SóProvas


ID
3258436
Banca
VUNESP
Órgão
PauliPrev - SP
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Leia o texto para responder à questão.


   O físico e matemático inglês Isaac Newton é um dos maiores cientistas da humanidade. Filho de fazendeiros, Newton nasceu em Woolsthorpe, uma pequena aldeia da Inglaterra, em 1643. Desde criança, demonstrava mais interesse por desenvolver inventos do que pelos negócios da família. Aos 18 anos, foi aceito no Trinity College, da Universidade de Cambridge, onde recebeu o grau de Bacharel em Artes.

    Em 1671, assumiu o cargo de professor catedrático de matemática na mesma universidade e, em 1703, foi eleito presidente da Real Sociedade de Londres para o Melhoramento do Conhecimento Natural, uma instituição destinada à promoção do conhecimento científico. Dois anos depois, tornou-se o primeiro cientista a receber o título de “Sir”, sagrado cavaleiro da rainha da Inglaterra. Newton morreu em 1727, aos 84 anos, por complicações decorrentes da idade extremamente elevada para a época.

    No período em que cursava faculdade em Cambridge, a Peste Negra assolou a Inglaterra e matou um décimo da população. Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. Um belo dia, sentado à sombra de uma macieira (cujas descendentes ainda existem!), viu uma maçã cair no chão – ou na sua cabeça, a história vai do gosto do freguês – e formulou a Lei da Gravitação Universal, que explica a força da gravidade. Com essa descoberta, Newton deu início à ciência moderna. Como diria o cientista em um ensinamento que vale para a vida: “nenhuma grande descoberta foi feita jamais sem um palpite ousado”.


(Marilia Marasciulo. O que você pode aprender com as descobertas de Isaac

Newton. 17.01.2018. http://revistagalileu.globo.com. Adaptado)

Em – Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. (3º parágrafo) –, a conjunção destacada pode ser substituída, preservando-se a relação de sentido que estabelece entre as orações, por:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    "Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa." ⇢ A conjunção destacada tem valor aditivo, mas no período em questão expressa valor conclusivo. Logo, deve ser substituída por uma conjunção coordenativa conclusiva.

    (logo, pois, portanto, assim, por conseguinte, por isso)

  • GABARITO: LETRA C

    ? ? Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa. (3º parágrafo) ?

    ? A conjunção em destaque é uma conjunção coordenativa aditiva e expressa valor semântico de conclusão, a conjunção coordenativa conclusiva "portanto" expressa perfeitamente esse valor semântico que queremos.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • “Em – Por 18 meses, a universidade ficou fechada, e Newton voltou para casa.” – a conjunção E, nesse contexto, pode ser substituída por qualquer conjunção conclusiva, que tenha ideia-valor de conclusão, já que, “estando fechada a universidade”, PORTANTO/LOGO/ENTÃO/POR CONSEGUINTE/POR ISSO Newton voltou para casa.

  • o sentido da latente da conjunção "e" é de coordenativa conclusiva, apesar de ordinariamente ser uma coordenativa aditiva.

  • Não esquecer:

    Contanto= Condicional.

    Contanto que não me incomodes, podes ficar por aqui.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Gabarito letra C - conjunção cordenativa conclusiva. (Portanto)
  • CONJUNÇÃO COORDENATIVA DE CONCLUSÃO:

    PORTANTO;

    LOGO;

    ENTÃO;

    POR ISSO;

    POIS ( POSPOSTO AO VERBO);

    POR CONSEGUINTE;

    ASSIM;

    DESSA FORMA;

    DESSE MODO;.....

  • como pode o "e" ter um valor adtivo se antes dele tem uma vírgula?

    mal elaborada a questão ,pois nesse caso há algo adversativo.

  • aditivo

  • Embora a letra e seja classificada como uma conjunção coordenativa aditiva, isso não impede, assim como ocorre em outras classes de palavras, que a letra e possa, dependendo do sentido da sentença, expressar por exemplo o sentido de uma conjunção conclusiva.

  • Gab. C

    Conjunções coordenativas conclusivas: logo, pois, portanto, assim, por isso, por consequência, por conseguinte, então.

  • Gabarito: C

    Nem sempre o "e" é aditivo. Cuidado, pessoal!

  • colegas, vocês poderiam me falar por que não é a questão D?

  • A conjunção "e" pode ser;

    ADITIVO; Tentou e não conseguiu.

    ADVERSATIVO;Tentou e não conseguiu.

    CONCLUSIVO; esforçou-se e foi aprovado

  • portanto - ideia de conclusão.

  • contanto : condicional

  • Gabarito C

    colegas, vocês poderiam me falar por que não é a questão D?

    Por que a 2º oração não se opõe a 1º, e sim dar uma conclusão.

  • Na alternativa D, temos uma Conjunção Subordinativa Adjetiva Condicional (ainda que, apesar de que, mesmo, que, conquanto, se bem que, embora, etc.), ou seja, transmite uma ideia de contrariedade, algo não esperado, e Newton não ter ido á Universidade, era algo esperado, já que o local estava fechado.

    (Se houver algum equívoco, por gentileza, me comuniquem.Grata.)

  • A conjunção aditiva (E) pode equivaler a conjunção adversativa quando pode ser substituída ou ter o mesmo valor que (mas, porém). e também pode equivaler a CONJUNÇÃO CONCLUSIVA quando pode ser substituída ou quando ter o mesmo valor que (portanto, por isso, então).

    Assim sendo, reposta correta letra C.

  • C) PORTANTO

    CONLCUSIVAS: LOGO, PORTANTO, POR CONSEGUINTE, POIS (APÓS VERBO), POR ISSO. AFINAL.