Gabarito A
MODELO GERENCIAL
PDRAE (Plano diretor da reforma do aparelho do estado - 1995)
Reforma do MARE (Ministério da Administração e Reforma do Estado). Bresser.
Meta: Implantar gerencialismo. (Governo FHC)
A Administração Pública Gerencial está baseada nos valores de EFICIÊNCIA, EFICACIA, COMPETITIVIDADE.
CARACTERISTICA
o Foco no cidadão;
o Descentralização administrativa e política - transferindo recursos e atribuições para os níveis políticos regionais e locais.
o Maior controle e foco nos resultados (Controle a posteriori);
o Ênfase no uso de práticas de gestão originadas no setor privado.
o Enxugamento da máquina pública.
o Disciplina e parcimônia no uso dos recursos públicos por meio do estabelecimento de indicadores de desempenho transparentes.
Aspecto essenciais para o modelo de excelência na gestão pública:
· Aspecto técnico: desenho do sistema de gestão.
· Aspecto institucional: natureza das organizações.
MODELO SOCIETAL
Movimentos sociais brasileiros, que tiveram início nos anos 1960 e desdobramentos nas três décadas seguintes. Enfatiza a participação social e procura estruturar um projeto político que repense o modelo de desenvolvimento brasileiro, a estrutura do aparelho de Estado e o paradigma de gestão.
• Dimensão sociopolítica: Não há uma proposta para a organização do aparelho do Estado e enfatiza iniciativas locais de organização e gestão pública.
• Participativo no nível das instituições: enfatizando a elaboração de estruturas e canais que viabilizem a participação popular.
• Gestão social: enfatiza a elaboração de experiências de gestão focalizadas nas demandas do público-alvo, incluindo questões culturais e participativas.
• Visão alternativa do desenvolvimento;
• Concepção participativa e deliberativa de democracia associada à noção de gestão social,
• Reinvenção político-institucional e novo perfil de gestor público
Gab. A
Ao analisar esse contexto histórico, identificamos dois projetos políticos em desenvolvimento e disputa.
- O primeiro se inspira na vertente gerencial, que se constituiu no Brasil durante os anos 1990, no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
- O segundo se encontra em desenvolvimento e tem como principal referencial a vertente societal.
Administração pública gerencial
A origem da vertente da qual deriva a administração pública gerencial brasileira está ligada ao intenso debate sobre a crise de governabilidade e credibilidade do Estado na América Latina durante as décadas de 1980 e 1990. Esse debate se situa no contexto do movimento internacional de reforma do aparelho do Estado, que teve início na Europa e nos Estados Unidos. Para uma melhor compreensão desse movimento, é preciso levar em consideração que ele está relacionado com o gerencialismo, ideário que floresceu durante os governos de Margareth Thatcher e de Ronald Reagan.
Administração pública societal
A origem da vertente da qual deriva a administração pública societal está ligada à tradição mobilizatória brasileira, que alcançou o seu auge na década de 1960, quando a sociedade se organizou pelas reformas no país. Após o golpe de 1964, essas mobilizações retornaram na década de 1970, período no qual a Igreja Católica catalisou a discussão de problemas coletivos nas Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), inspirada pelos ideais da teologia da libertação e da educação popular. Promovendo os clubes de mães, os grupos de estudos do Evangelho e os encontros de jovens, as CEBs se consolidaram como um espaço alternativo para a mobilização política ao estimular a participação popular no debate das dificuldades cotidianas, contribuindo para a formação de lideranças populares.
http://www.fgv.br/rae/artigos/revista-rae-vol-45-num-1-ano-2005-nid-45058/