-
Resposta: Letra "B". O Clima é abstrato (sem base material), portanto não pode ser tocado ou visualizado e sim percebido.
Conceito de Clima Organizacional: é a qualidade do ambiente que é percebida ou experimentada pelos participantes da empresa e que influencia o seu comportamento. É aquela "atmosfera psicológica" que todos nós percebemos quando entramos num determinado ambiente e que nos faz sentir mais ou menos à vontade para ali permanecer, interagir e realizar.
-
Cultura Organizacional ou Cultura Corporativa = conjunto de hábitos e crenças, estabelecidos por normas, valores, atitudes e expectativas, compartilhado por todos os membros da organização. É um sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. É o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A cultura organizacional reflete a mentalidade que predomina na organização; mais do que isso, é um forma de interpretação da realidade organizacional, exprime a identidade da organização. Representa o universo simbólico da organização e proporciona um referencial de padrão de desempenho entre os funcionários, influenciando a pontualidade, produtividade e preocupação com qualidade e serviço ao cliente.
A cultura organizacional é construída ao longo do tempo e passa a impregnar todas as práticas.
Bons estudos!
-
A Sandra disse tudo.
Os indíviduos percebem o meio, interpretam fatores e reagem.
Clima positivo: motivação.
Clima negativo: insatisfação.
Clima positivo é propício para o aumento da eficácia organizacional.
A eficácia diz respeito a realização dos objetivos.
-
O item "b" é realmente falso, mas o item "c" também. Dizer que a cultura organizacional condiciona e, pior ainda, DETERMINA as normas de comportamento das pessoas é uma afirmação de cunho exageradamente estruturalista. Além disso, nega a própria divisão dos níveis da cultura organizacional proposta por Schein, quando o autor cita as pressuposições básicas dos colaboradores. As pressuposições básicas são um nível individual, íntimo e extremamente subjetivo da cultura organizacional, por dizerem respeito especificamente ao indivíduo e às suas crenças, pensamentos e sentimentos. Por mais que ele seja influenciado pela organização, suas pressuposições básicas nunca serão apenas meras reproduções idênticas do que é concebido pela organização. Esse item está erradíssimo.
-
Acredito que o item C está correto, por se referir ao primeiro nível da cultura organizacional (artefatos).
-
O clima é intangível, não pode ser tocado, na realidade, ele é percebido pelos membros da organização.
-
NOBERTO, MAS É JUSTAMENTE O CONTRÁRIO QUE PEDE A QUESTÃO. PEDE-SE A ALTERNATIVA FALSA.
-
Essa aí é aquela típica questão só para não zerar!
-
Essa questão realmente é da ESAF?
-
Errada letra B.
-
-
Questão fácil da banca. O clima jamais pode ser tocada e
visualizado. Ele é identificado indiretamente pelo comportamento das pessoas no
trabalho.
Letra B.
-
O clima não pode ser tocado!!! O clima é apenas sentido ou percebido.
-
A cultura organizacional determina as NORMAS de comportamento da organização, o q n significa q determina o comportamento. Só agora me dei conta de que a letra c esta correta, restando o item b como falso.
-
Gabarito. B.
o clima não pode ser tocado nem visualizado.
-
a) CERTO - conceito de Cultura Org.
b) FALSO - uma das características do Clima e da Cultura organizacional é sua intangibilidade;
c) CERTO - característica das Culturas Organizacionais como Superestrutura;
d) CERTO - existem vários elementos a serem observados na Pesquisa do Clima.
Lewin e Stringer elencam 09: estrutura, responsabilidade, desafio, recompensa, relacionamento, cooperação, conflito, identidade e padrão.
e) CERTO - influencia e é influenciado por esses fatores
-
A cultura organizacional ou cultura corporativa é o conjunto de hábitos e crenças estabelecidos através de normas, valores, atitudes e expectativas compartilhados por todos os membros da organização. Ela refere-se ao sistema de significados compartilhados por todos os membros e que distingue uma organização das demais. Constitui o modo institucionalizado de pensar e agir que existe em uma organização. A essência da cultura de uma empresa é expressa pela maneira como ela faz seus negócios, a maneira como ela trata seus clientes e funcionários, o grau de autonomia ou liberdade que existe em suas unidades ou escritórios e o grau de lealdade expresso por seus funcionários com relação à empresa. A cultura organizacional representa as percepções dos dirigentes e funcionários da organização e reflete a mentalidade que predomina na organização. Por esta razão, ela condiciona a administração das pessoas.
Chiavenato (1997) define o clima organizacional como sendo o conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho percebido, direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas.
"Ele representa o conjunto de sentimentos predominantes numa determinada empresa e, envolve a satisfação dos profissionais tanto com os aspectos mais técnicos de suas carreiras e trabalho quanto aspectos afetivos/emocionais, refletindo em suas relações com os colegas de trabalho, com os superiores e com os clientes de modo geral. É a tendência de percepção que os membros de uma organização possuem a respeito de seu grau de satisfação em relação ao conjunto ou a determinada característica desta organização" (CHIAVENATO, 1997, p. 126).
-
a)
"A cultura representa o ambiente de crenças e valores, costumes, tradições, conhecimentos e práticas de convívio social e relacionamento entre as pessoas. A cultura significa o comportamento convencionalizado e aceito pela sociedade e provoca enorme influência e condicionamento sobre todas as ações e comportamentos das pessoas".
b)
O clima é algo que não se pode ver ou tocar, mas ele é facilmente percebido dentro de uma organização através do comportamento dos seus colaboradores.
c)
Através da cultura, a sociedade determina suas expectativas e normas de conduta sobre os seus membros condicionando-os a se comportarem da maneira socialmente aceitável aos seus padrões, crenças, valores, costumes e práticas sociais.
d)
Na gestão do clima, Matos (1993) afirma que existem certos elementos que podem interferir no ambiente interno da organização, e que podem tanto motivar, quanto estimular e/ou satisfazer (ou não) os funcionários. Esses elementos na gestão do clima envolvem os processos de liderança, as forças motivacionais, as comunicações e relacionamentos interpessoais existentes, e as tomadas de decisão, de controles, políticas e programas de recursos humanos. O autor argumenta que a gestão do clima pode resultar em eficiência, por exemplo, auxiliando na produção de ações que gerem resultados eficazes por parte do indivíduo, como, por exemplo, a diminuição de custos.
e)
Para identificar o que pode estar influenciando o desempenho e a motivação de seus funcionários, as organizações podem utilizar uma pesquisa de clima organizacional, que representa um método que analisa o ambiente organizacional para conhecer e medir o grau de satisfação, de motivação, comprometimento dos funcionários com a organização, bem como seus conflitos, com a intenção de promover soluções e mudanças que contribuam para a organização obter os resultados planejados (ZUCCOLI; FRANZIN, 2006).