SóProvas


ID
3195055
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
ADEPARÁ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um texto sobre a gentileza

Por Martina Sarzi Neubüser Gentileza.


      Gentileza. Palavrinha leve, soa fresca como brisa de verão. Alimenta a boca de quem fala e aquece os ouvidos de quem escuta. Quatro sílabas de humanidade genuína, na sua mais pura forma. Gentileza, ao contrário do que pode nos parecer hoje em dia, não é ato de outro mundo: é aquilo que nos faz mais irmãos, mais iguais, mais humanos. Gentileza não é puxar o saco. Não é dar mais importância ao outro do que a si mesmo. Não confunda. Gentileza é se doar para se sentir completo. É amar para se sentir, simplesmente, capaz de doar seu amor sem esperar coisa em troca. É estender a mão e, quando nos for estendida, é não pedir o braço. É olhar o mundo com bons olhos e incentivar que outros também façam isso.

      É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. É servir uma xícara de café de bom grado. Gentileza de verdade não é obrigação, é virtude, é colher de chá. Na gentileza não pode haver cobrança, isso desvirtua seu sentido. Gentileza é dar e não esperar o troco, muito menos devolução. Vai além de ajudar; gentileza é cativar. Faz válida a nossa existência ao produzir frutos que não apodrecem, mas se multiplicam. É falar, mas é também calar.  E, muitas vezes, o silêncio é mais gentil que qualquer palavra amiga. Quem é gentil cultiva um jardim dentro de si, não edifica castelos. Castelos são feitos de tijolos, tijolos trazem peso. Flores purificam, embelezam, trazem felicidade. E o jardim permanece ali: gentil. Com uma nova muda a cada gentileza. Depois de um tempo, ele cresce sem que percebamos. Os atos gentis tornam-se involuntários e, nesse momento, estamos floridos da cabeça aos pés.

      Seja gentil, o mundo precisa da sua gentileza. Doe-se e verá que, mesmo parecendo contraditório, se sentirá mais completo.

Disponível em: <https://www.contioutra.com/um-texto-sobre-a-gentileza/>. Acesso em: 12 set. 2018.

Sobre o texto, é correto afirmar que

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA D

    A) os períodos muito longos que formam o texto geram problemas de coesão que dificultam a leitura e a interpretação ? incorreto, não dificultam de forma alguma.

    B) não há a utilização de figuras de linguagem, assim ele se caracteriza como um texto meramente informativo ? incorreto, no começo já temos a figura de linguagem comparação ou símile, é usado a conjunção subordinativa "como" para se fazer uma comparação (=Palavrinha leve, soa fresca como brisa de verão).

    C) a repetição do verbo ?é?, no início dos períodos, caracteriza a função metalinguística da linguagem, a qual prevalece no texto todo ? incorreto, a função metalinguística é quando o objetivo da mensagem é a própria linguagem utilizada no momento da comunicação; o verbo "é" foi usado como uma forma de acentuação da ideia, forma enfática.

    D) ?gentileza? é usada no início do texto como se fosse um período completo, já que esbarra em um ponto final e funciona como o sujeito de diversas orações no decorrer do texto, sendo, por vezes, omitida propositadamente, já que o leitor consegue recuperar o seu sentido devido à importância do vocábulo para a interpretação do texto ? correto, marca a ideia de completude (=gentileza e mais nada, algo que é completo por si só); diversas vezes o substantivo encontra-se omitido (="GENTILEZA" É levar flores em um momento difícil ou, simplesmente, levar companhia. "GENTILEZA" É servir uma xícara de café de bom grado).

    E) a gentileza é apenas uma forma de conseguir manter por perto pessoas agradáveis ? incorreto, o texto transmite a ideia de que é um ato bem mais amplo, algo que faz bem a quem pratica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Período sem verbo é difícil. Período é a frase constituída de uma ou mais oraçoes. Estou sem til.

  • O instituto AOCP força viu. Período sem verbo? Difícil! Bola pra frente.

  • A alternativa fala "como se fosse um período completo"; em nenhum momento a questão diz que "Gentileza." é período.
  • Período sem verbo?? A gente que lute...