A) particular, onde o processo de aprendizado é resultado de mudanças graduais e cumulativas próprias do desenvolvimento intelectual e afetivo da criança, e de forma mais acentuada no desenvolvimento crítico do adolescente.
- Comentário: O construtivismo, teoria desenvolvida por Jean Piaget (1896-1980), considera, no processo de aprendizagem, tanto os fatores orgânicos quanto os ambientais. O conhecimento é construído na interação entre o sujeito e o objeto.
B) coletiva, que exige articulação entre o pensamento individual e grupal, implicando a valorização da produção de um pensamento uniforme, bem como a valorização da obtenção de um conhecimento pronto e acabado.
- Comentário: Essa parece começar falando algo sobre Socioconstrutivismo, porém a implicação leva para o lado do Empirismo. Vide: "De acordo com esta teoria, a aprendizagem não é determinada pelo fator genético, mas sim pelas experiências vividas ao longo da vida. Nesse contexto, o “conhecimento é só o reflexo da estrutura do ambiente, e o aprender é reproduzir a informação que recebemos”
C) individual, no qual o professor precisa interferir o mínimo possível, uma vez que o processo do desenvolvimento dos alunos é espontâneo e independente da atuação do adulto.
- Comentário: Pela concepção construtivista, o professor deve criar contextos, conceber ações e desafiar os alunos para que a aprendizagem ocorra. O conhecimento não é incorporado diretamente pelo sujeito: pressupõe uma atividade, por parte de quem aprende, que organize e integre os novos conhecimentos aos já existentes.
- Tal concepção se assemelha ao racionalismo (sobretudo inatismo)
D) pessoal, resultado de um processo interno de pensamento durante o qual o sujeito coordena diferentes noções entre si, atribuindo-lhes um significado, organizando-as e relacionando-as com outras anteriores.
E) global, resultado de variações hereditárias que fornecem ao indivíduo vantagens adaptativas em relação às condições ambientais prevalecentes.
- Comentário: De acordo o racionalismo, o conhecimento é inato e o ser humano somente alcançará a verdade por meio de seus pensamentos. As fontes do saber estão na razão, e não na experiência, sendo os sentidos sempre fontes de erros
Fonte: Un. 4, Introdução. disp. em: < https://www.ufsm.br/app/uploads/sites/358/2019/07/MD_Psicologia-do-Desenvolvimento-e-da-Aprendizagem.pdf >