SóProvas


ID
3187285
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, a institucionalização deveria ser excepcional e provisória, sem caracterizar privação de liberdade. Entretanto, na realidade brasileira, há crianças e adolescentes abrigados que permanecem institucionalizados por toda a infância, e até atingem a maioridade nessa condição. Com relação a esse assunto, julgue o próximo item.


A entrada de um adolescente em um abrigo é um momento facilitador do seu processo de desenvolvimento emocional e social, porque, com isso, ele é introduzido em um ambiente novo, onde há pessoas novas, regras a serem seguidas por todos, rotinas adequadas e autoridade única.

Alternativas
Comentários
  • Alguém para comentar?

  • Pessoal, as questões de psicologia quase nunca têm vídeos ou comentários so professores. Vamos pedir ao QC assim a gente consegue ter melhores desempenhos =)

  • "Experiência de entrada na instituição (a entrada em acolhimento foi descrita pelas crianças como uma experiência difícil, dolorosa, sendo acompanhada por sentimentos de tristeza, medo, mal-estar, nervosismo, solidão e vergonha. O afastamento da família, dos amigos, da sua casa e escola, surgem como factores chave nesta vivência negativa. Aquando da entrada em acolhimento, as crianças salientaram o medo de não voltar para casa e não voltar a ver os pais, de ser afastadas dos irmãos, de ficar muito tempo na instituição, de não gostar das pessoas e de não ser aceite pelas pessoas, como os pensamentos que mais frequentemente os afligiam);"

    Trecho tirado do artigo:

    "Percepções de Crianças e Adolescentes Institucionalizados sobre o Processo de Institucionalização e a Experiência na Instituição" por Tânia Carvalho & Celina Manita, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto

    Apesar de ser um artigo de Portugal ajudou a esclarecer a questão. Espero ter ajudado!

  • Gratidão pelo artigo, Joana. Ajudou muito. Além de esclarecer a questão de forma muito pertinente, ainda é uma excelente fonte de material para estudo.

  • Gabarito Item Errado

    Pelo contrário, a entrada em um abrigo atrapalha o desenvolvimento emocional e social, tanto do adolescente quanto da criança, porque seus espaços de convivência e suas relações se tornam mais limitadas.

  • Vamos analisar com atenção a assertiva:

    "A entrada de um adolescente em um abrigo é um momento facilitador do seu processo de desenvolvimento emocional e social, porque, com isso, ele é introduzido em um ambiente novo, onde há pessoas novas, regras a serem seguidas por todos, rotinas adequadas e autoridade única."


    Ao contrário, né... o abrigamento decorre de um rompimento do vínculo familiar, de uma situação de vulnerabilidade na qual se encontra o adolescente.  Não há como apontar um determinismo no prejuízo do desenvolvimento em razão disso, visto que há que se considerar demais fatores envolvidos, como a resiliência do próprio adolescente; porém podemos apontar, com certa confiança que esse também não é um facilitador do desenvolvimento, não é mesmo?!

    GABARITO: ERRADO