SóProvas


ID
3187246
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A respeito de aspectos relacionados à violência familiar, julgue o item a seguir.

A avaliação da vítima de violência psicológica no contexto familiar deve ser feita por meio de instrumentos padronizados, sem uso de entrevista, para assegurar a confiabilidade das informações obtidas, o respeito à privacidade e a proteção da vítima..

Alternativas
Comentários
  • Se levar em consideração livros, como Psicodiagnóstico V (Alcides Cunha) e Semiologia dos Transtornos Mentais (Paulo Dalgalarrondo), que possuem capítulos e sessões especifcamente sobre a importância da entrevista (semiestruturada) e como ela é crucial para o diagnóstico. Mesmo que eles não discorram sobre a avaliação psicológica nesse contexto, eles abordam o assunto em linhas gerais q pode ser aplicado ao contexto jurídico.

    ITEM ERRADO.

  • Errado!

    "sem o uso de entrevista..." Parei e ler.

  • COMENTÁRIOS: Há dois erros na questão. O primeiro é quando a assertiva afirma que a avaliação da vítima de violência psicológica deve ser feita por instrumentos padronizados. Não existe um padrão estabelecido de técnicas para avaliação psicológica nesse contexto. Assim, a avaliação pode se utilizar de instrumentos padronizados (como testes ou instrumentos) ou não. Isso fica a critério do profissional.

    O segundo erro é afirmar que o psicólogo não deve fazer o uso da entrevista. Sabe-se que a entrevista é uma importante e valiosa ferramenta no contexto da avaliação psicológica. Ela, inclusive, serve também para validar as informações coletadas num instrumento padronizado que o psicólogo venha a usar.

    Gabarito: Errado.

  • A entrevista é insubstituível!

    Gabarito Errado!