-
GABARITO: CERTO
Departamentalização por Funções:
Consiste no agrupamento das atividades e tarefas de acordo com as principais funções desenvolvidas dentro da empresa. Compreende a criação de alguma utilidade dentro de uma economia de troca e as funções fundamentais de qualquer empresa consistem em produção, venda e financiamento, nada mais lógico do que agrupar tais atividades básicas em departamento: de produção, de vendas e de finanças.Se em função da divisão do trabalho em uma organização se departamentalizam os seus órgãos, agrupando-os de acordo com o critério de semelhança de funções, todas as atividades similares são agrupadas e identificadas pela mesma classificação funcional, como produção, vendas e finanças.
Vantagens:
A departamentalização por funções pode apresentar as seguintes vantagens:
• Quando há uma tarefa especializada ou sequência ou uma sequência de tarefas que exijam um acompanhamento mais intenso que permite agrupar os especialistas sob uma única chefia comum.
• Quando há uma exigência de produto ou serviço de qualidade superior, a departamentalização funcional garante o máximo de utilização das habilidades técnicas atualizadas das pessoas.
• Permite uma economia pela utilização máxima de pessoas, máquinas e produção em massa.
• Orienta as pessoas para uma específica atividade, concentrando sua competência de maneira eficaz e simplifica o treinamento pessoal.
A departamentalização funcional é mais indicada para circunstâncias estáveis e de pouca mudança e que requeiram desempenho continuado de tarefas rotineiras.
Aconselhada para empresas que tenham poucas linhas de produtos ou serviços e que permaneçam inalterados por longo tempo. A departamentalização funcional reflete um dos mais altos níveis de auto orientação de uma organização, de introversão administrativa.
Desvantagens:
Apresenta algumas desvantagens:
• Tende a reduzir a cooperação interdepartamental, uma vez que exige forte concentração intradepartamental e cria barreiras entre os departamentos em face da ênfase nas especialidades.
• Mostra-se inadequada quando a tecnologia e as circunstâncias externas são mutáveis ou imprevisíveis.
• Dificulta a adaptação e a flexibilidade a mudanças externas, pois a abordagem introvertida da departamentalização funcional quase não percebe e não visualiza o que acontece fora da organização.
• Tende a fazer com que as pessoas focalizem seus esforços sobre suas próprias especialidades em detrimento do objetivo global da empresa.
FONTE: WWW.PORTALEDUCAÇÃO.COM.BR
-
Sim. Porque acirra o conflito/competição interdepartamentais
-
Gab: Certo
>> Departamentalização funcional:
> Esse tipo de departamentalização pode gerar competição interdepartamental, diminuindo a comunicação interdepartamental. No entanto, a comunicação intradepartamental é excelente.
-
As vezes erramos não por não sabermos do assunto, mas por não sabermos interpretar certas palavras
Interdepartamental- Que existe ou se realiza entre departamentos.
intra- (latim intra, dentro de)
pref. Exprime a noção de dentro
Logo intra-departamental entende-se que é uma comunicação exercida dentro de um departamento.
Logo no departamento funcional tem como vantagem a alta cooperação dentro de um departamento (intradepartamental) devido a alta especialidade que esta possui.
-
Correta
Estrutura Funcional: ênfase na especialização, há isolamento.
IntErdepartamental = Entre departamentos
IntraDEpartamental = DEntro de um departamento.
Fonte: Prof: Rafael Barbosa.
-
Ao passo que no modelo funcional a cooperação intradepartamental é fortalecida, já que todos estão engajados com a mesma atividade em suas especialidades, a cooperação interdepartamental, isto é, entre departamentos distintos é enfraquecida. Essa é uma das desvantegens do modelo funcional.
GABARITO: CERTO
-
-
Certo. Na departamentalização funcional a desvantagem é que cada um fica no seu quadrado rsrs
-
Gabarito: certo
Fonte: minhas anotações FGV
--
Desvantagens da departamentalização funcional:
- grau de inovação baixo e visão restrita das metas organizacionais;
- responsabilização parcial dos problemas;
- dificuldade de cooperação interdisciplinar e interdepartamental;
- alto nível de conflitos de interesses entre as áreas;
- tempo de resposta às mudanças é lento;
- diluição e perda de autoridade de comando;
- duplicidade de comando;
- em relação à estrutura divisional:
-- redução da capacidade de resposta ao mercado/ambiente;
-- dificuldade de responsabilização em casos de problemas;
-- ausência de decisão compartilhada.
-
Funcional- Intradepartamental
-
interdepartamental = fora do departamento
-
Elementos que compõem a estrutura organizacional = Hierarquia, departamentalização, cadeia de comando, autoridade, responsabilidade, amplitude de controle, comunicação, centralização e descentralização.
-
lembrando de direito constitucional: os três poderes, executivo, judiciário e legislativo
nenhum responde para o outro, tentam viver em harmonia " falsidade kkkk" Porém, um policia o outro. No entanto, nenhum pode interferir ao outro, mas, podem um fiscalizar o outro. Não podendo analisar o mérito administrativo.
Assim que me lembro de departamentalização.