SóProvas


ID
3212776
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
Prefeitura de Pinhais - PR
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Experiências parisienses


      Rubinstein apoiou fortemente Villa-Lobos na realização de seu sonho de longa data: ir a Paris para poder, lá, dedicar-se exclusivamente a seu trabalho de composição. Para fundar o projeto em uma base realista, Rubinstein sugeriu estabelecer um plano de financiamento que foi adotado por alguns amigos de Villa-Lobos. A imprensa relatou sobre isso: “Tudo indica que é chegado o momento de encaminhar para a Europa esse formoso talento que ontem foi delirantemente aplaudido”.

      Para colocar à disposição os meios necessários, o deputado Arthur Lemos apresentou uma proposta na câmara municipal de vereadores em julho de 1922 sob o título: “Para a divulgação de nossa música no exterior”. Foram pedidos 108 contos de réis – segundo a moeda de hoje, aproximadamente, 30 mil reais – para que pudessem ser realizados, ao total, 24 concertos com obras de compositores brasileiros nas capitais musicais da Europa. Já em 1912, Nepomuceno, Oswald, Braga e Nascimento haviam encaminhado uma iniciativa semelhante para o jovem compositor, muito promissor, Glauco Velásquez. O projeto contudo, fracassou, e Velásquez morreu dois anos mais tarde.

      A fim de propagar seu objetivo, Villa-Lobos realizou uma série de oito concertos – quatro no Rio de Janeiro, quatro em São Paulo –, os quais ele dedicou a algumas personalidades de destacada posição social: ao presidente Epitácio Pessoa, ao vice-presidente Estácio Coimbra, ao senador Marcílio Lacerda e ao milionário Arnaldo Guinle. [...]

      Apesar de todos os esforços, Villa-Lobos não conseguiu influenciar o ambiente no sentido intencionado. Não houve número considerável de público nem uma ressonância notável por parte da imprensa, e as personalidades importantes solicitadas também se mantiveram reservadas. O quarto concerto no Rio de Janeiro teve até mesmo de ser cancelado, já que não houve venda suficiente de ingressos. Ronald de Carvalho censurou, por conseguinte, em um artigo de jornal, a “decadência” do público no Rio de Janeiro. [...]

NEGWER, M. Villa-Lobos. O florescimento da música brasileira. São Paulo: Martins Fontes, 2009. p. 141-142. (adaptado) 

Considerando as palavras do primeiro parágrafo, assinale alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA B

    A) ?apoiou? apresenta três sílabas e um tritongo; ?realização?, cinco sílabas e um hiato ? incorreto, temos um ditongo "ou" e não um tritongo.

    B) ?sonho? apresenta duas sílabas e um dígrafo; ?longo?, um dígrafo vocálico ? correto, so-nho (=dígrafo consonantal "nh") e longo (dígrafo vocálico "on").

    C) ?exclusivamente? apresenta seis sílabas e um dígrafo vocálico; ?trabalho?, três sílabas e dois encontros consonantais ? um encontro consonantal perfeito (=mesma sílaba "tr") em dígrafo consonantal "lh".

    D) ?imprensa? apresenta três sílabas e três encontros consonantais; ?isso?, duas sílabas que devem ser divididas como is.so ? somente um encontro consonantal perfeito "pr".

    E) ?delirantemente? apresenta seis sílabas e dois dígrafos vocálicos; ?aplaudido?, cinco sílabas, um encontro consonantal e um hiato ? incorreto, a-plau-di-do (=4 sílabas).

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    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Não existem atalhos, tudo é repetição, repetição, repetição.

  • a-poi-ou

    NÃO seria dois ditongos?

  • A questão é sobre os assuntos encontro consonantal, dígrafo e separação silábica. Teremos que analisar cada alternativa e dizer qual traz uma explicação correta.

    ENCONTROS CONSONANTAIS

    O agrupamento de duas ou mais consoantes, sem vogal intermediária, recebe o nome de encontros consonantais: a) consoante + “l” ou “r” - são encontros que pertencem a uma mesma sílaba, como nos vocábulos pra-to, pla-ca, bro-che, blu-sa, trei-no, a-tle-ta, cri-se, cla-ve, fran-co, flan-co; b) duas consoantes pertencentes a sílabas diferentes - é o que ocorre em ab-di-car, sub-so-lo, ad-vo-ga-do, ad-mi-ti r, al-ge-ma, corte. Há grupos consonantais que surgem no início dos vocábulos; são, por isso, inseparáveis: pneu-mo-ni-a, psi-co-se, gno-mo

    ➡DÍGRAFOS

    O dígrafo ocorre quando duas letras são usadas para representar um único fonema

    ▪Dígrafos consonantais;   gu, qu, ch, lh, nh, rr, ss, sc, sç, xc, xs..

    ▪Dígrafos vocálicos.  am, an; em, en; im, in; om, on e um, un.

    a) “apoiou” apresenta três sílabas e um tritongo; “realização”, cinco sílabas e um hiato.

    Incorreta. A palavra apresenta "a- poi- ou" (três sílabas), mas não possui tritongo (tritongo são vogais e vogais juntas em trio que não se separam ex: Paraguai), "rea-li-za-ção" (5 sílabas), mas não possuí hiato, já que as semivogais e vogais permanecem na mesma sílabas.

    b) “sonho” apresenta duas sílabas e um dígrafo; “longo”, um dígrafo vocálico.

    Correta. "So-nho" (duas sílabas) e um dígrafo "nh" e "lon-go" possui um dígrafo vocálico "on".

    c) “exclusivamente” apresenta seis sílabas e um dígrafo vocálico; “trabalho”, três sílabas e dois encontros consonantais.

    Incorreta. Ex-clu-si-va-men-te ( seis sílabas) e um dígrafo "en" e "tra-ba-lho"  (três sílabas), mas só possui um encontro consonatal, pois " lh" é dígrafo.

    d) “imprensa” apresenta três sílabas e três encontros consonantais; “isso”, duas sílabas que devem ser divididas como is-so.

    Incorreta. "Im- pren-sa" (3 sílabas) e apenas um encontro consonantal e "is-so" de fato tem duas sílabas e deve se separada com os "s-s".

    e) “delirantemente” apresenta seis sílabas e dois dígrafos vocálicos; “aplaudido”, cinco sílabas, um encontro consonantal e um hiato.

    Incorreta. "De-li-ran-te-men-te" possui (seis sílabas) e dois dígrafos vocálicos "an e en" e "a-plau-di-do" possui apenas (quatro sílabas) e não cinco, também não possui hiato.

    GABARITO: B

  • A-POI-OU => DOIS DITONGOS