SóProvas


ID
3222775
Banca
FCC
Órgão
SEDU-ES
Ano
2018
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Uma aprendizagem desse tipo mobiliza o funcionamento mental do indivíduo, facilitando-lhe o acesso a novas aprendizagem, pois, além do conhecimento em si, ele aprende determinadas estratégias intelectuais para ter acesso ao conhecimento, que lhe serão muito úteis não só em aprendizagens futuras, mas também na compreensão de situações novas e na proposta e intervenção de soluções para problemas que possa ter na vida, graças à sua capacidade de generalização.

Segundo o construtivismo, o verdadeiro conhecimento – aquele que é utilizável – é fruto de uma elaboração (construção)

Alternativas
Comentários
  • pessoal, resultado de um processo interno de pensamento durante o qual o sujeito coordena diferentes noções entre si, atribuindo-lhes um significado, organizando-as e relacionando-as com outras anteriores.

  • Letra D, no construtivismo o conhecimento é construído pelo sujeito e não transmitido pelo docente, o conhecimento prévio é a partir do já existente.

  • A) particular, onde o processo de aprendizado é resultado de mudanças graduais e cumulativas próprias do desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, e de forma mais acentuada no desenvolvimento crítico do adolescente.

    • Comentário: O construtivismo, teoria desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), considera, no processo de aprendizagem, tanto os fatores orgânicos quanto os ambientais. O conhecimento é construído na interação entre o sujeito e o objeto.

    B) coletiva, que exige articulação entre o pensamento individual e grupal, implicando a valorização da produção de um pensamento uniforme, bem como a valorização da obtenção de um conhecimento pronto e acabado.

    • Comentário: Essa parece começar falando algo sobre Socioconstrutivismo, porém a implicação leva para o lado do Empirismo. Vide: "De acordo com esta teoria, a aprendizagem não é determinada pelo fator genético, mas sim pelas experiências vividas ao longo da vida. Nesse contexto, o “conhecimento é só o reflexo da estrutura do ambiente, e o aprender é reproduzir a informação que recebemos

    C) individual, no qual o professor precisa interferir o mínimo possível, uma vez que o processo do desenvolvimento dos alunos é espontâneo e independente da atuação do adulto.

    • Comentário: Pela concepção construtivista, o professor deve criar contextos, conceber ações e desafiar os alunos para que a aprendizagem ocorra. O conhecimento não é incorporado diretamente pelo sujeito: pressupõe uma atividade, por parte de quem aprende, que organize e integre os novos conhecimentos aos já existentes.
    • Tal concepção se assemelha ao racionalismo (sobretudo inatismo) 

    D) pessoal, resultado de um processo interno de pensamento durante o qual o sujeito coordena diferentes noções entre si, atribuindo-lhes um significado, organizando-as e relacionando-as com outras anteriores.

    E) global, resultado de variações hereditárias que fornecem ao indivíduo vantagens adaptativas em relação às condições ambientais prevalecentes.

    • Comentário:  De acordo o racionalismo, o conhecimento é inato e o ser humano somente alcançará a verdade por meio de seus pensamentos. As fontes do saber estão na razão, e não na experiência, sendo os sentidos sempre fontes de erros

    Fonte: Un. 4, Introdução. disp. em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/07/MD_Psicologia-do-Desenvolvimento-e-da-Aprendizagem.pdf >