SóProvas


ID
3187147
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Rogério, servidor público, foi encaminhado pelo setor de recursos humanos ao serviço médico da instituição onde trabalha após seus colegas estranharem seu comportamento nas duas últimas semanas. Ao ser indagado pelo profissional competente, Rogério disse ter visto, em dada ocasião, seu chefe espioná-lo no trabalho e, nos últimos dias, afirma tê-lo visto do outro lado da rua de sua residência, sempre na hora que ele sai para trabalhar. Rogério afirma, ainda, ter feito uso de alguns medicamentos dos quais desconhece a composição e a nomenclatura.

Com relação a esse caso clínico, julgue o item seguinte.


O quadro de delírio persecutório deverá ser descartado caso Rogério estivesse usando a substância dietilamida do ácido lisérgico, que não causa quadro alucinógeno.

Alternativas
Comentários
  • A dietilamida do ácido lisérgico é o LSD, que causa quadro alucinógeno. O LSD pode causar delírios, em geral de natureza persecutória...

  • TRANSTORNO PSICÓTICO INDUZIDO POR SUBSTÂNCIA/MEDICAMENTO

    Pessoas com esses transtornos podem apresentar sintomas sugestivos de transtorno delirante. Por exemplo, delírios persecutórios simples.Um delírio psicótico induzido por substância/medicamento pode, em uma observação transversal, ter sintomatologia idêntica ao transtorno delirante, mas pode ser diferenciado pela relação cronológica do uso da substância com o aparecimento e a remissão das crenças delirantes.

    DIETILAMIDA DO ÁCIDO LISÉRGICO (LSD)

    É uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranoia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, despersonalização, perda do controle emocional, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, dificuldade de concentração, perturbações da memória, desvario causado por uma “viagem ruim”.

    Quem escolheu a busca não pode recusar a travessia - Guimarães Rosa

    Gabarito: Errado

  • Dietilamida do Ácido Lisérgico = LSD 

    LSD = Alucinógeno

    GABARITO: ERRADO.

  • Galera que curte música eletrônica acertando

  • Da pra matar a questão por lógica. Se a substância não causa efeito alucinógeno (que já não é verdade) então aí que não deveria descartar a possibilidade de delírio persecutório mesmo.

  • COMENTÁRIOS: A dietilamida do ácido lisérgico é o LSD, que causa quadro alucinógeno. Esta droga pode causar delírios, em geral de natureza persecutória.

     

     

    DIETILAMIDA DO ÁCIDO LISÉRGICO (LSD)

     

    É uma das mais potentes substâncias alucinógenas conhecidas. O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranoia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, despersonalização, perda do controle emocional, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, dificuldade de concentração, perturbações da memória, desvario causado por uma “viagem ruim”.

     

     

    Gabarito: Errado.