GABARITO: LETRA B
? Para a efetivação da Assistência Social como política pública, contudo, é imprescindível sua integração e articulação à seguridade social e às demais políticas sociais. Por isso, a concepção de Assistência Social e sua materialização em forma de proteção social básica e especial (de média e alta complexidades), conforme previsto na PNAS/SUAS, requer situar e articular estas modalidades de proteção social ao conjunto das proteções previstas pela Seguridade Social. Dito de outro modo, a Assistência Social não pode ser entendida como uma política exclusiva de proteção social, mas deve-se articular seus serviços e benefícios aos direitos assegurados pelas demais políticas sociais, a fim de estabelecer, no âmbito da Seguridade Social, um amplo sistema de proteção social.
? Fonte: Parâmetros para Atuação de Assistentes Sociais na Política de Assistência Social - CFESS.
Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3
FORÇA, GUERREIROS(AS)!!
Conceito de Seguridade Social
De acordo com o artigo 194 da Constituição Federal, seguridade social é um “conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social”.
Sendo assim, o tripé da seguridade social, em conjunto, visa garantir o direito bem-estar, amparo e justiça social a todos cidadãos.
No Brasil, a seguridade social é gerenciada pelo Ministério da Previdência Social, Ministério da Saúde e Ministério do Trabalho e Emprego, contando também com o apoio das secretarias estaduais de cada área.
As políticas públicas possuem o grande objetivo de reduzir a pobreza e a desigualdade social, sendo assim, é considerada como direito inalienável que deve estar disponível para todos os indivíduos da sociedade.
Atualmente, a seguridade é sustentada pela contribuição de empresas e trabalhadores. Os pagamentos são feitos por meio de taxas e impostos públicos que são cobrados de formas distintas para empreendimentos e funcionários.
d -A Seguridade Social deve pautar-se pelos princípios da universalização, da qualificação legal e legítima das políticas sociais como direito, do comprometimento e dever do Estado, do orçamento redistributivo e da estruturação radicalmente democrática, centralizada e participativa.
O correto é descentralizada.Só terá direito á previdencia quem contribuir,logo não é universal.A assistencia não é para todos,somente para quem dela necessitar.Espero ter contribuido.