SóProvas


ID
3202255
Banca
FCC
Órgão
SANASA Campinas
Ano
2016
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Atenção: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Assembleia Geral da ONU reconhece saneamento como

direito humano distinto do direito à água potável


      Uma resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas, adotada recentemente, reconheceu o saneamento básico como um direito humano separado do direito à água potável. A decisão pretende chamar a atenção para a situação de mais de 2,5 bilhões de pessoas que vivem sem acesso a banheiros e sistemas de esgoto adequados no mundo todo.

      De acordo com o relator especial da ONU sobre os direitos humanos à água potável e ao saneamento básico, o brasileiro Léo Heller, a deliberação “dá para as pessoas uma percepção mais clara do direito ao saneamento, fortalecendo sua capacidade de reivindicá-lo quando o Estado falha em prover os serviços ou quando eles não são seguros, são inacessíveis ou sem a privacidade adequada”. A resolução da Assembleia reconheceu a natureza distinta do saneamento em relação à água potável, embora tenha mantido os direitos juntos.

      Para Heller, a ausência de estruturas sanitárias adequadas tem um “efeito dominó”, prejudicando a busca e o usufruto de outros direitos humanos, como o direito à saúde, à vida e à educação. A falta de saneamento favorece a transmissão de doenças infecciosas, como cólera, hepatite e febre tifoide. Segundo estudo recente realizado pela ONU, somadas as abstenções escolares de todos os alunos no mundo, problemas ligados à falta de saneamento e água fazem com que 443 milhões de dias letivos sejam perdidos todos os anos.

(Adaptado de: https://nacoesunidas.org/assembleia-geral-da-onu-reconhece-saneamento-como-direito-humano-distinto-do-direito-a-agua-potavel)

A resolução da Assembleia reconheceu a natureza distinta do saneamento em relação à água potável, embora tenha mantido os direitos juntos. (2° parágrafo)


Ao reescrever-se a frase acima em dois períodos distintos, sem prejuízo do sentido e da correção gramatical, a vírgula será substituída por ponto final e a expressão sublinhada por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito D

    "A resolução da Assembleia reconheceu a natureza distinta do saneamento em relação à água potável, embora tenha mantido os direitos juntos. (2o parágrafo) "

    ⇢ Temos uma conjunção concessiva que indica oposição entre ideias. Portando, é equivalente a frase "Contudo, manteve os direitos juntos. (2º parágrafo)"

  • GABARITO: LETRA D

    → A resolução da Assembleia reconheceu a natureza distinta do saneamento em relação à água potável, embora tenha mantido os direitos juntos → conjunção subordinativa concessiva trazendo a ideia de oposição, sem invalidar a ideia apresentada anteriormente.

    A) Pois que mantinha → conjunção coordenativa conclusiva, não queremos ideia de conclusão.

    B) Apesar de ter mantido-secolocação pronominal incorreta, em locução verbal formada por verbo no particípio, não se pode colocar o pronome após o verbo no particípio (depois de -ado e -ido nada é metido).

    C) Portanto, manteve-se → conjunção coordenativa conclusiva, não queremos ideia de conclusão e o correto é "mantiveram-se" os direitos (voz passiva sintética, concordância deve ser feita no plural concordando com o sujeito paciente).

    D) Contudo, manteve → conjunção coordenativa adversativa, a mesma traz a ideia de oposição e verbo conjugado corretamente no singular.

    E) Todavia, manteram-se → o correto é "mantiveram-se".

    em locução verbal formada por verbo no particípio, não se pode colocar o pronome após o verbo no particípio (depois de -ado e -ido nada é metido).

  • Quem manteve? A resolução!