SóProvas


ID
318115
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
STM
Ano
2011
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito da avaliação neuropsicológica, julgue os itens subsequentes.

Com base nas hipóteses sobre déficit cognitivo é que se selecionam os testes para avaliação neuropsicológica.

Alternativas
Comentários
  • Não entendi a questão, alguém pode me ajudar?
    Acredito que a avaliação neuropsicológica engloba outros aspectos além do défti cognitivo.
  • Pelo que eu entendi, todos os testes psicológicos, para serem aplicados em uma avaliação psicológica, devem ser selecionados de acordo com as hipóteses iniciais e objetivos da avaliação. Dessa forma, se há uma suspeita ou hipótese de déficit cognitivo, é aí que podem ser selecionados os testes para avaliação neuropsicológica.
  • "Na área da avaliação neuropsicológica, conforme Lezak (1995), uma das maiores autoridades no assunto, há duas regras que, em hi- pótese alguma, podem ser quebradas: a) “Trate cada paciente como um indivíduo” e b) “Pense a respeito do que você está fazendo” (p.110). Talvez você considere essas regras por demais elementares para serem propostas. Mas a idéia básica é de que todo o exame, todas as estratégias usadas, as tarefas propostas e toda a sua atenção, numa avaliação neuropsicológica, têm de se adequar às particularidades individuais do examinando, às suas necessidades, bem como às suas competências e limitações. Isso vale dizer que, por mais que um psicólogo tenha especial preferência pelos ensinamentos freudianos, frente a um adulto que apresentou mudanças de personalidade marcantes, afetando funções cognitivas, ele não vai se contentar em dizer que tais sintomas podem ter uma explicação psicodinâmica (Weinstein & Seidman, 1994), ainda que saiba que a depressão pode ter efeitos sobre a atenção, concentração e memória. Não, cada caso é um caso, que deve ser examinado sob todas as perspectivas adequadas, a partir de hipóteses fundamentadas e não na base de idéias preconcebidas. Portanto, se as questões do encaminhamento envolvem menção de dificuldades cognitivas associadas com mudanças marcantes de personalidade, num adulto, essas dificuldades constituem obrigatoriamente um primeiro foco de atenção. Entre as dimensões de comportamento, a que é o principal objeto de análise, na avaliação neuropsicológica, é a cognição (e, particularmente, a memória), seja por serem os prejuízos das funções cognitivas os principais correlatos de alterações cerebrais, seja por sua acessibilidade à mensuração, mas isso não significa que os problemas do SNC não se reflitam em outras dimensões do comportamento (Lezak, 1995). São prioridades no exame que se estabelecem." 
    (Livro Psicodiagnóstico V, pag 171, Jurema).

  • Tatiana, alguns problemas no sistema nervoso central (que não sejam particularmente mémoria e cognição) podem refletir em outras dimensões do comportamento, no entanto, a questão nos fala de hipótese de déficit cognitivo, sendo assim, a avaliação é neuropsicológica. 

    capitulo 15 " O ABC da avaliação neuropsicológica"

    . Psicodiagnóstico V Jurema Alcides Cunha

  • Errei a questão mas aprendi com os comentários! Obrigado pessoal!