SóProvas


ID
326020
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-ES
Ano
2011
Provas
Disciplina
Segurança e Saúde no Trabalho
Assuntos

Os riscos a que estão expostos os profissionais que trabalham em
oficina mecânica e que comprometem a segurança destes são
muitos. Nesse ambiente de trabalho, ocorrendo um acidente, é
necessário saber como agir e adotar os princípios e as práticas de
primeiros socorros. Com relação a essas informações e
considerando as regras de segurança em soldagem em uma oficina
mecânica, julgue os itens a seguir.

A gravidade de um choque elétrico depende do tipo de corrente envolvida. Considerando um mesmo nível de tensão (voltagem) e um mesmo local no corpo, o choque elétrico produzido por corrente contínua é mais perigoso que o causado por corrente alternada.

Alternativas
Comentários
  • Ótima questão!! Retirei este conteúdo de um site: "Limiar de Não Largar: Está associado às contrações musculares provocadas pela corrente elétrica no corpo humano, a corrente alternada a partir de determinado valor, excita os nervos provocando contrações musculares permanentes, com isso cria se o efeito de agarramento que impede a vítima de se soltar do circuito, a intensidade de corrente para esse limiar varia entre 9 e 23 mA para os homens e 6 a 14 mA para as mulheres [...]". Fonte: http://www.bauru.unesp.br/curso_cipa/3_seguranca_do_trabalho/5_eletricidade.htm
  • 10.6.1 As intervenções em instalações elétricas com tensão igual ou superior a 50 Volts em corrente alternada ou superior a 120 Volts em corrente contínua somente podem ser realizadas por trabalhadores que atendam ao que estabelece o item 10.8 desta Norma.

    corrente alternada = igual ou superior a 50 Volts, o trabalho só poderá ser realizado por trabalhador que atenda ao item 10.8.

    corrente contínua = superior a 120 volts, o trabalho só poderá ser realizado por trabalhador que atenda ao item 10.8.

    Assim, concluímos que a corrente alternada é mais perigosa que a corrente contínua.

    A questão afirma o contrário, logo ERRADA.


  • Aqui e simples a corrente CC ela e continua ou seja não oscila, a CA ela tem picos, alternada, ou seja isso causa contrações musculares o que não da condições da pessoa soltar o objeto resultante do choque.

  • A corrente alternada, quando comparada à corrente contínua de mesma intensidade, pode ser de 3 a 5 vezes mais perigosa. Isso acontece porque a corrente alternada (CA) de baixa freqüência resulta na contração muscular prolongada, que pode grudar a mão na fonte energizada, prolongando a exposição.

    Na corrente contínua (CC) é mais provável que o resultado seja uma única contração convulsiva, que muitas vezes empurra a vítima para longe da fonte atual.

    As características da corrente alternada fazem ela ter uma tendência maior para colocar o coração em uma condição de fibrilação, que é basicamente quando a frequência cardíaca fica irregular, sem condições de bombear o sangue.

    Já nos casos de choque com corrente contínua, o principal efeito é o de parar o coração. Quando a corrente de choque é interrompida, um coração parado tem mais chance de recuperar os batimentos normais do que um coração fibrilante.

    Fonte: