SóProvas


ID
318049
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Com referência à pesquisa e intervenção em organizações, julgue os itens seguintes.

A duração da jornada de trabalho, os níveis salariais e as condições de pagamento são exemplos de variáveis independentes normalmente utilizadas em pesquisas experimentais nas organizações.

Alternativas
Comentários
  • Segundo Kerlinger (1973), um experimento é "um tipo de pesquisa científica no qual o pesquisador manipula e controla uma ou mais variáveis independentes e observa a variação nas variáveis dependentes concomitantemente à manipulação das variáveis independentes.”

    O propósito de manipular e medir as variáveis no experimento é captar causalidade (relação entre causa e efeito). As variáveis independentes são responsáveis pelas possíveis causas, e as variáveis dependentes sinalizam os efeitos 

    .
    Logo, duração da jornada de trabalho, osníveis salariais e as condições de pagamento são variáveil DEPENDENTES que sinalizam possíveis EFEITOS.
  • Então, de acordo com o comentário acima, esta questão está errada.
  • Acredito que são variáveis independentes, sim.
    A variável dependente, numa pesquisa dessas, poderia ser, por exemplo, a satisfação no trabalho.

  • A Teoria da contingência ou Teoria contingencial enfatiza que não há nada de absoluto nas organizações ou na teoria administrativa. Tudo é relativo. Tudo depende. A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização. As variáveis ambientais são variáveis independentes, enquanto as técnicas administrativas são variáveis dependentes dentro de uma relação funcional. Na realidade, não existe uma causalidade direta entre essas variáveis independentes e dependentes, pois o ambiente não causa a ocorrência de técnicas administrativas. Em vez de relação de causa e efeito entre as variáveis do ambiente (independentes) e as variáveis administrativas (dependentes), existe uma relação funcional entre elas. Essa relação funcional é do tipo "se-então" e pode levar a um alcance eficaz dos objetivos da organização.

    A relação funcional entre as variáveis independentes e dependentes não implica que haja uma relação de causa-e-efeito, pois a gestão é ativa e não passivamente dependente na prática da gestão contingencial. O reconhecimento, diagnóstico e adaptação à situação são certamente importantes, porém, eles não são suficientes. As relações funcionais entre as condições ambientais e as práticas administrativas devem ser constantemente identificadas e especificadas.


  • Variável independente, pois poderá ser manipulado pelo pesquisador durante a pesquisa. Quanto a depende são aquelas as quais podem ser afetadas pelas independentes durante uma pesquisa, por exemplo, o desempenho e a produtividade. Spector (2010)

  • → Variáveis dependentes: quando as variáveis mantêm uma relação entre elas;

     

    → Variáveis independentes: quando as variáveis NÃO TÊM relação alguma.

         É o caso dos exemplos dessa questão.

     

     

    * GABARITO: CERTO.

     

    Abçs.

  • → Variáveis dependentes: quando as variáveis mantêm uma relação entre elas;

     

    → Variáveis independentes: quando as variáveis NÃO TÊM relação alguma.

         É o caso dos exemplos dessa questão.