SóProvas


ID
3265132
Banca
FCM
Órgão
Prefeitura de Caranaíba - MG
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

O parecer prévio, apresentado ao Tribunal de Contas face à prestação de contas pelo Prefeito, somente poderá ser rejeitado pela Câmara Municipal por decisão de qual percentual de seus membros?

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: D

    (...) Art. 31, CF. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 1º O controle externo da Câmara Municipal será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados ou do Município ou dos Conselhos ou Tribunais de Contas dos Municípios, onde houver.

    § 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal. (...)

  • GABARITO: D

    parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

  • Excelente questão para revisar.

  • Gabarito: D

    § 2o O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

  • A questão exige conhecimento sobre organização dos Municípios e pede ao candidato que assinale a alternativa correta, de acordo com o texto abaixo:

    "O parecer prévio, apresentado ao Tribunal de Contas face à prestação de contas pelo Prefeito, somente poderá ser rejeitado pela Câmara Municipal por decisão de qual percentual de seus membros?"

    Para responder a questão, necessário ter em mente o art. 31, §2º, CF, que diz:

    Art. 31. A fiscalização do Município será exercida pelo Poder Legislativo Municipal, mediante controle externo, e pelos sistemas de controle interno do Poder Executivo Municipal, na forma da lei.

    § 2º O parecer prévio, emitido pelo órgão competente sobre as contas que o Prefeito deve anualmente prestar, só deixará de prevalecer por decisão de dois terços dos membros da Câmara Municipal.

    Vejamos as alternativas:

    a) 1/4.

    Errado. O parecer prévio só deixa de prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da Câmara Municipal e não 1/4.

    b) 1/3.

    Errado. O parecer prévio só deixa de prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da Câmara Municipal e não 1/3.

    c) 1/2.

    Errado. O parecer prévio só deixa de prevalecer por decisão de 2/3 dos membros da Câmara Municipal e não 1/4.

    d) 2/3.

    Correto e, portanto, gabarito da questão. Aplicação do art. 31, §2º, CF.

    Gabarito: D

  • Uma forma de resolver, para quem não tem o quórum decorado, é pensar que as alternativas A,B e C apresentam quórum de aprovação menor do que maioria simples - que é a regra no poder legislativo. Não faria sentido o texto constitucional facilitar o afastamento de uma possível reprovação das contas do prefeito.

  • MESMO QUANTUM DE APROVAÇÃO DE LEI ORGÂNICA MUNICIPAL.