SóProvas


ID
3189403
Banca
COPEVE-UFAL
Órgão
UFAL
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Existe uma discussão mais que centenária, desnecessária e quase idiota na literatura brasileira: Capitu traiu Bentinho? Bentinho, que, depois de velho, ficou conhecido como Dom Casmurro. Invenção do Machado de Assis, considerado pelos acadêmicos um dos melhores escritores da língua portuguesa. [...]

PRATA, Mário. Mário Prata entrevista uns brasileiros. 1ª ed. Rio de Janeiro: Record. 2015 (fragmento).


No período: “Existe uma discussão mais que centenária, desnecessária e quase idiota na literatura brasileira...”, substituindo-se a forma verbal “Existe” por uma locução e “uma discussão” por “discussões”, obtém-se:  

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA A

    A) Deve haver discussões mais que centenárias, desnecessárias e quase idi/otas na literatura brasileira...

    B) Deve haver discussões mais que centenária, desnecessária e quase idi/ota na literatura brasileira...

    C) Devem haver discussões mais que centenárias, desnecessárias e quase idi/otas na literatura brasileira ? verbo "haver" com sentido de "existir" é um verbo impessoal e deve ficar no singular (=deve haver).

    D) Deve existir discussões mais que centenárias, desnecessárias e quase idi/otas na literatura brasileira ? o verbo "existir" é pessoal e deve ser flexionado para concordar com o sujeito posposto "discussões", o auxiliar deve flexionar-se (=devem existir).

    E) Devem existir discussões mais que centenária, desnecessária e quase idi/ota na literatura brasileira ? discussões centenárias.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Verbo haver com sentido de existir, fica na 3 ª pessoa do singular, porque é impessoal. Assim como os auxiliares também devem ficar na 3ª pessoa do singular, porque acompanham verbos impessoais e estes não sofrem flexão, ou seja, não vão ao plural.

  • Gabarito A

    Formas corretas:

    Deve haver discussões

    Devem existir discussões

    discussões centenárias,

    discussões desnecessárias

    discussões idiotas