco importa se o comunicado oficial for contrário aos rumores. rsrs

  • Questão baseada na obra de Robbins, a qual apresenta três características sobre a rede de rumores:

    a) Não é controlada pela empresa

    b) Tida como mais confiável pelos funcionários

    c) Largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram

    Gabarito: Errado


ID
207790
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As distorções de percepção ocasionam fenômenos que interferem no processo de comunicação interpessoal. Na Estereotipagem,

Alternativas

ID
219730
Banca
FCC
Órgão
TRT - 4ª REGIÃO (RS)
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Há pelo menos quatro níveis de análise dos problemas de comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico. No nível organizacional estuda-se

Alternativas
Comentários
  • Resposta: Letra C


    Existe segundo Kunsch apud Trayer ( 1986, p. 32) "quatro diferentes níveis de análise dos problemas da comunicação: o intrapessoal, o interpessoal, o organizacional e o tecnológico".

    No nível intrapessoal de acordo com Kunsch ( 1986, p. 32) "a preocupação maior é o estudo do que se passa dentro do indivíduo enquanto este adquire, processa e consome informações". Conhecer o que se passa dentro do individuo requer um conhecimento maior sobre a sua formação profissional, social e cultural, através de questões que devem ser realizadas para o mesmo desde que possibilite esta análise.

    No nível interpessoal explica Kunsch (1986, p. 32) que "se analisa a comunicação entre os indivíduos, como as pessoas se afetam mutuamente e, assim, se regulam e se controlam uns aos outros". Ou seja avalia a adequação do canal utilizado e sua pertinência ao que está sendo comunicado, levando em consideração o que, como, por que, onde, quando, e por quem está sendo utilizado a comunicação.

    No nível organizacional Kunsch (1986, p. 32) afirma que "se trata das redes de sistemas de dados e dos fluxos que ligam entre si os membros da organização e desta com o meio ambiente". Ou seja, se é analisado a comunicação entre cliente interno e externo, assim como a comunicação utilizada para fornecedores, prestadores de serviços e outros que necessitem de informação da organização em evidência.

    Por fim temos como análise o nível tecnológico onde segundo Kunsch (1986, p. 32) "o centro de atenção recai na utilização dos equipamentos mecânicos e eletrônicos, nos programas formais para produzir, armazenar, processar, traduzir e distribuir informações". Observamos que o mesmo registra grande parte das informações dos clientes internos e externos, assim como o armazenamento dos dados que forem pertinentes à organização.


ID
229195
Banca
FCC
Órgão
TJ-AP
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Estudos que focalizam as relações interpessoais apontam para o fato de que, quando as diferenças são aceitas e tratadas em aberto, a comunicação flui

Alternativas
Comentários
  • Se no grupo há respeito pela opinião do  outro, se a idéia de cada um é 
    ouvida, e discutida, estabelece-se uma  modalidade de relacionamento diferente 
    daquela em que não há respeito pela opinião do outro, quando idéias e sentimentos 
    não são ouvidos, ou ignorados, quando não há troca de informações. A maneira de 
    lidar com diferenças individuais cria certo clima entre as pessoas e tem forte 
    influência sobre toda a vida em grupo, principalmente nos processos de 
    comunicação, no relacionamento inter-pessoal, no comportamento organizacional e  
    na produtividade. 
    Porém, se as diferenças são aceitas e tratadas em aberto, a comunicação flui 
    fácil, em dupla direção, as pessoas ouvem as outras, falam o que pensam e sentem, 
    e têm possibilidades de dar e receber  feedback. Se as diferenças são negadas e 
    suprimidas, a comunicação torna-se falha, incompleta, insuficiente, com bloqueios e 

ID
233182
Banca
FUNIVERSA
Órgão
CEB-DISTRIBUIÇÃO S/A
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação é um dos elementos fundamentais para as teorias e as técnicas psicoterápicas, razão pela qual o clínico deve ser capacitado para identificar as dificuldades na linguagem que interferem na relação com o paciente. Acerca dessa problemática, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Alguem podr explicar a lógica dessa questão ...?
  • Na minha opnião a autoimagem negativa está ligado na forma de como vou interagir com as pessoas, mediante a imagem que eu tenho de mim mesma. Por exemplo: Se sou inseguro logo isto afetará na forma que irei me comunicar com o outro. A insegurança está ligada com a imagem que a pessoa tem de sí mesma. 

    A autoimagem negativa influencia na dificuldade de comunicação.  

  • Essa vai entrar p a pasta: "examinador nao tem o que fazer".


ID
314080
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma pessoa pode adotar em uma organização os papéis de emissor, contato, isolado e cosmopolita. Emissor é o indivíduo que

Alternativas
Comentários
  • Só para complementar um pouco a questão.

    I
    SOLADOS

    É alguém que tem pouco ou nenhum contato com outros membros da organização. Determinados trabalhos, tais como o guarda da noite e o mnsageiro, são caracterizados pela falta do contato sustentado com outros em uma organização. Contudo, mesmo o trabalho oferecendo mais oportunidades de contatos, algumas pessoas ainda permanecem e não mudam. Podem conscientemente escolher não se socializar com colegas de trabalho. Os sentimentos de alienação tendem a ser associados com essa    isolação social.

     COSMOPOLITAS 

      É uma pessoa cuja a rede de comunicação se estenda freqüentemente ao ambiente externo da organização. Por definição, os cosmopolitas têm um interesse maior pelo nacional, do que local, e tendem a ter afiliações profissionais mais fortes. São também mais prováveis mudar de trabalho do que outros empregados. Como os integradores, os cosmopolitas podem ter uma função de gatekeeping onde toda a informação externa passa por eles.

    Fonte: http://www.maurolaruccia.adm.br/artigos/comm.pdf



    Fonte: F 



        

  • PAPÉIS NA COMUNICAÇÃO

    As funções específicas que uma pessoa exerce na rede de comunicação de uma organização constitui seu papel de comunicação. Rogers e Rogers
    identificaram quatro papéis que os indivíduos na organização podem ter: gatekeeper, liaison, isolate, e cosmopolite.

    GATEKEEPER (FACILITADOR)
    É um indivíduo que entrega uma informação para outro indivíduo ou controla mensagens. Os exemplos mais comuns são secretárias e assistentes
    dos gerentes superiores.

    LIAISONS (MEDIADOR-INTEGRADOR)
    É um indivíduo que serve como uma ligação de comunicação entre grupos, e que não é um membro de um ou outro grupo. Essa pessoa serve
    como uma ponte entre os grupos que necessitam trocar mensagens.

    ISOLATES (ISOLADOS)
    É alguém que tem pouco ou nenhum contato com outros membros da organização. Determinados trabalhos, tais como o guarda da noite e o
    mensageiro, são caracterizados pela falta do contato sustentado com outros em uma organização. Podem conscientemente escolher não se socializar com colegas de trabalho.

    COSMOPOLITAS
    É uma pessoa cuja a rede de comunicação se estenda frequ?entemente ao ambiente externo da organização. Por definição, os cosmopolitas têm um
    interesse maior pelo nacional, do que local, e tendem a ter afiliações profissionais mais fortes. São também mais prováveis mudar de trabalho do
    que outros empregados. Como os integradores, os cosmopolitas podem ter uma função de gatekeeping onde toda a informação externa passa por eles.
  •  Errado, pois este é o Cosmopolita.

    b) Errado, pois este é o Isolado.

    c) Errado, não está inserido em nenhum dos papéis descritos por Rogers e Rogers.

    d) Errado, já que este é o Mediador-Integrador.

    e) Correto, sendo também chamado de Facilitador.

    Resposta: E


ID
314083
Banca
FCC
Órgão
TRT - 1ª REGIÃO (RJ)
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para lidar com rumores é importante considerar as seguintes técnicas: tente ser paciente enquanto circulam rumores - alguns desaparecem ao longo do tempo e provocam pouco dano real; se esperar não resolve a situação, refute publicamente o rumor e inclua

Alternativas
Comentários
  • É uma questão a respeito da fofoca? Nossa...
  • Para conter os rumores, DuBrin sugeriu as seguintes técnicas: 
     
    ·  Tentar esperar que acabe.  Alguns rumores se dissipam com o passar do tempo e fazem poucos prejuízos. 
    ·  Se o esperar não funcionar, refutar publicamente o rumor. Ao refutar e ridicularizar um rumor em público negamos o "valor da notícia". Esta abordagem também pode levar as pessoas a desconfiar dos que mais recente tentaram passar o rumor. 
    ·  Alimente com informação válida o sistema de grapevine para contrariar a mensagem não desejada.

    http://ucbweb2.castelobranco.br/webcaf/arquivos/13147/1186/O_modelo_do_processo_de_comunicacao.pdf
  • Nem sempre rumores são fatos mentirosos é um tipo de sistema informal de comunicação, não sendo controlado pela direção da empresa, pois muitas vezes é tida pelos funcionários como mais confiável e fidedigno do que os comunicados formais vindos da cúpula organizacional.

     

    http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2dAAK/apostila5-rh?part=2


ID
318037
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Na comunicação interpessoal, a percepção seletiva demonstra a capacidade finita das pessoas de processar informações.

Alternativas
Comentários
  • A questão esta errada, pois o autor misturou 2 tipos de barreiras para comunicação eficaz - percepção seletiva e sobrecarga de informação

    Percepção seletiva
    O receptor no processo de comunicação vê e escuta seletivamente, com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais.Os receptores também projetam seus interesses e expectativas quando decodificam as mensagens. O entrevistador que acredita que as mulheres sempre colocam a família antes do trabalho, ao selecionar novos funcionários verá essa tendência em todas as candidatas, quer elas pensem dessa forma ou não. Normalmente, não vemos a realidade; interpretamos o que vemos e chamamos isso de realidade. 

     Sobrecarga de informação
    As pessoas têm uma capacidade finita de processar informações. Quando as informações com que temos de trabalhar excedem nossa capacidade de processamento, o resultado é a sobrecarga de informação. Atualmente, as demandas para atender a e-mails, telefones, faxes, reuniões e leituras profissionais aumentam o potencial da sobrecarga de informações entre executivos e profissionais de alta qualificação. (ROBBINS, 2005)
    Quando as pessoas têm mais informações do que conseguem organizar, elas tendem a selecionar, ignorar ou esquecer informações. O resultado é a perda de informações e comunicação menos eficaz.

  • seleção = necessidades

    A questão fala da sobrecarga.


ID
318040
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

Em um processo de comunicação entre dois colegas de trabalho, a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representa tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita.

Alternativas
Comentários
  • Acho que no tocante à comunicação escrita, há um cuidado maior com o repasse da informação.
    ?Somos mais cuidadosos com as palavras quando escrevemos do que quando falamos.
    ?A comunicação escrita costuma ser melhor elaborada, mais lógica e clara.
  • Fiquei sem entender a questão, pois em um processo de comunicação, mesmo sendo escrita, como, por exemplo uma carta, pode ter a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representando tensão ou ansiedade em relação à comunicação. Alguém que teve uma visão diferente, poderia me explicar?

    Obrigada.
  • O erro está em afirmar que representa tensão ou ansiedade.

  • Então...
    Acredito que o erro da questão seja exatamente o que o colega mencionou.

    Vejamos..
    A questão diz "Em um processo de comunicação entre dois colegas de trabalho, a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representa tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita.


    Acredito que o erro da questão esteja aí, Caros Colegas. Vejo que não necessariamente represente tensão em relação à comunicação oral ou escrita. 

    Bons estudos!

  • A questão é idêntica a encontrada na fonte a seguir:



    "Comunicação Interpessoal nas Organizações: como melhorar o processo"


    Fala sobre barreiras interpessoais ou intrapessoais que ajudam a entender por que uma mensagem que é decodificada pelo receptor acaba sendo diferente da que o emissor pretendia comunicar. Para tal, cita a "filtragem", "percepção seletiva"; "sobrecarga de informações; "defesa"; "linguagem"; "jargão". E destaca:

    "Outro grande obstáculo a comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é uma tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, podem ter pessoas que sofram desse medo da comunicação."

    Como podemos perceber, o CESPE misturou os conceitos das barreiras interpessoais ou intrapessoais. Colocou a definição de medo de comunicação e afirmou que é de "defesa".

    A barreira denominada "defesa" ocorre: "quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade mútuo".

    http://pt.slideshare.net/MAYVALE34/pesquisa-treinamento-comunicao-interpessoal

    Espero ter ajudado. Bons estudos!

  • "Defesa – quando o receptor sente-se ameaçado, a tendência é uma reação para reduzir a capacidade de entendimento mútuo; 
    [...]
    Outro grande obstáculo à comunicação eficaz é que algumas pessoas sofrem de um debilitante medo da comunicação. Esse medo da comunicação é a tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita, sem motivo aparente. O emissor deve estar consciente que, em uma organização ou grupo, pode ter pessoas que sofram desse medo da comunicação"

     

    FONTE: http://paulocarvalhal.blogspot.com.br/2008/06/comunicao-interpessoal-nas-organizaes.html

     

     

    * GABARITO: ERRADO.

     

    Abçs.

  • Em um processo de comunicação entre dois colegas de trabalho, a utilização de estratégia de defesa, sem motivo aparente, representa tensão ou ansiedade em relação à comunicação oral ou escrita

    O motivo é sentir se ameaçado, daí surge a defesa. Ngm se defende de "nada", deve haver motivo.


ID
661069
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de comunicação está sujeito a uma série de fatores que podem dificultar ou prejudicar a comunicação entre as pessoas. Uma dessas barreiras é a filtragem que se refere à

Alternativas
Comentários
  • TIPOS DE BARREIRAS PARA A COMUNICAÇÃO EFICAZ
    Diversas barreiras podem dificultar ou distorcer a comunicação eficaz. A seguir serão ressaltadas as mais importantes:

    a) Filtragem

    De acordo com Robbins (2005), a filtragem se refere à manipulação da informaçãopelo emissor para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor. Por exemplo, quando um executivo diz ao seu superior exatamente aquilo que acredita que o chefe quer ouvir, ele está filtrando a informação.
    Quanto maior o número de níveis verticais, mais oportunidades para a ocorrência da filtragem. Mas pode-se esperar que a filtragem ocorra sempre que houver diferenças de status. Fatores como o medo de dar más noticias ou o desejo de sempre agradar ao chefe levam os funcionários a dizer a seus superiores exatamente aquilo que eles acreditam que os chefes querem ouvir, distorcendo, assim, a comunicação ascendente.

    b) Percepção seletiva

    c) Sobrecarga de informação

    d) Emoções

    e) Linguagem

    f) Medo da comunicação

    Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAAA2dAAK/apostila5-rh

  • filtragem = manipulação de informação pelo emissor. 

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Fonte: Prof. Heron Lemos  - Apostila de Administração – Tiradentes Online

  • a) Errada, pois a filtragem é uma barreira contida no emissor.

    b) Errada, já que esta é uma barreira conhecida como omissão.

    c) Errada, porque isto corresponde à percepção seletiva.

    d) Errada, pois se trata de sobrecarga de informações.

    e) Correta. É a deturpação da mensagem pelo emissor de forma proposital.

    Gabarito: E


ID
698839
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação tem quatro funções básicas dentro de um grupo ou de uma organização

Alternativas
Comentários
  • http://portal2.tcu.gov.br/portal/pls/portal/docs/2055724.PDF

    A comunicação tem quatro funções principais: controle, motivação, expressão

    emocional e informação. Age no controle de diversas maneiras, a exemplo do

    feedback.

    Facilita a motivação por esclarecer aos funcionários o que deve ser feito, qual a qualidade do

    seu desempenho e o que fazer para melhorá-lo. O estabelecimento de metas específicas, o

    feedback  do progresso em relação a elas e o reforço do comportamento desejável estimulam a

    motivação e requerem comunicação. Para muitos funcionários, seu grupo de trabalho é a sua

    fonte primária de interação social. Assim, a comunicação fornece o meio para a expressão

    emocional de sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais. Ela proporciona as

    informações de que as pessoas e os grupos precisam para tomar decisões ao transmitir dados

    para que se identifiquem e avaliem alternativas.

  • FUNÇÕES DA COMUNICAÇÃO de acordo com Robbins (2002):

    1. Controle

    2. Motivação

    3. Expressão emocional

    4. Informação.

     

    As alternativas B, C, D e E misturam fontes, métodos e direções da comunicação.

     

  • Corresponde ao processo da comunicação: fonte (o emissor) para um receptor. A mensagem é codificada (convertida em um formato simbólico) e transmitida através de uma mídia (canal) até o receptor que traduz (decodifica) a mensagem iniciada pelo emissor. As mensagens pessoais ou sociais seguem os canais informais. Feedback faz a verificação do sucesso na transmissão de uma mensagem. Ruído é constituído pelas barreiras à comunicação, falta de clareza, por exemplo.

    Direção da comunicação: pode fluir no sentido vertical (que pode se dividir em descendente/ascendente) ou horizontal.

    Métodos de comunicação: oral, escrita e a não-verbal.

    Como os amigos já mencionaram, as funções são: controle, motivação, expressão emocional e informação. 

    Como vimos na outras letras a banca simplesmente fez uma mistureba.

  • Robbins afirma que a comunicação exerce 4 (quatro) funções importantíssimas: controlar pessoas, gerar de motivação, expressão emocional e fornecer informações para a tomada de decisão.

    Gabarito: A

  • Gabarito A

    De acordo com Chiavenato, a comunicação apresenta 04 funções básicas:

    Controle: A comunicação funciona com um tipo de controle no comportamento das pessoas. Isso acontece, por exemplo, quando os funcionários seguem normas ou regulamentos (comunicação escrita), ou então quando comunicam qualquer problema aos seus superiores (comunicação verbal/oral).

    Motivação: A comunicação funciona como uma fonte de motivação. Por exemplo: através da orientação dos funcionários em relação aos objetivos organizacionais, feedbacks, avaliação de desempenho, reforço do comportamento desejável, etc.

    Expressão emocional: É através da comunicação que os indivíduos expressam seus sentimentos de satisfação ou insatisfação.

    Informação: A comunicação proporciona informação aos indivíduos, que os auxilia no processo de tomada de decisões.

    Tudo posso Naquele que me fortalece!


ID
698842
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As redes formais de comunicação em uma organização podem ser classificadas em três tipos: cadeia, roda e todos os canais. A rede do tipo roda

Alternativas
Comentários
  • Para facilitar:

    Redes Formais de Comunicação:

    Linha, Cadeia: cadeia formal de comando
    Roda, Radial, Estrela: depende do líder
    Y: membro atua como eixo central
    Círculo: não hierarquia
    Conexão total: comunica com todos.

    Resposta da questão: E
  • Redes Formais

    As redes formais na organização incluem centenas de pessoas e grupos hierárquicos e são divididas em pequenos grupos em três tipos comuns: a cadeia, roda e todos os canais.
    O tipo cadeia é indicado, quando o mais importante é a precisão e aumenta a eficácia do grupo. O tipo roda que depende do líder para agir como conduto central da comunicação. A rede de todos os canais permite que todos os membros do grupo se comuniquem uns com os outros.
  • * Assunto da questão : REDE DE RUMORES - H. Leavitt.

    Segundo Robbins, a rede de rumores tem três principais características: Ela não é controlada pela direção, é tida pela maioria dos funcionários como a mais confiável e é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram. 

    O tipo CADEIA - Segue rigidamente a cadeia de comando, geralmente encontrada numa organização com três níveis rígidos. Velocidade da informação moderada, alta exatidão, influência do líder moderada e satisfação dos membros moderada.  

     O tipo RODA - É mais eficiênte que a cadeia, porém depende do líder para agir como conduto central de toda a comunicação do grupo. Velocidade da informação rápida, exatidão alta, influência do líder alta e a satisfação dos membros baixa.

     O tipo TODOS OS CANAIS "Círculos" - Permite que todos os membros se comuniquem ativamente uns com os outros, é encontrada em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros tem autonomia  e liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder. Velocidade da informação rápida, exatidão moderada, nenhuma influência do líder, satisfação dos membros é alta.    

    Como a questão afirma que foi nomeado um líder e que este influenciará a comunicação, a rede mais propícia é a roda.

     

  • a) Errada. Não há essa ligação com divulgação da marca.

    b) Errada. Esta é a comunicação em cadeia.

    c) Errada. Esta é a comunicação de todos os canais.

    d) Errada. Esta é a comunicação em círculo.

    e) Correta. Na comunicação em roda, é necessária uma figura de liderança que recebe e repassa todas as informações. Observe a imagem:

    Gabarito: E


ID
773374
Banca
UPENET/IAUPE
Órgão
Grande Recife
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Em relação ao processo comunicativo no contexto organizacional, avalie as afirmações abaixo com V para verdadeiras ou F para falsas.


( ) A fonte primária de uma determinada mensagem pode ou não ser o emissor, todavia a transformação da uma ideia numa mensagem, segundo certos símbolos, corresponde, sempre, ao processo de decodificação.

( ) A dificuldade de compreensão da mensagem entre o gerente e seus liderados pode estar associada a ruídos oriundos de fatores externos, como, por exemplo, a ausência de tempo hábil para decodificar e interpretar a mensagem.

( ) O feedback dado pelo gerente ao subordinado é um exemplo de comunicação descendente, ou seja, aquela que vai do líder para o liderado.


Assinale a alternativa que identifica a seq uência avaliativa CORRETA.

Alternativas

ID
855220
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de comunicação e gestão de conflitos no trabalho, julgue
os itens subsequentes.

Uma das barreiras para a comunicação eficaz nas organizações é a sobrecarga de informações, já que as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes, o que cria ruídos na comunicação.

Alternativas
Comentários
  • Ano: 2016

    Banca: CESPE

    Órgão: DPU

    Com relação à comunicabilidade no atendimento ao público, julgue o item a seguir.

    A maioria dos conflitos relacionados às falhas de comunicação entre uma organização e seu público é provocada pela pouca ou total ausência de informações: quanto maior for a quantidade de informações, melhor será a comunicação. GAB E

  • Linguagem: as palavras têm significados diferentes para pessoas diferentes, o que cria ruídos na comunicação.

    Sobrecarga é outra coisa.

  • A sobrecarga de informações é uma barreira para a comunicação eficaz, mas a descrição está incorreta.

    A questão trata de linguagem que também é uma barreira para a comunicação eficaz:

     

    Linguagem: A idade, o nível educacional e a cultura de uma pessoa influenciam como ela usa a linguagem. As palavras não significam a mesma coisa para todo mundo. Quando vamos a um médico e ele usa termos técnicos para nos explicar que doença temos, podemos não entender a mensagem. O mesmo pode ocorrer quando necessitamos do serviço de um advogado. As pessoas que enviam as mensagens costumam imaginar que todo mundo compreende da mesma forma a sua linguagem, mas isso não é necessariamente verdade.

     

    Veja abaixo a descrição de sobrecarga ou excesso de informações:

     

    Sobrecarga ou Excesso de informações: todos nós temos uma capacidade finita de processar informação. Quando essa capacidade é superada, tendemos a esquecer de informações, postergar a comunicação ou ação necessária. Assim, o resultado é perda de informação e uma comunicação com ruído.

     

    Fonte: RENNÓ, Rodrigo. Administração Geral para Concursos. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013.

  • Barreiras à Comunicação

    1. Barreiras mecânicas ou físicas = Aparelho de transmissão, como o barulho, ambiente e equipamentos inadequados. A comunicação é bloqueada por fatores físicos.

    2. Barreiras fisiológicas = Dizem respeito aos problemas genéticos ou de má-formação dos órgãos vitais da fala.

    3. Barreiras semânticas = São as que decorrem do uso inadequado de linguagem não comum ao receptor ou a grupos visados.

    4. Barreiras psicológicas = São os preconceitos e estereótipos que fazem com que a comunicação fique prejudicada.

    5. Barreiras pessoais = As pessoas podem facilitar ou dificultar a comunicação. Tudo dependerá da personalidade de cada um, do estado de espírito, das emoções, dos valores etc.

    6. Barreiras administrativas/burocráticas = Decorrem das formas como as organizações atuam e processam as informações.

    Além das barreiras acima o processo de comunicação pode sofrer com outras barreiras organizacionais, interpessoais ou individuais que afetam sua eficácia. São elas:

    a) Filtragem. É a manipulação da informação pelo emissor, para que seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.

    b) Percepção seletiva. Ocorre quando emissor, receptor, ou ambos veem e escutam seletivamente com base em suas próprias necessidades, motivações, interesses e experiências.

    c) Sobrecarga de informação. Ocorre quando o volume ou quantidade de informação ultrapassa os limites de processamento do destinatário, ocasionando perda de informação ou distorção do conteúdo.

    d) Distorção. Ocorre quando a mensagem sofre alteração, deturpação ou modificação, alterando seu conteúdo original.

    e) Omissão. Ocorre quando aspectos importantes da comunicação cortados ou cancelados, seja pela fonte ou pelo destinatário, ocasionando que o conteúdo da comunicação perca substância.

    As barreiras podem ocorrer simultaneamente ocasionando que a mensagem seja filtrada, bloqueada ou distorcida.

    Fonte: Prof. Heron Lemos  - Apostila de Administração – Tiradentes Online


ID
855223
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de comunicação e gestão de conflitos no trabalho, julgue
os itens subsequentes.

O elo final do processo de comunicação é o círculo de feedback; nessa etapa, verifica-se o sucesso na transmissão de uma mensagem, considerando-se o que se pretendia originalmente.

Alternativas
Comentários
  • Feedback pode ter os mesmos problemas que o restante do ciclo.


ID
871471
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AC
Ano
2012
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Constituem fatores a serem considerados na análise da cultura
organizacional

o processo de comunicação e o discurso que rege as relações profissionais entre os membros da organização.

Alternativas
Comentários
  • Integração e comunicação: Onde a estrutura da organização permite a comunicação interna entre os diversos níveis de forma simples e aberta. Tendo também a colaboração e parceria como meio existente como auxílio mútuo, sendo tanto internamente (funcionários) quanto externamente (fornecedores). A comunicação flexível, entre subordinados e gestores, caso a empresa for muito fechada  se dará num período de longo prazo, porém sendo um pouco mais flexível, se dará no curto ou médio prazo. A política de “portas abertas” deve ser incentivada pelos gestores até se tornar comum na organização.


ID
902989
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação é de extrema importância no trabalho em grupo, sendo primordial para a produtividade. Valendo-se dessa premissa, estudiosos das relações entre comunicação e produtividade apontaram cinco estruturas de comunicação observáveis na dinâmica dos grupos: a radial, a em Y, a encadeada, a circular e a da conexão total. Elas podem ser distinguidas pela velocidade de transmissão de informação, pela precisão da transmissão, pelo grau de saturação e pela satisfação dos membros com os processos de comunicação.

Comparando a dinâmica dos grupos em relação às cinco estruturas de comunicação, tem-se que:

Alternativas
Comentários
  • "Serão apresentadas cinco redes de comunicação, que, segundo WAGNER III (2002, p. 225), têm recebido considerável atenção em pesquisas sobre comunicação e produtividade em grupo; são elas: radiais, em Y, encadeadas, circulares e de conexão total, mostradas abaixo. As três primeiras redes são as mais centralizadas, já que um funcionário localizado no centro da estrutura pode controlar os fluxos de informação da equipe. Na rede radial, a partir de um eixo central, um membro da equipe pode comunicar-se com todos os funcionários. Já a rede em Y consiste em três hastes, duas das quais são prolongadas, neste caso, em cadeias de dois funcionários, apresentando também um membro da equipe atuando como eixo central. A rede encadeada é produzida por uma modificação adicional, na qual os funcionários são vinculados seqüencialmente, onde um funcionário pode comunicar-se apenas com os dois funcionários imediatamente adjacentes a ele. Os demais colaboradores das extremidades da cadeia podem comunicar-se com apenas um outro colaborador. Nas redes descentralizadas circulares e de conexão total todos os funcionários são igualmente capazes de enviar e receber mensagens. Na circular, o círculo permite que cada colaborador se comunique com outros dois. Já a rede de conexão total permite que cada funcionário do grupo entre em contato com todos os demais. De acordo com WAGNER III (2002, p. 224), essas redes de comunicação podem ser distinguidas nos seguintes aspectos: - velocidade na qual a informação pode ser transmitida; - a precisão com que a informação é transmitida; - o grau de saturação, que é alto, quando a informação é distribuída de maneira uniforme em um grupo, e baixo, quando alguns membros possuem uma quantidade significativamente maior de informações do que os outros; - a satisfação dos membros com os processos de comunicação e com o grupo em geral. 

    Com toda a abordagem feita sobre as redes de comunicação, pode-se concluir que a centralização aumenta a produtividade dos grupos que executam tarefas simples, exigindo pouca ou nenhuma comunicação, mas geralmente reduz a satisfação dos seus membros. Isso significa que um grupo de funcionários pode executar uma tarefa simples com eficiência, mas quando a satisfação de cada funcionário é baixa, o grupo não é totalmente eficaz. Em compensação, a descentralização, além de aumentar a produtividade do grupo de funcionários que executam tarefas complexas, de exigir muita comunicação, aumenta a satisfação de cada colaborador."



ID
903040
Banca
CESGRANRIO
Órgão
BNDES
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O conceito de feedback migrou da eletrônica e ganhou sua importância nos estudos das relações interpessoais. Ele se coloca como uma ferramenta no desenvolvimento das competências interpessoais, ajudando nas mudanças comportamentais. Para o feedback ser uma ferramenta útil, deve ser usado de forma específica.

A partir dessa ideia, considere as situações de feedback relatadas abaixo.

Situação A: No meio de uma tarefa realizada em grupo, José diz a André: “Você é um péssimo chefe, pois é egocêntrico e grosseiro”.

Situação B: Josefina afirmou à sua colega de trabalho: “Novamente, você impôs sua opinião sem aceitar as críticas dos outros membros do grupo”.

Analisando essas situações, conclui-se pela possibilidade de ser útil o feedback da(s)

Alternativas
Comentários
  • O feedback da situação A  não será efetivo, pois foi coletivo, geral, inoportuno e nada esclarecedor.

    FONTE:  DURAN, Cristiana. Gestão de Pessoas – Coleção Concursos Públicos. 1º edição. Salvador: JusPODIVM, 2016.

    [Gab. E]

    bons estudos

     

     


ID
997534
Banca
FCC
Órgão
TRT - 12ª Região (SC)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Nas organizações, os sistemas de comunicação formal focalizam as necessidades da empresa e os sistemas de comunicação informal focalizam as necessidades

Alternativas
Comentários
  • A comunicação informal é a rede de relações sociais e pessoais. Surge da interação social de pessoas, ou seja, ocorre quando as pessoas se reunem. 

    Fonte:  http://www2.contilnet.com.br/~Curso_Tecnico/Turma135/Organiza%E7%E3o%20da%20empresa/Estrutura%20Organizacional/Estrutura%20Organizacional%20PPT.ppt.
  • em português de portugal:

    Em termos organizativos a comunicação assume um carácter mais formal ou informal, embora não se possa delimitar com exactidão a sua fronteira. Leia-se o formal como tudo o que é planeado e que constitui objecto de um acordo e o informal como as relações espontâneas e flexíveis entre os membros da organização, orientados por sentimentos e interesses pessoais ou de grupo. 

    A comunicação informal distingue-se da formal porque, enquanto esta é estruturada e imposta, a informal é espontânea, criada livremente, a partir da proximidade, afectividade e interdependência, coexistindo com o sistema formal, no sentido de satisfazer uma necessidade à qual este não responde. 

    Os fluxos de comunicação são tradicionalmente classificados de acordo com as relações hierárquicas, distinguindo-se a comunicação descendente, ascendente, horizontal e funcional ou oblíqua. 

    A comunicação descendente parte dos níveis hierárquicos superiores e dirige-se aos escalões inferiores. A direcção do fluxo segue então o padrão de autoridade das diversas posições hierárquicas. Esta pode assumir a forma escrita ou verbal e constituir um fluxo contínuo, visando a integração de todos os seus elementos. 

    A comunicação ascendente circula no sentido inverso, da base para o topo, passando pelos escalões intermédios. Contudo, nem sempre se desenrola plena e espontaneamente, terminando muitas vezes no superior imediato. Como referem Katz e Kahn (1978), quando a estrutura organizacional é muito pesada no topo e o controlo é exercido através de pressões e sanções, maiores serão os estrangulamentos da informação ascendente. 

    A comunicação horizontal ocorre entre indivíduos situados no mesmo nível hierárquico, entre os diferentes sectores, serviços ou especialidades. 

     

  • Normalmente as comunicações formais são utilizadas para o repasse de informações sobre o trabalho. Já a comunicação informal foca nas relações sociais, nas interações e relacionamento interpessoais. Gabarito: B


ID
1000570
Banca
CEPERJ
Órgão
SEPLAG-RJ
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação organizacional pode ser avaliada pela análise das redes formais em pequenos grupos. Optando-se por denominar de Cadeia o tipo de rede formal em pequenos grupos que segue, rigidamente, a cadeia formal de comando; por denominar de Roda o tipo de rede formal em pequenos grupos que depende do líder para agir como conduto central de toda comunicação do grupo; e por denominar de Rede de Todos os Canais o tipo de rede formal em pequenos grupos que permite que todos os membros do grupo se comuniquem ativamente uns com os outros, é possível a? rmar, no que diz respeito à relação entre o tipo de rede e o critério de e?cácia, que:

Alternativas
Comentários
  • Segundo ROBBINS (2010, pág. 333), as Redes de Comunicação FORMAL podem ser classificadas em 3, tendo as seguintes características:

    1) CADEIA
    a) Velocidade = moderada
    b) Precisão = alta
    c) Emergência de um líder = moderada
    d) Satisfação dos membros = moderada


    2) RODA

    a) Velocidade = rápida

    b) Precisão = alta

    c) Emergência de um líder =  alta

    d) Satisfação dos membros = baixa



    3) TODOS OS CANAIS

    a) Velocidade = rápida

    b) Precisão = moderada

    c) Emergência de um líder = nenhuma

    d) Satisfação dos membros = alta


  • * Assunto da questão : REDE DE RUMORES - H. Leavitt.

    Segundo Robbins, a rede de rumores tem três principais características: Ela não é controlada pela direção, é tida pela maioria dos funcionários como a mais confiável e é largamente utilizada para servir aos interesses pessoais dos que a integram. 

    O tipo CADEIA - Segue rigidamente a cadeia de comando, geralmente encontrada numa organização com três níveis rígidos. Velocidade da informação moderada, alta exatidão, influência do líder moderada e satisfação dos membros moderada.  

     O tipo RODA - É mais eficiênte que a cadeia, porém depende do líder para agir como conduto central de toda a comunicação do grupo. Velocidade da informação rápida, exatidão alta, influência do líder alta e a satisfação dos membros baixa.

     O tipo TODOS OS CANAIS "Círculos" - Permite que todos os membros se comuniquem ativamente uns com os outros, é encontrada em equipes autogerenciadas, nas quais todos os membros tem autonomia  e liberdade para contribuir e ninguém assume o papel de líder. Velocidade da informação rápida, exatidão moderada, nenhuma influência do líder, satisfação dos membros é alta.    

    Como a questão afirma que foi nomeado um líder e que este influenciará a comunicação, a rede mais propícia é a roda.

     


ID
1117159
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São exemplos apenas de comunicações não verbais:

Alternativas
Comentários
  • WTF?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  • relacionado com as aulas de português..

    é só lembrar das tirinhas que os personagens não falam.

    a da turma da Mônica por exemplo que a professora sempre

    falava da comunicação não verbal.

    que não diziam nada,  a comunicação era só por gestos...

  • Questão mal formulada.

    Espreguiçamento?!?!?!?!? 

  • D de vamos que vamos...

    caretas, piscadela do olhar, mímicas e espreguiçamento.

  • Gabarito D

     

    Linguagem verbal é uso da escrita ou da fala como meio de comunicação.

     

    Linguagem não-verbal é o uso de imagens, figuras, desenhos, símbolos, dança, tom de voz, postura corporal, pintura, música, mímica, escultura e gestos como meio de comunicação.

     

    Fonte: http://www.infoescola.com/comunicacao/linguagem-verbal-e-nao-verbal/

  • Piscadela ;)


ID
1224847
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo do comportamento organizacional que trata da comunicação, liderança, tomada de decisão, estresse, conflito, negociação e poder, está situado no nível da

Alternativas
Comentários
  • Macroperspectiva = organização como um todo.

  • Níveis de comportamento organizacional (Chiavenato)

    Há 3 níveis diferentes de comportamento nas organizações que podem ser explorados:

    - macroperspectiva: discute o comportamento do sistema organizacional como totalidade; se fundamenta em questões como comunicar, liderar, proporcionar decisões, lidar com conflitos.

    - perspectiva intermediária: aborda o comportamento de grupos e equipes na empresa;

    - microperspectiva: trata do comportamento individual de cada colaborador ao trabalhar sozinho na corporação. Possui uma forte orientação psicológica por focar as diferenças particulares e de personalidade, percepção e atribuição, motivação e satisfação no trabalho.

  • O estudo do comportamento organizacional que trata da comunicação, liderança, tomada de decisão, estresse, conflito, negociação e poder, está situado no nível da macroperspectiva

    Níveis de comportamento organizacional (Chiavenato)

    Há 3 níveis diferentes de comportamento nas organizações que podem ser explorados:

    - macroperspectiva: discute o comportamento do sistema organizacional como totalidade; se fundamenta em questões como comunicar, liderar, proporcionar decisões, lidar com conflitos.

    - perspectiva intermediária: aborda o comportamento de grupos e equipes na empresa;

    - microperspectiva: trata do comportamento individual de cada colaborador ao trabalhar sozinho na corporação. Possui uma forte orientação psicológica por focar as diferenças particulares e de personalidade, percepção e atribuição, motivação e satisfação no trabalho.


ID
1224883
Banca
FCC
Órgão
TRF - 3ª REGIÃO
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A “Escola de Montreal” postula que a organização emerge da comunicação. Uma de suas proposições centrais é que essa emergência se dá por meio da dinâmica

Alternativas
Comentários
  • A comunicação na perspectiva funcionalista, é vista como um instrumento, uma ferramenta das atividades organizacionais, servindo como meio pelo qual os atores transmitem suas intencionalidades discursivas. Já em uma ótica alternativa, como a da Escola de Montreal, a comunicação é vista como o elemento que constitui uma organização. Postula-se que as organizações emergem da comunicação por meio de uma dinâmica de texto-conversação. 

    Livro organização e comunicação 
  • "Outra abordagem da Escola de Montreal é o modelo texto-conversações, que é representado por um processo contínuo em que textos viram conversações e conversações se transformam em textos. Onde textos representam a organização formal e conversações a informal."

    http://makecom.blogspot.com.br/2009/06/escola-de-montreal.html

     

     


ID
1281262
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de comunicação está intimamente relacionado com o sistema cognitivo do indivíduo, o qual representa aquilo que as pessoas sabem a respeito de si mesmas e do ambiente que as rodeia. Sobre a consistência e incoerência entre cognições, julgue a validade das afirmações abaixo.

I. A relação irrelevante ocorre quando a pessoa considera o fumo nocivo e acha que é importante sua ida ao teatro sábado à noite.

II. A relação dissonante pode levar a pessoa a manter suas cognições, afastando-se ou rejeitando a percepção da realidade, em uma tentativa de diminuir o estado de tensão provocado pela incoerência.

III. A relação dissonante entre duas cognições ocorre quando a pessoa acredita que fumar é nocivo e, por isso, pára de fumar, reafirmando suas crenças pessoais.

Assinale a alternativa CORRETA:

Alternativas

ID
1281265
Banca
UEG
Órgão
TJ-GO
Ano
2006
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

São fatores humanos dificultadores na comunicação entre pares, EXCETO:

Alternativas
Comentários
  • Resposta: D


ID
1530889
Banca
FCC
Órgão
TRE-RR
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de comunicação organizacional, quando uma pessoa sente fortes emoções é muito difícil escutar a outra pessoa. Ambas as partes estão sujeitas a

Alternativas

ID
1568026
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Padrões de comunicação são frequentemente associados com diferentes redes de comunicação, dependentes em parte da estrutura organizacional, arranjos hierárquicos e quais canais estão disponíveis para uso por participantes. Pesquisas indicam cinco redes notórias em comunicação: circulares, de conexão total, radiais, encadeadas e em “Y". Sobre estas redes formais, pode-se afirmar que: 


I - Nas redes radiais apenas um participante pode se comunicar com todos os outros.


II - Redes encadeadas e em “Y" refletem relações tradicionais de hierarquia entre gerente e subordinados.


III - As redes circulares e de conexão total são as menos centralizadas.


IV - Redes encadeadas sempre facilitam inovação e criação de conhecimento.


Das afirmativas acima: 


Alternativas
Comentários
  • "Nas redes radiais somente o componente central pode se comunicar com cada um na rede, os outros membros só podem se comunicar com essa pessao central;

    O padrão circular e o padrão conexão total possibilitam maior interação entre seus membros.

    Os padrões encadeados e em Y refletem as formas mais tradicionais de relações hierárquicas entre os gerentes e seus subordinados.

    GAB C.


ID
1568029
Banca
COSEAC
Órgão
UFF
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A função de comunicação que uma determinada pessoa exerce em uma rede de comunicação organizacional é chamada de papel de comunicação. São quatro os papéis de comunicação essenciais: guardiães, contatos, líderes de opinião e participantes/segregados. Sobre cada um desses papéis é possível afirmar que:


I - Outros nomes para contatos são elos de integração e pilares relacionais.


II - Gerentes podem usar líderes de opinião para transmitir informação indiretamente.


III - O guardião é aquele que controla o fluxo de informação.


IV - Isolamento entre participantes é um indicador da influência dos líderes de opinião.


Das afirmativas acima: 

Alternativas
Comentários

  • I - Outros nomes para contatos são elos de integração e pilares relacionais. Outros termos para se referir a esses papéis são elo de ligação, inovadores e integradores.


    II - Gerentes podem usar líderes de opinião para transmitir informação indiretamente. De fato," os gestores podem fornecer infornação positiva ou negativa concernente a uma determinada questão, dependendo da impressão que queiram passar aos outros."


    III - O guardião é aquele que controla o fluxo de informação. Tem "a função de passar informação para os outros e controlar as informações."


    IV - Isolamento entre participantes é um indicador da influência dos líderes de opinião. "O isolamento, embora muitas vezes seja típico de determinados tipos de trabalho, pode ser um sinal de insatisfação e desafeição, pesquisas indicam que tanto as organizações quanto seus membros acabam se beneficiando de interação e da comunicação entre indivíduos entre diferentes grupos e departamentos..."

    GAB D.


ID
1669399
Banca
FCC
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os seres humanos são estimulados a cooperar uns com os outros no ambiente organizacional para garantir certas metas que ações individuais não conseguiriam alcançar, ou seja, a comunicação é vital para o ajustamento das pessoas dentro de uma organização. De acordo com Agostinho Minicucci (2011), quanto

Alternativas

ID
1674658
Banca
IF Sul Rio-Grandense
Órgão
IF-SUL
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Além dos ruídos são barreiras para que impedem o estabelecimento de uma boa comunicação, segundo Minicucci (2001):

I. Opiniões e atitudes.

II. Frustração.

III. Egocentrismo.

Estão corretos os impedimentos

Alternativas
Comentários
  • Gab.: D

    I, II e III.


ID
1691098
Banca
FEPESE
Órgão
MPE-SC
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de recursos e processos de comunicação nas organizações, relacione as colunas 1 e 2 abaixo:

Coluna 1 Recursos e processos

1. Rede de rumores

2. Rede do tipo cadeia

3. Sistema de videoconferência

4. Gestão do conhecimento

5. Rede do tipo todos os canais

Coluna 2 Características

( ) Consiste em uma forma de contato que possibilita viabilizar a comunicação interativa entre pessoas que se encontram em diferentes lugares.

( ) Não é controlada pela gestão da organização; é considerada pela maioria dos trabalhadores como mais confiável e fidedigna do que comunicados emitidos pelo alto escalão; é muito utilizada para servir aos interesses daqueles que dela fazem parte.

( ) Caracteriza-se como um processo de organização e distribuição do saber coletivo da organização, que torna os trabalhadores mais informados e contribui para a melhoria do desempenho organizacional.

( ) Tem foco na satisfação dos membros da equipe, à medida que permite aos seus membros comunicarem-se ativamente uns com os outros.

( ) Trata-se de um tipo de rede formal de comunicação, que se estrutura de maneira rígida, tendo como principal propósito a precisão da informação veiculada.

Assinale a alternativa que indica a sequência correta, de cima para baixo.


Alternativas

ID
1832857
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma equipe de trabalho de cinco pessoas tem rede de comunicação que segue rigidamente a cadeia formal de comando. Esse tipo de rede de comunicação é conhecido como de cadeia, e é mais eficaz do que os demais tipos de rede de comunicação quando o foco está na(o):

Alternativas
Comentários
  • Tipos de Comunicação em equipes

    1- Comunicação em roda: Neste tipo de comunicação em roda os membros comunicam por meio de um único membro, ocupando este a posição central. A comunicação neste tipo de rede é mais rápida, é centralizada e o rigor é bom, tem emergência de liderança. A satisfação neste tipo de cadeia é reduzida

    2- Comunicação em Y: Na rede em Y a comunicação faz-se nos dois sentidos aos diversos níveis da hierarquia. Tem como característica de ser lenta, ao rigor é razoável, é centralizada e tem emergência de liderança. A satisfação é reduzida.

    3- Comunicação em cadeia: Na rede de comunicação em cadeia, cada indivíduo comunica apenas com o que o antecede e o precede. A velocidade é lenta, o rigor é razoável e a satisfação é reduzida, a centralização é moderada, e tem emergência de liderança.

    4- Comunicação em círculo: a comunicação em círculo, o último indivíduo comunica com o primeiro. A velocidade é média, o rigor é bom, a satisfação é elevada, não é centralizada e não tem emergência de liderança.

    5- Comunicação em interligação total: todos os membros comunicam com todos, a velocidade é lenta e o rigor é reduzido, e a satisfação é elevada, a emergência de liderança, não há, e não ocorre a centralização.

    Apostila de Administração – Prof. Heron Lemos – Tiradentes


ID
1884325
Banca
FUNCAB
Órgão
EMSERH
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Uma das principais ferramentas para o desenvolvimento de equipes interprofissionais é a comunicação. Esta pode ser entendida por um lado em uma concepção monológica de comunicação como transferência de informações, e por outro em uma concepção dialógica como:

Alternativas

ID
2010841
Banca
NC-UFPR
Órgão
SES-PR
Ano
2009
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a comunicação no ambiente institucional, assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
2105956
Banca
IF-CE
Órgão
IF-CE
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Feedback, que significa retroalimentação, é um termo que surge na eletrônica e que ganhou importância nos estudos das relações humanas nas organizações. Um feedback eficaz traz efeitos positivos na comunicação interpessoal, ajuda o indivíduo (ou o grupo) a melhorar seu desempenho e a alcançar seus objetivos. Para ser uma ferramenta útil, é recomendável respeitar certas características na medida do possível. Levando em conta essas características é incorreto afirmar que o feedback deve ser

Alternativas
Comentários
  • O feedback precisa ser tanto quanto possível:

    - esclarecido ao invés de indireto;

    - específico ao invés de geral;

    - oportuno ao invés de inoportuno;

    - descritivo ao invés de avaliativo;

    - solicitado ao invés de imposto.


ID
2185417
Banca
FCC
Órgão
TRT - 2ª REGIÃO (SP)
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de comunicação é composto de cinco elementos. O decodificador é o equipamento situado entre o canal e o

Alternativas
Comentários
  • Você pode estar estranhando essa questão por termos falado em codificação e decodificação, e não codificador e decodificador. Na verdade, os autores retratam o fenômeno da comunicação de várias formas, o que importa é você entender o caminho que a informação percorre. Então, se a decodificação é tida como o processo de decifragem da mensagem para o receptor, então decodificador é o equipamento que faz isso. Podemos citar como exemplo o celular, que codifica e decodifica a sua fala até chegar nos ouvidos da pessoa com quem você fala ao telefone. Então, o decodificador se localiza entre o canal e o receptor, pois intermedeia essa transmissão da mensagem.

    Gabarito: E


ID
2217004
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Para ser eficiente, a comunicação não pode ter ruídos. Por isso, conhecer os elementos do processo de comunicação é fator essencial para alcançar os resultados esperados. A esse respeito, assinale a alternativa que corresponde ao elemento denominado emissor.

Alternativas
Comentários
  • A pessoa que emite a mensagem.

  • De acordo com Kotler (1998), tem nove elementos fundamentais para desenvolvimento de uma Comunicação eficiente:

    ▪ Emissor quem emite a mensagem para a outra parte;

    ▪ Codificação o processo de transformar o pensamento em forma simbólica;

    ▪ Mensagem o conjunto de símbolos que o emissor transmite;

    ▪ Mídia os canais de Comunicação através dos quais a mensagem passa do emissor ao receptor;

    ▪ Decodificação o processo pelo qual o receptor confere significado aos símbolos transmitidos pelo emissor;

    ▪ Receptor a parte que recebe a mensagem emitida pela outra parte;

    ▪ Resposta as reações do receptor após ter sido exposto à mensagem;

    ▪ Feedback a parte da resposta do receptor que retorna ao emissor;

    ▪ Ruído distorção ou estática não planejada durante o processo de Comunicação, que resulta em uma mensagem chegando ao receptor diferentemente da forma como foi enviada pelo emissor.

    Apostila Assistente em Administração UFC 2018 – Curso Prime


ID
2217007
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de comunicação, a mensagem nem sempre é entendida de forma clara por quem a recebe, ocasionando retrabalho, perda de tempo, conflitos entre as partes, entre outros aspectos. Acerca desse tema, assinale a alternativa que apresenta obstáculos de comunicação do receptor.

Alternativas
Comentários
  • B e E a duvida cruel 

  • As alternativas parecem bem próximas de conceitos uma das outras, a D, por exemplo, remete à C

  • Ambiguidade!

  • Tambem errei, mas percebi que é obstáculos de comunicação do RECEPTOR (QUEM RECEBE)

    Hábitos de locução. (EMISSSOR)

    Falta de clareza nas ideias.  (EMISSOR)

    Bloqueio emocional.(ACREDITO QUE NAO TEM MUITA RELAÇÃO COM QUE A QUESTÃO PEDE)

    Crenças e atitudes. (CORRETA) PODE ACONTECER DO RECEPTOR ESTA ACOSTUMADO COM ALGO DE SUA CRENÇA, QUE ALGO NOVO FAÇA COM QUE ELE NAO ENTENDA O "FALO"

    Problemas de codificação. (EMISSOR, SE FOSSE PROBLEMAS DE DECODIFICAÇÃO SERIA CORRETO)

  • Resposta correta é letra D

  • Questão mal formulada!

  • Péssima, só vê a estatística de erros 74% !

    Penso que tanto C como D poderiam ser gabarito.

    Bloqueio emocional e crenças e atitudes tanto podem interferir o processo de comunicação por parte do emissor como do receptor. 

     

    Inclusive vejam o que descrevem Ribas e Salim a respeito de barreira emocional:

    "Emoções: A maneira como o receptor se sente no momento em que recebe a mensagem vai influenciar a maneira de ele interpretá-la. Uma mensagem pode ser interpretada de forma distorcida, caso o receptor sinta-se aborrecido, distraído, ou de outra forma, caso esteja feliz. Os estados emocionais mais extremos, como euforia ou depressão, têm mais probabilidade de impedir a comunicação eficaz. Nessas situações, tende-se a deixar de lado a racionalidade e a objetividade para dar lugar apenas às emoções.​" 

  • O segredo da questão está em " conflitos entre as partes ". O que pode gerar conflitos entre as partes: Crenças e atitudes.

  • tanto C quanto D caberiam como obstáculos a decodificação do receptor, bem como eventualmente seriam causa de conflito/divergência. Anulável; muita fundamentação à disposição.


ID
2217010
Banca
IADES
Órgão
CRC-MG
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando que as pessoas não se comunicam apenas pela voz ou pela escrita, quanto à linguagem corporal, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • eu hein.

  • Mas que tipo de questão é essa?

  • Achei um vídeo explicando essa questão, achei legal: https://www.youtube.com/watch?v=GKEnsBxd7Kg&list=PLNvKGoGOP3Q-vCZx3zPeCRfy0td5FcqIM


ID
2261017
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação dentro das organizações pode ocorrer em qualquer uma de três direções: de cima para baixo, de baixo para cima ou

Alternativas
Comentários
  • Comunicação: horizontal, crescente ou decrescente.

  • ✿ Fluxos de Comunicação ✿

    A transmissão de uma mensagem é executada através de processos, assim esta é composta por vários tipos de como deve e pode ser transmitida, são os chamados fluxos de comunicação, estes fluxos são a classificação de como a informação está sendo passada, e como o receptor recebe a mensagem. Deste modo, segundo Matos (2014), temos cinco fluxos que constituem as maneiras e formas que a comunicação pode ser transmitida dentro das organizações:

    ▪ Descendente: São as mensagens e informações que saem do topo decisório e descem até as bases. É o tipo de comunicação vertical, isto é, de cima para baixo em direção descendente. É a comunicação oficial (falada, impressa ou eletrônica) que transmite normas, procedimentos, atribuições, politicas instruções, estratégias e planos, objetivo e metas, praticas organizacionais, notícias institucionais, enfim, é a comunicação que emana dos cargos diretivos e gerenciais, voltada para o corpo funcional da organização.

    ▪ Ascendente: É a comunicação que se processa das bases de direção aos níveis mais elevados da hierarquia organizacional. Podem ser opiniões, criticas, elogios ou reclamações dos colaboradores, expressadas por meio de reuniões e conversações formais e informais das lideranças com suas equipes, por meio de caixas de sugestões ou pesquisa de clima organizacional.

    ▪ Horizontal (Lateral): É a comunicação realizada entre colegas de trabalho de um mesmo nível hierárquico. Quando a comunicação se dá entre os membros de um mesmo grupo ou de grupos do mesmo nível, entre executivos do mesmo nível ou entre quaisquer pessoas que estão em um nível horizontal equivalente dentro da organização. A comunicação é intra ou enter (departamental).

    ▪ Transversal (Diagonal): Nas organizações mais modernas (descentralizadas e flexíveis), nas quais a gestão é mais participativa e integrada, as pessoas interagem mais, o que permite o fluxo de comunicações entre diferentes níveis hierárquicos e também perpassando fronteiras setoriais (entre diferentes seções ou departamentos). Percebe-se uma mistura dos efeitos citados para a comunicação vertical e horizontal.

    ▪ Circular: Esse fluxo de comunicação é mais presente na organização de pequeno porte é extremamente informal, onde as informações circulam indistintamente entre todos os níveis de sua estrutura funcional.

    ➥ Prof. Heron Lemos – Apostila de Administração 


ID
2261020
Banca
FCC
Órgão
CETAM
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A tecnologia também possibilita que as organizações e seus membros se comuniquem com tipos de público novos e variados. Os blogs são páginas da internet utilizados para estabelecer uma comunicação

Alternativas
Comentários
  • Em termos organizativos a comunicação assume um caráter mais formal ou informal, embora não se possa delimitar com exatidão a sua fronteira. Leia-se o formal como tudo o que é planejado e que constitui objeto de um acordo e o informal como as relações espontâneas e flexíveis entre os membros da organização, orientados por sentimentos e interesses pessoais ou de grupo. 

    A comunicação informal distingue-se da formal porque, enquanto esta é estruturada e imposta, a informal é espontânea, criada livremente, a partir da proximidade, afetividade e interdependência, coexistindo com o sistema formal, no sentido de satisfazer uma necessidade à qual este não responde. 

     

     


ID
2313322
Banca
FCC
Órgão
TRT - 15ª Região (SP)
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A apresentação de novos colaboradores às equipes de trabalho é um exemplo de comunicação empresarial, que cumpre a função de

Alternativas
Comentários
  • - Política de agregar pessoas: são os processos utilizados para incluir novas pessoas na empresa. Podem ser denominados processos de provisão ou de suprimento de pessoas. Incluem planejamento de RH, pesquisa de mercado, recrutamento e seleção de pessoas, bem como estar relacionada à adaptação (socialização, integração) dos novos participantes ao ambiente organizacional.

     

    Fonte: gestao-de-pessoas-para-concursos-andreia-ribas

  • socialização ao ambiente organizacional.

  • . A SOCIALIZAÇÃO de um novo funcionário é uma maneira de passar a cultura organizacional. Os recém-chegados são, de forma sutil ou coercitiva, aculturados e apresentados para os elementos culturais da organização.

     

    Socialização Organizacional 
    É um processo contínuo
    Começa ainda antes do ingresso dos indivíduos na organização

    Pode ser definido por Três Estágios

    Pré Ingresso (ou Socialização Antecipatória)

    Acomodação

    Metamorfose

     

    GAB LETRA D


     


ID
2355883
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A psicologia organizacional caracteriza-se pela aplicação da teoria e da metodologia psicológica aos problemas das organizações e aos problemas de grupos e de indivíduos em ambientes organizacionais. Dentro da psicologia organizacional existem relevantes áreas de especialização. Acerca do tema, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Psicologia de pessoal é a área que lida com recrutamento e seleção, treinamento e desenvolvimento, avaliação do desempenho e análise de cargos de pessoal. Geralmente, os psicólogos dessa área trabalham em departamento de recursos humanos.
( ) Psicologia organizacional propriamente dita: o foco recai nas influências do grupo sobre os empregados considerados individualmente. O empregado considerado individualmente ainda é de interesse, mas o principal tema de estudo é a influência que o grupo exerce sobre ele. Os psicólogos desta área podem estar interessados na estrutura da organização, nos padrões de comunicação, no efeito da diversidade entre os empregados, no clima e na cultura organizacional e nas tomadas de decisão em grupo. O psicólogo que trabalha nessa área, muitas vezes, atua como consultor que se incorpora a uma organização para um determinado projeto, em vez de ser empregado permanentemente, tal como seria um membro do RH.
( ) A terceira área de especialização é a engenharia dos fatores humanos ou ergonomia, que focaliza a interação entre o ser humano e a máquina no ambiente de trabalho. Essa área pode incluir o local de trabalho e o design de equipamentos, bem como problemas como programas de segurança. A utilização cada vez maior da tecnologia, como o computador, aumentou a necessidade de psicólogos organizacionais treinados em fatores humanos. Frequentemente o profissional que atua nessa área tem conhecimento tanto em engenharia quanto em psicologia.
A sequência está correta em 

Alternativas
Comentários
  • Essa banca é sofrível na parte de gestão de pessoas, comparado com outras bancas mais tradicionais. Termos bizarros que não são conhecidos pela doutrina, que é majoritariamente da administração. 

  • No segundo item: Dizer que o foco é no individual e no Grupo ? eu achei absurdo

    O Foco é na organização da empresa como um todooooo

    de onde eles tiraram isso??

     

  • GABARITO A

  • Essa banca é péssima.

  • Essa banca é péssima.


ID
2355916
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TRF - 2ª REGIÃO
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O estudo da comunicação nas organizações é estreitamente vinculado ao estudo dos grupos nas organizações. Um dos usos mais comuns de grupos no trabalho envolve a tomada de decisão; como diz o ditado: “duas cabeças pensam melhor do que uma”. A tomada de decisão em grupo pode assumir várias formas, dependendo da tarefa e do grupo. Para isso, a única afirmativa INCORRETA é:

Alternativas
Comentários
  • Em uma decisão democrática os membros do grupo recebem autoridade para tomar a decisão por si mesmos. 

  • a questão se contradiz - errada


ID
2360809
Banca
IADES
Órgão
Fundação Hemocentro de Brasília - DF
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No que se refere ao absenteísmo nas empresas, é correto afirmar que ele está relacionado a

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    As demais opções são situações positivas e favoráveis para a organização.

  • O absenteísmo ou absentismo/absenteísmo é um padrão habitual de ausências no processo de trabalho, dever ou obrigação, seja por falta ou atraso, falta de motivação ou devido a algum motivo interveniente. É usado também para designar a soma dos períodos de ausência de um funcionário de seu ambiente de trabalho relacionado a causas sociais e psíquicas geradoras de sofrimento.


ID
2382394
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mensagem que permite que usuários vejam quem está conectado na rede e compartilhem mensagens ou documentos taquigrafados em tempo real é denominada

Alternativas
Comentários
  • A mensagem que permite que usuários vejam quem está conectado na rede e compartilhem mensagens ou documentos taquigrafados em tempo real é denominada instantânea


ID
2382400
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem

Alternativas
Comentários
  • Os canais formais de comunicação são aqueles que fluem na cadeia de comando ou de responsabilidade pela tarefa definida pela organização.

  • a) Errada. A comunicação não passa a ser oficial só pelo canal que utiliza ser estabelecido pela organização. Por exemplo, muitas empresa possuem programas de mensagens instantâneas para a troca de informações entre colaboradores e chefes. Quando um trabalhador manda uma mensagem chamando outro para almoçar, ocorre a utilização de um canal fornecido pela organização, mas esta comunicação é informal

    b) Errada, pois a comunicação formal não tem nada a ver com entidades de classe

    c) Errada, pois uma comunicação mercadológica pode ser formal ou informal.

    d) Errada, pois o fato de ser uma comunicação com clientes não a transforma automaticamente em formal.

    e) Correta, já que a comunicação formal é aquela oficialmente estabelecida e sistematizada pela própria organização, através da troca de informações pela cadeia de comando. Gabarito: E 


ID
2448127
Banca
FUNCERN
Órgão
IF-RN
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Na temática comunicação, o feedback serve como um processo de ajuda para mudanças de comportamento. O processo auxilia um indivíduo ou grupo a melhorar seu desempenho e alcançar seus objetivos. O feedback deve ser, tanto quanto possível,

Alternativas

ID
2482588
Banca
FCC
Órgão
DPE-RS
Ano
2013
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Elementos da estrutura projetados para fazer com que os indivíduos fiquem próximos uns dos outros para intercâmbios relacionados a questões e problemas vinculados ao trabalho são denominadas relações

Alternativas
Comentários
  • relações laterais - alguém explica?

  • Estratégia de Desenho Organizacional - Galbraith

    Criação de recursos de folga - a organização pode reduzir o número de exceções, simplesmente reduzindo o nível requerido de desempenho, seja pelo aumento de tempo programado, pelo aumento de homens-horas de trabalho para alguma atividade, ou operando com recursos subutilizados ou em excesso. A organização responde à incerteza pelo aumento dos recursos disponíveis ao invés de utilizar os recursos existentes de maneira mais eficiente, operando com custos adicionais.

    Criação de tarefas autocontidas - a organização pode reduzir a carga de informações, substituindo o desenho funcional por grupos funcionais liga dos a uma categoria específica de inputs, de modo que cada grupo manuseie uma só categoria de outputs e possua todos os recursos básicos para obter adequada mente os seus outputs. A redução da diversificação reduz a necessidade de processar informações. Por outro lado, também se reduz a carga de informações necessárias para se coordenar atividades interdependentes, e se permite que as decisões possam ser tomadas a níveis mais baixos, suportadas por informações locais. É o caso da departamentalização por produto, por área geográfica, ou mesmo por projeto.

    Investimento em sistemas de informação vertical - a organização pode aumentar a capacidade dos canais existentes de comunicação, criando novos canais e introduzindo mecanismos para tomada-de-decisões, uma vez que o aumento de informação muitas vezes sobrecarrega o tomador de decisão. O efeito desta alternativa é o mesmo das duas alternativas anteriores: o de diminuir o número de exceções que sobem à hierarquia para decisão.

    Criação de relações laterais - a organização pode criar formas de relacionamento lateral entre as áreas que estão envolvidas em situações comuns. Ao invés de fazer com que a exceção suba, a organização cria maneiras de resolvê-la por meio de contatos laterais diretos. As relações laterais, em algumas de suas formas, aproximam-se bastante da chamada organização informal. Os grupos temporários denominados forças-tarefas, as equipes de trabalho, o papel de ligação gerencial, o desenho matricial são alguns exemplos desta alternativa.


ID
2533606
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2017
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As pesquisas indicam que as falhas de comunicação são as fontes mais frequentemente citadas de conflitos interpessoais. Como as pessoas passam cerca de 70% de suas horas de vigília se comunicando – escrevendo, lendo, falando, escutando –, parece razoável afirmar que uma das principais forças que podem impedir o bom desempenho de um grupo é a falta de uma comunicação eficaz. Sobre as barreiras para a comunicação eficaz, considere as seguintes afirmações:


I- Quando as pessoas se sentem ameaçadas, a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo, que caracteriza a defesa.

II- A filtragem acontece quando o receptor vê e escuta com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais.

III- Quando as pessoas têm mais informações do que conseguem organizar e utilizar, empenham-se em um esforço de processamento que pode levá-las a selecionar, ignorar ou esquecer informações.

IV- Nas organizações, os funcionários geralmente dominam padrões diversos de linguagem, o que faz o emissor assumir que as palavras e os termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor.


Das afirmações, estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Letra c

    I - as pessoas quando se sentem ameaçadas, principalmente aquelas com medo da comunicação, tendem a manter-se seguras, e caladas.

    II - Filtragem se refere a manipulção da informação pelo emissor para que ella seja vista da maneira mais favorável pelo receptor.

    Para melhor estudo, consultar da página 244 a 247 do Livro Comportamento Organizacional do Robbins.

  • I- Quando as pessoas se sentem ameaçadas, a tendência é uma reação para aumentar a capacidade de entendimento mútuo, que caracteriza a defesa -   errado

    II- A filtragem acontece quando o receptor vê e escuta com base em suas próprias necessidades, motivações, experiências, histórico e outras características pessoais

    III- Quando as pessoas têm mais informações do que conseguem organizar e utilizar, empenham-se em um esforço de processamento que pode levá-las a selecionar, ignorar ou esquecer informações - sim

    IV- Nas organizações, os funcionários geralmente dominam padrões diversos de linguagem, o que faz o emissor assumir que as palavras e os termos usados por ele na transmissão da mensagem têm o mesmo significado para o receptor - sim

  • Filtragem: refere-se à manipulação da informação pelo emissor, para que ela seja vista de maneira mais favorável pelo receptor.


ID
2625445
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.


A codificação feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

Alternativas
Comentários
  • Buguei!

     

    Em 07/09/2018, às 15:54:39, você respondeu a opção C. Errada!

    Em 14/06/2018, às 18:45:00, você respondeu a opção C. Certa!

  • A questão tem como gabarito ERRADO. Não entendi. Alguém ajuda?

  • Não é a codificação, e sim. a DECODIFICAÇÃO.

  • Vdd, a questão está ERRADA, pois ali deveria ter a palavra "DECODIFICAÇÃO", que é a ação que o receptor faz ao receber uma mensagem do emissor.

  • A codificação (uma palavra lasca tudo) feita por diferentes pessoas acerca dos comportamentos emitidos por terceiros implica a seletividade de aspectos abstraídos do todo e a possível interpretação múltipla de um mesmo fenômeno.

  • O processo de comunicação interpessoal segue um fluxo bem definido composto por sete etapas:

    Fonte - é o emissor ou comunicador.

    Codificação - é a linguagem ou os símbolos usados para a comunicação.

    Canal - é o veículo pelo qual a mensagem é encaminhada.

    Decodificação - é o processo em que a mensagem é traduzida na mente do receptor.

    Receptor - é o sujeito a quem a mensagem se dirige.

    Ruído - refere-se aos fatores que podem distorcer uma mensagem.

    Feedback - determina se a compreensão foi ou não alcançada. É a mensagem devolvida, é a retroação.

    Podemos perceber que é na decodificação que acontece a tradução da mensagem e a possível interpretação da mensagem, e não na codificação, como propôs a banca.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

ID
2625448
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.


Indivíduos com altas habilidades sociais, capazes de se comunicar com clareza e eficácia no trabalho, mantendo boas relações interpessoais, são aqueles que também apresentam maior ansiedade no ambiente laboral devido à necessidade de manter seu status perante colegas e superiores.

Alternativas
Comentários
  • Errado.

  • Nem sempre. Não dar para fazer uma conclusão com base no contexto genérico.

  • Indivíduos com altas habilidades sociais, capazes de se comunicar com clareza e eficácia no trabalho, mantendo boas relações interpessoais, são aqueles que também apresentam maior ansiedade no ambiente laboral (não há como afirmar categoricamente, é que o individuo que possui baixas habilidades sociais apresentem maior ansiedade) devido à necessidade de manter seu status perante colegas e superiores.

  • Vamos analisar a questão:

    A saúde mental no trabalho é permeada por tantas variáveis que é impossível traçar uma linha de causa e consequência entre altas habilidades sociais e ansiedade como propõe a assertiva.

    A afirmativa pode até ser verdadeira? Pode! Mas não categórica como a banca sugeriu.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

ID
2625451
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.


A comunicação entre as pessoas é o meio pelo qual os contatos interpessoais são estabelecidos e, quando bem sucedida no contato inicial, a relação interpessoal resultante é duradoura.

Alternativas
Comentários
  • depende também da continuidade da boa comunicação

  • a questão não pode garantir nada....nada é garantido na CESPE...logo questão errada.

  • Indepedente do resultado da comunicação não se pode afirmar que será dada continuidade á comunicação, como relação duradoura!

  • o fato da comunicação ser bem sucedida não implica a durabilidade. Não tem como garantir algo.

  • Eles não podem garantir que o contato seja duradouro. A comunicação é estabelicida, de forma adequada, várias vezes durante o dia, semana, mês, etc, mas nem por isso o contato se torna duradouro.

  • A comunicação entre as pessoas é o meio pelo qual os contatos interpessoais são estabelecidos e, quando bem sucedida no contato inicial, a relação interpessoal resultante é duradoura (não há essa garantia, nem essa necessidade).

  • Vamos analisar a questão:


    A comunicação constitui a primeira área a ser focalizada no estudo das interações humanas e dos métodos de mudança do comportamento humano. Trata-se de uma área em que cada pessoa pode fazer grandes progressos na melhoria de sua própria eficácia e em seu relacionamento interpessoal ou com o mundo externo. É também o ponto de maiores desentendimentos e conflitos entre duas ou mais pessoas, entre membros de um grupo, entre grupos e dentro da organização como um sistema.


    GABARITO DA PROFESSORA: ERRADO.

ID
2625454
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ABIN
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue o item que se segue.


A comunicação inadequada inclui falta de empatia, pouco tempo para ouvir e recusa em considerar detalhes do ponto de vista apresentado pelo outro, que, ainda que não seja inicialmente claro, pode conter elementos relevantes para o ponto em discussão.

Alternativas
Comentários
  • Se não ouvi não compreendi, logo é possível que gere uma discussão.

  • Vamos analisar a questão:

    Comunicação é quando uma informação é transmitida a alguém, sendo então compartilhada também por esse alguém. Para que haja comunicação, é necessário que o destinatário da informação a receba e a compreenda, A informação simplesmente transmitida, mas não recebida, não foi comunicada. Comunicar significa tornar comum a uma ou mais pessoas determinada informação.  É a transferência de informação e significado de uma pessoa para outra; o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. É a maneira de se relacionar com outras pessoas através de ideias, fatos, pensamentos e valores. 
    A comunicação é o ponto que liga as pessoas para que compartilhem sentimentos e conhecimentos. A comunicação envolve transações entre as pessoas. Toda comunicação envolve pelo menos duas pessoas: a que envia uma mensagem e a que a recebe. Uma pessoa sozinha não pode comunicar-se, pois somente com outra pessoa receptora é que pode completar o ato da comunicação.


    GABARITO DA PROFESSORA: CERTO.

ID
2636716
Banca
CONSULPLAN
Órgão
Câmara de Belo Horizonte - MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

As equipes e os grupos de trabalho são importantes ferramentas para a gestão e para todo o processo de comunicação no contexto organizacional. No que concerne à comunicação em contexto organizacional, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.


( ) A confiança consiste em um indicador fundamental para que aconteça a comunicação em um grupo, sobretudo para que ocorra o trabalho em equipe.

( ) A falta de confiança ou uma confiança frágil, não efetiva, entre os integrantes de um grupo, é prejudicial às relações interpessoais, mas sobretudo à comunicação interna devido aos bloqueios ou filtros das informações.

( ) A figura do líder ou a importância do gestor são indicadores importantes para propiciar um clima de integração e equilíbrio e gerar um grupo criativo, que expõe e divide as informações e a expertise, por sua vez, favorecendo tarefas e resultados.

( ) A menor homogeneidade do grupo e a menor identificação com a autoridade viabilizam a facilidade das tarefas e a rapidez da integração entre os indivíduos que compõem esse grupo; ao passo que a maior heterogeneidade proporciona a rapidez e a profundidade da integração.


A sequência está correta em

Alternativas
Comentários
  • ( ) A confiança consiste em um indicador fundamental para que aconteça a comunicação em um grupo, sobretudo para que ocorra o trabalho em equipe. VERDADE

    ( ) A falta de confiança ou uma confiança frágil, não efetiva, entre os integrantes de um grupo, é prejudicial às relações interpessoais, mas sobretudo à comunicação interna devido aos bloqueios ou filtros das informações.VERDADE

    ( ) A figura do líder ou a importância do gestor são indicadores importantes para propiciar um clima de integração e equilíbrio e gerar um grupo criativo, que expõe e divide as informações e a expertise, por sua vez, favorecendo tarefas e resultados. VERDADE

    ( ) A menor homogeneidade do grupo e a menor identificação com a autoridade viabilizam a facilidade das tarefas e a rapidez da integração entre os indivíduos que compõem esse grupo; ao passo que a maior heterogeneidade proporciona a rapidez e a profundidade da integração.ERRADA


ID
2649895
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.


A análise do discurso, adequada para o processamento de materiais provindos de entrevistas e grupos focais, é definida como técnica de extração de indicadores, quantitativos ou não, dos materiais verbais com vistas à inferência de conhecimentos relativos às condições de comunicação das mensagens.

Alternativas
Comentários
  • A análise do discurso é uma estratégia de análise de dados de pesquisas qualitativas.

  • A acertiva torna-se errada, quando ele afirma que tamb é um método usado para análise quantitativas.

  • Com um texto desse, alguém marcou errado exatamente por causa da expressão quantitativo ou não ?? pelo amor de deus...ele ainda bota um OU NÃO pra dar mais generalidade....Aff, Cespe.

  • COMENTÁRIOS: A questão estaria correta se não afirmasse que a análise do discurso é técnica de extração de indicadores quantitativos. A análise do discurso é uma estratégia de análise de dados de pesquisas QUALITATIVAS.

     

     

    Gabarito: Errado.

  • Não é só material verbal, como a assertiva coloca, inclusive, consiste na análise da estrutura de um texto para a partir daí, compreender as construções ideológicas presentes nele.


ID
2700661
Banca
CS-UFG
Órgão
UFG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Qual é o teórico da comunicação organizacional que descreveu que “a comunicação é a função organística, interpessoal e organizacional essencial e predominante, isto é, a entrada, o processamento e a saída programáticos da 'informação’”?

Alternativas

ID
2735323
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com Bardin (2016), na obra “Análise de Conteúdo”, a categorização é uma operação de classificação de elementos constitutivos de um conjunto por diferenciação e, em seguida, por reagrupamento segundo o gênero (analogia), com os critérios previamente definidos. A categorização é um processo de tipo estruturalista e comporta duas etapas. Marque a opção que apresenta essas duas etapas.

Alternativas

ID
2735404
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Vasconcelos (2008), o mediador deve colaborar para que os mediandos falem na primeira pessoa. Especialmente na fase inicial de um processo de mediação é importante que os ânimos exaltados não se expressem na forma de acusações pessoais, mas na forma de impressões sobre como cada um dos interessados sente e percebe o problema. Sendo assim, assinale a opção que apresenta esse modo de comunicação.

Alternativas
Comentários
  • linguagem do eu.


ID
2777308
Banca
FCC
Órgão
TRT - 14ª Região (RO e AC)
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Quando é necessário oferecer instruções sobre o trabalho, informações sobre políticas da organização e contrapartidas em relação ao desempenho, a direção da comunicação organizacional a ser adotada é a comunicação

Alternativas
Comentários
  • Comunicação descendente ou vertical (de cima para baixo)

    --> faz parte da estrutura de dependência hierárquica

    --> parte da gestão de topo para baixo, através dos níveis superiores hierárquicos, até aos empregados.

    --> tem a finalidade de informar, instruir e dirigir

    --> traduz a filosofia da empresa, reflete as características de quem a administra

    Comunicação ascendente (de baixo para cima)

    --> flui dos subordinados para os seus superiores com o objetivo de fornecer informações aos níveis de topo

    --> os colaboradores que estão situados em uma posição inferior em relação aos gestores, fornecem informações de grande importância que ajudam a avaliar o ambiente de trabalho e principalmente analisar os indicadores apresentados por instrumentos como: caixa de sugestões, pesquisa de clima organizacional, entre outros

    Comunicação Horizontal ou Lateral

    --> se estabelece entre os elementos de um grupo de trabalho ou entre elementos de grupos de trabalho, diferentes ao mesmo nível hierárquico e visa a comunicação entre pessoas que estão fora da cadeia de comando, proporcionando uma rápida cooperação e coordenação.

    Comunicação em diagonal

    --> baseada no "fluxo de informação entre uma chefia funcional e elementos de outro grupo de trabalho quando ela exerce autoridade funcional

    --> visa o fluxo de informação entre especialistas de diferentes áreas funcionais em diferentes níveis de gestão

  • Questão bem tranquilinha. Em um organização, quem normalmente dá ordens, esclarece as regras de conduta e fornece feedback sobre o comportamento? O gestor/chefe. Ou seja, trata-se de uma comunicação descendente ou de cima para baixo, sendo na direção do líder para o subordinado.

    Gabarito: D


ID
2795788
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação não violenta consiste em habilidades de linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende basicamente quatro componentes que se iniciam com a observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.


Esses componentes são, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • Os componentes da CNV propostos Marshall Rosemberg são: observação, sentimento,  necessidades e pedido.

    Da observação

    Com relação à observação, é necessário, primeiramente, um ato de questionamento, ou seja, de questionar se aquilo que está sendo dito ou feito é enriquecedor para a nossa vida, porém isento de qualquer julgamento ou avaliação – sem juízos de valor, simplesmente dizer se o agrada ou não o que está sendo dito ou feito.

    Do sentimento

    O próximo passo é identificar a reação do que se sente quanto àquilo que foi dito ou feito, manifestada por meios de sentimentos, como: mágoa, susto, alegria, tristeza, divertimento, irritação, etc.; não por meio de opiniões negativas.

    Das necessidades

    Quando ocorre a comunicação a partir das necessidades desejadas, conectadas aos sentimentos mencionados, sem qualquer tipo de julgamento ou estratégias, maiores chances ocorrem para concretização das necessidades. As necessidades básicas desejadas pelas pessoas estão baseadas nos seguintes elementos: segurança, bem-estar econômico, sentimento de pertencer, reconhecimento, controle sobre a própria vida.

    Do pedido

    O resultado do pedido manifestar-se-á conforme os sentimentos aflorados – comunicação eficaz e com empatia.

    Finalizando, todas as características devem ser expressadas ao interlocutor de forma muito clara, utilizando a forma verbal ou por outros meios de comunicação. O reverso também é verdadeiro, ou seja, devemos também ajudar e decodificar as mesmas características no interlocutor, primeiramente observar e sentir aquilo que estão necessitando, e depois descobrir qual seria o pedido que poderá enriquecer sua vida. Dessa forma, estará estabelecida a comunicação dos dois lados, podendo surgir a empatia com o conflito de outrem, tendo o desejo de confortá-lo, ajudá-lo. A empatia não implica necessariamente na expressão verbal, podendo ocorrer pela linguagem corporal.  A essência da CNV reside na conscientização das quatro características apresentadas, não nas palavras realmente trocadas Ela possibilita reformular a maneira pela qual ocorre a comunicação.

     

    Bibliografia

    ROSENBERG, M. B. Comunicação Não-Violenta – Técnicas para aprimorar relacionamentos pessoais e profissionais. São Paulo: Agora, 2006.

    ,

  • A comunicação não violenta consiste em habilidades de linguagem e de comunicação que promovem o respeito, a atenção e a empatia. A comunicação não violenta compreende basicamente quatro componentes que se iniciam com a observação do que afeta nosso bem-estar e, consecutivamente, a identificação de como nos sentimos, o reconhecimento daquilo que gera nossos sentimentos e, por fim, as ações concretas que pedimos para enriquecer nossa vida.

    Comunicação Não Violenta é SANO!

    Sentimento ; Ação; Necessidade e Observação.

    OBS: Ação = Pedido.


ID
2795791
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A mensagem que enviamos nem sempre é a mensagem que é recebida. Geralmente dependemos de pistas verbais para determinar se nossa mensagem foi compreendida da maneira que queremos.


Sobre as técnicas usadas para corrigir mal-entendidos e fazer uso da comunicação não violenta, analise as afirmativas a seguir.


I. Podemos pedir ao ouvinte que repita a mensagem em suas próprias palavras o que ele nos ouviu dizer.

II. Demonstrar empatia com um ouvinte que não queira atender a seu pedido.

III. Fazer solicitações desacompanhadas dos sentimentos e das necessidades do solicitante.


Está correto o que se afirma em

Alternativas

ID
2795794
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação organizacional é um processo altamente complexo, sendo fundamental analisá-la em seus diferentes aspectos.


A respeito desse tema, assinale a afirmativa incorreta.

Alternativas
Comentários
  • E. A estratégia para tornar a comunicação produtiva é eliminar as subculturas da organização em favor de uma única, adequada ao gerenciamento corporativo.

    A letra E está incorreta porque é impraticável, já que é impossível "eliminar subculturas da organização em favor de um única". Não sendo possível, nem exequível, também não pode ser uma estratégia organizacional.

  • A comunicação organizacional é fundamental para a empresa cumprir sua missão e realizar os objetivos estratégicos. Ela nutre a relação com os stakeholders, ou seja, com seus funcionários, fornecedores, clientes, acionistas, parceiros comerciais, políticos e outros segmentos do mercado e da sociedade, gerenciando os relacionamentos com os diversos públicos, com foco no fortalecimento positivo da imagem da organização.
    A questão traz informações importantes sobre a comunicação organizacional que podem incrementar o nosso conhecimento acerca do assunto. A única exceção se dá em relação à alternativa "E", pois não há que se falar em eliminar subcultura, já que fazem parte da organização e muitas vezes são estruturais à manutenção da própria cultura.
    Segundo Robbins, subcultura organizacional pode ser definida de fato como uma adequação da cultura dominante à situações particulares. Ela se desenvolve assim como reflexo dos problemas, situações e experiências habituais vividos pelos membros de subgrupos, regionais ou de diferentes departamentos da organização.
    Elas só são problemáticas quando vão de encontro à cultura organizacional vigente; caso que nomeados contracultura.

    GABARITO: E

ID
2795902
Banca
FGV
Órgão
AL-RO
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação às barreiras na comunicação organizacional, analise as afirmativas a seguir.


I. Barreiras pessoais: interferências decorrentes das limitações, emoções e valores de cada pessoa.

II. Barreiras físicas: interferências presentes no ambiente em que ocorre o processo de comunicação.

III. Barreiras semânticas: interferências relacionadas aos símbolos usados no processo de comunicação.


Está correto o que se afirma em

Alternativas
Comentários
  • A barreira pessoal é uma característica interna de cada pessoa. Está ligada aos preconceitos, sentimentos, ideias preconcebidas ou problemas individuais. Podemos, por exemplo, achar que uma pessoa que usa tatuagem ou piercing não vai se interessar por aquilo que temos a dizer (ou vender).

    A barreira física é tudo aquilo que faz parte do local onde estamos e que atrapalha, interrompe ou dificulta. Como exemplo, um local muito barulhento, um telefone que chama sem parar ou mesmo outras pessoas que interrompem a todo o momento.

    A barreira semântica tem a ver com a língua, com a linguagem ou com a cultura dos envolvidos na negociação.


ID
2809693
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-PI
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca de organizações de aprendizagem, julgue o item a seguir.


A comunicação e a colaboração entre as diferentes áreas de uma organização e a autogestão das equipes caracterizam o alicerce das organizações de aprendizagem.

Alternativas
Comentários
  • Certo

    Organizações que buscam realizar o favorecimento dos processos de aprendizagem estão inseridas naquilo que podemos chamar de Gestão do Conhecimento.

    A gestão do conhecimento é a capacidade de uma dada organização para criar/adquirir conhecimento, disseminá-lo e incorporá-lo aos seus processos, produtos e serviços (Cardoso, 2003, 2007).

    Assim, a estimulação para que os colaboradores possam trocar saberes e que tais equipes tenham maior liberdade para aprender dentro do ambiente organizacional favorece os alicerces das organizações de aprendizagem.

    Outras questões que ajudam a responder:

    CESPE 2018 - STJ: Organizações que aprendem são aquelas bem-sucedidas, mais ágeis e que valorizam o aprendizado coletivo de seus membros. CERTO 

    CESPE 2018 MPE PI : Organizações que aprendem orientam-se para a solução de problemas, estruturando-se em equipes, ampliando o acesso às informações, oferecendo aos seus membros poder e criatividade para a tomada de decisões e desempenho eficaz.

    Atualizado - 30/07/21

  • A questão requer conhecimento acerca da aprendizagem organizacional.


    A aprendizagem organizacional faz parte das intervenções existentes para o desenvolvimento da organização. Tem como objetivo melhorar a eficácia da organização e o bem-estar dos funcionários, valorizando o crescimento humano e organizacional e os processos colaborativos e participativos. O processo de aprendizagem e desenvolvimento organizacional tem importância devido a melhoria contínua de adaptação, mudanças, eficácia e a própria interação do colaborador com a empresa.  

    Para que o processo de aprendizagem seja eficaz, é necessário que haja compartilhamento de informações entre seus colaboradores, bem como troca de ideias entre equipes e a sua autogestão, para que possa haver melhorias e crescimento da produtividade.

    Por exemplo, um setor de compras de uma empresa precisa estar em comunicação direta com outras equipes para compreender as especificações de produtos e serviços que se queira cotar. Precisam ainda estar em contato com a área financeira e contábil. O compartilhamento de informações é mediado através da comunicação, garantindo o livre fluxo de gestão e, consequentemente, agilidade e produtividade.

    Gabarito da Professora: CERTO.



ID
2915827
Banca
NC-UFPR
Órgão
ITAIPU BINACIONAL
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de feedback nas organizações está relacionado aos temas da comunicação, do relacionamento interpessoal e do trabalho em equipe. Sobre a comunicação e o feedback, identifique como verdadeiras (V) ou falsas (F) as seguintes afirmativas:

( ) A comunicação é um processo de troca de mensagens entre pelo menos duas pessoas e envolve uma série de elementos para a transferência e a compreensão de significados.

( ) Nas organizações contemporâneas, a comunicação já não é mais o principal entrave dos relacionamentos humanos, isso porque ela acontece majoritariamente de forma virtual, o que diminui ruídos e dificuldades de comunicação.

( ) A comunicação no contexto do trabalho é um dos fatores que interferem na motivação, na satisfação com o trabalho e no desempenho no trabalho.

( ) O feedback é um dos elementos do processo de comunicação e visa a verificação da compreensão da mensagem.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.

Alternativas
Comentários
  • Oi, tudo bem?

    Gabarito: C

    Bons estudos!

    -Se você não está disposto a arriscar, esteja disposto a uma vida comum. – Jim Rohn


ID
2917543
Banca
FAPEC
Órgão
UFMS
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação tem uma importância estratégica no contexto institucional e esta é base constituinte do funcionamento adequado da organização. Assim, assinale a alternativa INCORRETA:

Alternativas
Comentários
  • Resp. correta: Letra C

    Erro: Minimizar influências culturais de cada região. - Pelo contrário, a comunicação deve levar em conta e se adequar às influências culturais.


ID
3313081
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à cultura organizacional, a clima organizacional, à comunicação organizacional e a comportamento grupal, julgue os itens de 111 a 120.

Turnover, absenteísmo, avaliação de desempenho e conflitos interpessoais e interdepartamentais são indicadores de clima organizacional.

Alternativas
Comentários
  • Turnover

    O turnover é um dos indicadores mais importantes do clima organizacional. Se o fluxo de entrada e saída de colaboradores está intenso, isso pode ser um sinal de que o clima da empresa passa por problemas. É necessário estar atento a esse indicador, pois ele pode afetar outros pontos dentro da empresa, como a performance dos funcionários, a motivação, o engajamento e os programas de talentos.

    Uma dica para tratar esse problema é realizar entrevistas com os profissionais que pedem demissão a fim de entender melhor os motivos e evitar que futuros funcionários não tenham a mesma experiência e sigam para o mesmo desfecho.

    Absenteísmo

    O absenteísmo é algo normal dentro das organizações, mas é importante ficar atento a qualquer aumento significativo, pois isso pode indicar problemas no clima organizacional. Se os colaboradores estão, frequentemente, atrasados, eles podem estar desmotivados. Ou ainda, se o número de atestados médicos aumentar, pode indicar que o trabalho está afetando a saúde dos funcionários.

    Avaliação de desempenho

    A avaliação de desempenho não é uma fonte de informação apenas para a performance dos funcionários. Os resultados das avaliações ajudam o RH e os gestores a avaliar o clima organizacional também. Por exemplo, se, em uma equipe, a maior parte dos funcionários tiver baixa performance, o motivo para isso pode estar relacionado a situações do ambiente de trabalho.

    Plano de carreira

    As expectativas dos funcionários em relação às oportunidades de carreira dentro da empresa são muito importantes para o clima organizacional. Quando um profissional vê espaço para crescimento, ele tem mais motivação para realizar o trabalho e se sente mais engajado para encarar desafios dentro da empresa.

    Além de oferecer um plano de carreira, é importante deixar claro para os colaboradores como o processo funciona e ser honesto sobre as oportunidades.

    Qualidade de vida

    Diversas pesquisas apontaram que, nos últimos anos, houve um aumento exacerbado de profissionais com alto nível de estresse por conta do trabalho. O excesso de trabalho, altos níveis de estresse e falta de qualidade de vida pode levar um funcionário ao burnout, prejudicando sua performance e os resultados de toda a equipe.

    O bem-estar no local de trabalho é uma das principais tendências apontadas para 2018. Os gestores têm se preocupado mais com a satisfação dos colaboradores, pois profissionais felizes entregam resultados melhores. Por isso, as empresas devem se preocupar ainda mais com o bom clima organizacional para garantir o bem-estar no local de trabalho.

  • Comunicação

    A comunicação deve ser aberta e honesta para todos dentro da empresa e líderes têm que responder perguntas e ouvir sugestões. Um ambiente de trabalho favorável deixa os funcionários a par dos acontecimentos da empresa e tem uma forte cultura de comunicação e clareza entre chefes e equipes.

    Incentivo ao crescimento

    Em ambientes com um bom clima organizacional, existem oportunidades de crescimento. Os funcionários não sentem que estão presos em um prazo apertado para entrega de um trabalho, mas veem cada tarefa como uma possibilidade de desenvolvimento. De programas de treinamento a promoções, a empresa deve investir em dar chances para os profissionais assumirem responsabilidades e aprenderem coisas novas.

    Programas de treinamento e desenvolvimento

    O eLearning permite a interatividade entre participantes e instrutor, além de possibilitar que o aluno tome notas durante a aula e assista o conteúdo mais de uma vez. Esse recurso também pode ajudar no engajamento dos funcionários: quando os temas trabalhados são relevantes e realmente podem agregar às tarefas diárias, os funcionários sentem-se mais motivados e percebem que a empresa está investindo em seu desenvolvimento.

    Quando os funcionários chegam ao ponto de não enxergar novas possibilidades dentro do local de trabalho, eles buscam desafios em outros lugares. Por isso, é importante garantir que os funcionários estejam sempre inseridos em novos projetos e envolvidos em projetos da empresa que estimulem seu aprendizado, criatividade e desenvolvimento.

    Ambiente leve e agradável

    Em um ambiente corporativo favorável, ninguém tem medo de dizer a coisa errada e de assumir os erros. Os trabalhadores não hesitam em relatar suas preocupações aos gestores e todos sentem segurança em falar de maneira aberta e honesta. Em um ambiente feliz, você vê as pessoas rindo e conversando. Embora todos devam estar concentrados em seu trabalho, a sala não fica em um silêncio esmagador e você encontra os funcionários sorrindo.

  • GABARITO: CERTO


ID
3313096
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à cultura organizacional, a clima organizacional, à comunicação organizacional e a comportamento grupal, julgue os itens de 111 a 120.

A comunicação mercadológica volta‐se para a divulgação publicitária dos produtos e serviços da organização.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: CERTO

    comunicação mercadológica é aquela que contempla as ações desenvolvidas por uma empresa ou entidade no sentido de reforçar a imagem das suas marcas, produtos e serviços, colocando-as favoravelmente no mercado e , evidentemente, aumentando as suas vendas e, por extensão, a sua receita.

  • Quadrix querendo ser CESPE é uma coisa muito bizarra.


ID
3313099
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à cultura organizacional, a clima organizacional, à comunicação organizacional e a comportamento grupal, julgue os itens de 111 a 120.

O objetivo da comunicação interna é planejar, coordenar, dirigir e controlar os recursos da empresa.

Alternativas
Comentários
  • ☑ GABARITO: ERRADO

    A comunicação interna é aquela dirigida ao público interno da organização – principalmente funcionários – cujo principal objetivo é promover a máxima integração entre a organização e seus empregados. A comunicação organizacional é também conhecida como uma questão de cultura, ou seja, a cultura organizacional, que segundo Baldissera (2000, p.15), é o conjunto de crenças e valores específicos de uma determinada organização. Essas crenças e valores referem-se aos hábitos, mentalidade, estilo de liderança, comportamentos e padrões adotados pela organização e que criam uma identidade única perante os demais.

  • Comunicação Integrada:

    • Institucional: Missão, valores e Imagem da Organização

    • Administrativa: PODC

    • Interna: EndoMKT, Motivação integração entre a Organização e seus funcionários

    • Mercadológica: MKT, vendas, clientes..

    Gab: E

    Bons Estudos!

  • O objetivo da comunicação interna é planejar, ORGANIZAR, dirigir e controlar os recursos da empresa.


ID
3313102
Banca
Quadrix
Órgão
CRA-PA
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à cultura organizacional, a clima organizacional, à comunicação organizacional e a comportamento grupal, julgue os itens de 111 a 120.

As barreiras pessoais no processo de comunicação interpessoal decorrem das limitações, das emoções e dos valores humanos de cada um. Em situações de trabalho, as mais comuns são as motivações, os interesses, as deficiências no ouvir, o medo, os preconceitos, a diferença de status e a percepção seletiva.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: CERTO

  • Local do Ruído Problema na fonte (emissor) ambiguidade na formulação da mensagem, falta de clareza, codificação errada da mensagem e várias fontes concorrentes a enviar mensagens semelhantes; na transmissão distorção dos intermediários, canais sobrecarregados, prioridades em choque, codificação não consentânea com os sistemas de emissão e recepção; no receptor avaliação prematura, desatenção, má interpretação, informação desinteressante e inoportuna; e retroinformação (feedback)


ID
3373864
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Aracruz - ES
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação é um processo essencialmente interativo de uma pessoa com a outra por meio da troca de símbolos. São funções básicas da comunicação interpessoal:

Alternativas
Comentários
  • Gab. D

    Há quatro funções básicas da comunicação dentro de uma organização ou grupo: controle, motivação, informação e expressão emocional. Nenhuma dessas funções deve ser entendida como mais importante do que as demais. Todas essas funções são de extrema importância e precisam ser utilizadas para o bom desempenho dos grupos.

  • Gabarito (D)

    Stephen P. Robbins, no livro Comportamento Organizacional, aponta quatro grandes funções da comunicação dentro de um grupo ou organização: controle, motivação, expressão emocional e informação.

    CONTROLE

    ·     A comunicação funciona para controlar o comportamento de uma equipe de várias formas.

    Exemplo: Preso que controla uma facção (externa) de dentro do presídio, apenas com a comunicação.

    MOTIVAÇÃO

    ·     A comunicação gera motivação quando esclarece para cada membro da equipe o que deve ser feito, quão bem eles estão indo e o que pode ser feito para melhorar o desempenho, se este estiver abaixo do esperado.

    EXPRESSÕES EMOCIONAIS

     ·     A comunicação que acontece dentro da equipe é um mecanismo fundamental pelo qual seus membros demonstram suas frustrações e sentimentos de satisfação. A comunicação, portanto, proporciona uma liberação para a expressão emocional dos sentimentos e para a satisfação de necessidades sociais.

    INFORMAÇÃO

    ·     A função final que a comunicação desempenha relaciona-se ao seu papel de facilitar a tomada de decisão. Ela fornece a informação de que membros da equipe, gerentes de projetos, sponsors e outros precisam para tomar decisões transmitindo os dados para identificar e avaliar as alternativas de escolhas.

    Fonte: https://www.viddia.com.br/4-funcoes-comunicacao/

    ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.


ID
3415183
Banca
IBADE
Órgão
Prefeitura de Vila Velha - ES
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A Comunicação Não Violenta é um processo de comunicação criado pelo psicólogo norte americano Marshall Rosenberg, a partir da década de 1960.
As adversidades que vivenciamos diariamente na nossa vida pessoal, profissional e familiar, se vistas com um outro olhar, livre de julgamentos e imposições e com uma linguagem mais empática e compassiva, seriam solucionadas de uma forma mais natural, em vez de fazer nascer novos conflitos.
A violência é despertada muitas vezes pela forma como nos comunicamos, pelo tom das palavras que utilizamos em determinadas ocasiões, mesmo que não consideremos a maneira de nos comunicarmos como “violenta”. Um conflito só permanece quando não se abre espaço para a escuta e o diálogo.
Não se trata de uma nova comunicação, com palavras novas, como também não é uma maneira de falar baixo ou de forma mansa. Até porque podemos nos comunicar de maneira educada, calma e contida, e essa comunicação ser cheia de ironia e cinismo.

A comunicação não violenta traz uma transformação na forma de:

Alternativas
Comentários
  • Letra D

    "(...) se vistas com um outro olhar, livre de julgamentos e imposições e com uma linguagem mais empática e compassiva, seriam solucionadas de uma forma mais natural, em vez de fazer nascer novos conflitos."

  • letra D, respeitar, primeiro a si mesmo. Quem não se respeita não respeita o receptor e, visar a si mesmo e o receptor, com uma Orientação Não Diretiva no trabalho, respeitando a individualidade de cada um


ID
3460996
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MPE-CE
Ano
2020
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Considerando a teoria das inteligências múltiplas de Howard Gardner e as estratégias de gestão de pessoas, julgue o item subsequente.

Ter facilidade em entender os sentimentos, as motivações e as intenções das pessoas nos mais diversos contextos e ambientes, de forma a conseguir promover bons relacionamentos, é uma habilidade marcante das lideranças e está diretamente relacionada à inteligência intrapessoal.

Alternativas
Comentários
  • Ter facilidade em entender os sentimentos, as motivações e as intenções das pessoas nos mais diversos contextos e ambientes, de forma a conseguir promover bons relacionamentos, é uma habilidade marcante das lideranças e está diretamente relacionada à inteligência intrapessoal. Está relacionado com aspectos interpessoais, uma vez que diz respeito ao outro e não a si mesmo.

  • são aspectos INTERPESSOAIS e não intrapessoais como afirma a questão

  • HABILIDADE INTERPESSOAL

  • A questão tem embasamento na Teoria das Inteligências Múltiplas, desenvolvida por Howard Gardner, em 1994. De acordo com o autor, existe uma pluralidade no intelecto, e que a inteligência pode se expressar de maneiras muito diferentes, e que qual a maioria das pessoas funcionam juntas;. Isso foi de encontro a até então dominante postura clássica de valorizar apenas a inteligência lógico-matemática. Todas as pessoas podem desenvolver as diferentes inteligências, no entanto, algumas se destacam e formam as principais características de um indivíduo. Gardner descreveu 9 (nove) tipos de inteligência:


    - ESPACIAL: ligada à capacidade de processar informações tridimensionais e diferenciar cores, linhas, espaços, figuras e formas. As pessoas que têm essa competência costumam associar imagens a conteúdos e situações para conseguirem fixar o contexto, já que são boas observadoras.


    - CORPORAL-CINESTÉSICA: relacionada com as pessoas que têm boa coordenação corporal, reflexos apurados e movimentos precisos. Portanto, funciona mais com tarefas práticas, exercícios físicos e quando as pessoas colocam suas habilidades em prática.


    - MUSICAL: refere-se a têm facilidade para distinguir sons, compor músicas, tocar instrumentos musicais e aprender ritmos e canções se encaixam nesta categoria. A música também tem relação com as emoções, ajudando a incentivar a sensibilidade.


    - INTRAPESSOAL: relacionada à introspecção, expressa-se na capacidade de se conhecer. É a mais rara inteligência sob domínio do ser humano pois está ligada a capacidade de neutralização dos vícios, entendimento de crenças, limites, preocupações, estilo de vida profissional, autocontrole e domínio dos causadores de estresse, entre outros diversos comandos de vida que permite a pessoa identificar hábitos inconscientes e transformá-los em atitudes conscientes.


    - INTERPESSOAL: refere-se à capacidade de interagir e lidar com pessoas, expressando-se pela habilidade de entender as intenções, motivações e desejos dos outros. Quem tem essas habilidades normalmente apresenta capacidade de ensinar e liderar, além de gostar de participar de projetos que envolvam várias pessoas. 


    - LÓGICO-MATEMÁTICA: como dissemos, essa é uma das habilidades mais clássicas e conhecidas; e trata da capacidade de identificar padrões lógicos em linhas de raciocínio. Está diretamente relacionado aos números. As pessoas que têm esse fator determinante conseguem desenvolver raciocínios lógicos e solucionar problemas facilmente.


    - LINGUÍSTICA: é a capacidade de usar a linguagem na transmissão de ideias, tanto na forma escrita quanto na oral. As pessoas que têm facilidade nessa área conseguem aprender rapidamente línguas estrangeiras, além de se expressar bem pela fala e escrita.


    - EXISTENCIAL: relacionada a assuntos como a formação do mundo, o sentido da vida e questionar a existência humana. Ela está ligada aos hábitos familiares e suas crenças.


    - NATURALISTA: tem a ver com a sensibilidade à natureza, aos animais e ao meio ambiente. Os assuntos relacionados a esse mundo trazem grande empolgação e envolvimento.




    Gabarito do Professor: ERRADO.
  • Toda habilidade interpessoal é aprendida, e portanto pode ser desenvolvida, por esse motivo é uma atribuição desejável aos gerentes, supervisores e líderes de equipes.


ID
3587737
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2015
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No processo de comunicação, o ato de escutar refere- se:

Alternativas

ID
3588349
Banca
IESES
Órgão
BAHIAGÁS
Ano
2015
Disciplina
Psicologia
Assuntos

No ato de se comunicar, o processo de escuta possui alguns filtros que não permitem que a mensagem seja assimilada de forma satisfatória. Esses filtros são:

Alternativas

ID
3626383
Banca
FCC
Órgão
TRF - 4ª REGIÃO
Ano
2009
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O envolvimento no processo decisório vai além da simples comunicação. Envolver significa consultar as pessoas, individualmente ou em grupo, sobre a solução de problemas, no nível do local de trabalho. As pessoas passam a auxiliar os gerentes a tomar decisões. Há três modalidades principais de envolvimento no processo decisório: decisões participativas, equipes autogeridas e 

Alternativas

ID
3675847
Banca
FAURGS
Órgão
HCPA
Ano
2016
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre comunicação grupal, considere as afirmações abaixo. 
 
I - A fala é instrumento essencial na comunicação das mensagens dúbias ou polêmicas. 
II - Todo emissor tem um estilo próprio de transmitir, o que, de modo geral, traduz a personalidade grupal. 
III - Quando há uma patologia do receptor, por mais apropriada que tenha sido a emissão da mensagem, essa pode não cumprir a sua finalidade. 
 
Quais estão de acordo com o pensamento de Zimerman (2010)?

Alternativas

ID
3691480
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2017
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Tendo em vista aspectos gerais das organizações, julgue os itens que se seguem.

A comunicação é capaz de influenciar os indivíduos na busca dos objetivos organizacionais e fazer com que eles se comprometam com a organização. 

Alternativas

ID
3896356
Banca
Quadrix
Órgão
CFP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Segundo Dubrin (2003), a comunicação é um fenômeno social que afeta indiscutivelmente o alcance de resultados organizacionais. Ao estudar tal fenômeno, percebe‐se que as mensagens veiculadas na organização passam por vários canais ou caminhos diferentes e estes podem ser categorizados pela direção que seguem. A partir dessa classificação, julgue os itens a seguir.


I Os canais formais de comunicação são os caminhos oficiais para o envio de informações dentro e fora da organização, sendo claramente especificados, em uma organização burocrática, em seus diversos níveis.

II Os canais de comunicação são mais fáceis de seguir na moderna organização em rede, uma estrutura esférica que pode rotar equipes de trabalho autogerenciadas e outros recursos ao redor de uma base comum de conhecimento.

III O propósito principal da organização em rede é criar alianças temporárias com outras empresas para capitalizar a combinação de talentos.


Assinale a alternativa correta.

Alternativas

ID
3966943
Banca
CIEE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação é de extrema importância e primordial no processo de gestão de pessoas. Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta a importância dessa pontuação.

Alternativas

ID
3991279
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Sobre a comunicação, podemos afirmar que

Alternativas

ID
3991282
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Assinale a alternativa que apresenta um item que faz parte da comunicação não verbal.

Alternativas

ID
3991288
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
UFMS
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Como o processo de comunicação funciona como um sistema aberto, é comum ocorrer problemas, entre eles as barreiras que impedem uma comunicação eficaz. Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta aquelas que podem causar essas barreiras.


I. Ruído.

II. Medo.

III. Gestos.

IV. Percepção Seletiva.

Alternativas

ID
4006108
Banca
IDECAN
Órgão
EBSERH
Ano
2014
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A comunicação é um processo característico das relações interpessoais. Por meio desse processo acontecem as inúmeras tentativas de compreender e de fazer-se entender pelo outro. Nele estão incluídas, ainda, percepções, possibilidades de conflito e de persuasão. Um mecanismo pelo qual é possível eliminar ou suavizar as falhas de comunicação é denominado read back, ou seja, a repetição ou validação de uma determinada informação recebida com vistas a facilitar o entendimento, assim como reforçar a informação recebida, prevenindo o comprometimento da assistência em saúde. Nesse sentido, assinale a alternativa que contenha, respectivamente, conhecimentos, habilidades e atitudes necessários para o desenvolvimento da comunicação em saúde.

Alternativas
Comentários
  • Alguma referência?


ID
4143568
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

O processo de socialização está no relacionamento, e para poder ter um bom relacionamento interpessoal na organização é necessário ter cuidado para não deteriorar os relacionamentos com postura de

Alternativas

ID
4143571
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
EBSERH
Ano
2015
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Os relacionamentos interpessoais é um tema fundamental para as organizações, pois esses relacionamentos

Alternativas
Comentários
  • "favorecendo o trabalho em cooperação e formação de equipes de trabalho." Gab A


ID
4143730
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos de comunicação em psicologia da saúde, julgue o item seguinte.

O modelo de hipótese cognitiva da adesão defende que é possível prever a adesão pela combinação da satisfação do paciente em relação à consulta com a compreensão das informações comunicadas pelo profissional de saúde e a capacidade do paciente de recordar essas informações.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito CERTO

    "De acordo com o modelo da hipótese cognitiva da adesão de Ley (figura 1), a adesão à terapêutica pode ser prevista através da combinação do fator satisfação do paciente relativamente à consulta, com os fatores compreensão da informação transmitida na consulta e a memorização dessa mesma informação, isto é, a satisfação do doente com a consulta, nomeadamente se este compreendeu e memorizou as informações dadas pelos profissionais de saúde, são determinantes para predizer adesão à terapêutica (Ogden, 2004)."

    Fonte: https://ubibliorum.ubi.pt/bitstream/10400.6/2681/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20de%20Mestrado.pdf


ID
4143733
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Acerca dos processos de comunicação em psicologia da saúde, julgue o item seguinte.

A interdisciplinaridade é uma estratégia legítima de trabalho no campo da saúde de classificação epistemológica, em que se admite o esforço conjugado de vários profissionais para alcançar os significados do processo saúde-doença.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito: CERTO

    A interdisciplinaridade é uma estratégia legítima de trabalho no campo da saúde de classificação epistemológica, em que se admite o esforço conjugado de vários profissionais para alcançar os significados do processo saúde-doença.

  • A interdisciplinaridade caracteriza-se pela intensidade das trocas entre os especialistas e pelo grau de interação real das disciplinas.

    Certo

  • Mas a letra E diz que é crime? " E )A entrega de filho menor à pessoa sabidamente inidônea se caracteriza ainda quando o agente não tenha intuito de lucro."

    Se caracteriza o que? Contravenção Penal? Infração Administrativa? Por mais boa vontade que se tenha, não dá pra presumir que a questão se refere a crime.


ID
4143784
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
HUB
Ano
2010
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com relação à definição e às características de adesão aos tratamentos, julgue o item a seguir.

A adesão é um fenômeno multidimensional e multideterminado. Vários fatores podem influenciar a adesão: pessoais, socioculturais e econômicos, relacionados com a doença, ligados ao tratamento, relativos à organização dos serviços e a fatores interpessoais (qualidade da relação equipe–paciente). Recentemente, várias pesquisas têm demonstrado que os fatores interpessoais e relacionados com a organização do serviços são os que trazem menos impacto para a qualidade da adesão.

Alternativas
Comentários
  • A adesão é um fenômeno multidimensional e multideterminado. Vários fatores podem influenciar a adesão: pessoais, socioculturais e econômicos, relacionados com a doença, ligados ao tratamento, relativos à organização dos serviços e a fatores interpessoais (qualidade da relação equipe–paciente). Recentemente, várias pesquisas têm demonstrado que os fatores interpessoais e relacionados com a organização do serviços são os que trazem menos impacto para a qualidade da adesão.

    O correto seria: [...] várias pesquisas têm demonstrado que os fatores interpessoais e relacionados com a organização do serviços são os que trazem mais impacto para a qualidade da adesão.


ID
4145638
Banca
UFCG
Órgão
UFCG
Ano
2016
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A emergência da discussão em torno da inteligência emocional desenvolveu-se juntamente com o avanço da neurociência que fundamentou muitas das assertivas em torno do modelo proposto por Goleman. Nesse modelo, são fundamentais quatro aspectos básicos denominados de domínios genéricos. Entre esses domínios EXCETUA-SE:

Alternativas