SóProvas


ID
3193264
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-AM
Ano
2019
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

Francisca, com sessenta anos de idade, trabalha como servidora pública da administração direta de Manaus e lá reside com seu esposo, Juarez, que tem sessenta e cinco anos de idade e é aposentado, e com seu neto, Antônio, de dezesseis anos de idade. O salário que Francisca recebe hoje é superior a dois salários mínimos e a aposentadoria do Juarez é de um salário mínimo.


Considerando essa situação hipotética, julgue os itens subsecutivos, de acordo com o Estatuto do Idoso, a Lei Maria da Penha e a lei que institui o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (SINASE).


Juarez faz jus ao recebimento do benefício de prestação continuada (BPC), pago conforme os termos da Lei Orgânica da Assistência Social

Alternativas
Comentários
  • Idosos com idade de 65 (sessenta e cinco) anos ou mais, cuja renda per capita familiar seja inferior a ¼ (um quarto) do salário mínimo vigente.

  • GABARITO: ERRADO

    ? Incorreto, visto que a renda deles ultrapassa o critério de 1/4 do salário mínimo vigente por pessoa, Juarez não tem direito ao BPC.

    ? Segundo a LOAS (8742/93), art. 20: § 3º Considera-se incapaz de prover a manutenção da pessoa com deficiência ou idosa a família cuja renda mensal p-er capita seja inferior a 1/4 (um quarto) do salário-mínimo. (Redação dada pela Lei nº 12.435, de 2011).

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Juarez já dispõe de benefício previdenciário (aposentadoria).

  • Não faz parte pois a família tem as condições de prove sua manutenção.

  • não faz jus, já é aposentado né.

    LoreDamasceno.

  • Juarez já é aposentado não tem direito mesmo ao BPC.

  • o cara já é aposentado, vai querer BPC pra que. Juarez, vai trabalhar !