SóProvas


ID
329314
Banca
FGV
Órgão
DETRAN-RN
Ano
2010
Provas
Disciplina
Atualidades
Assuntos

“Os conflitos existentes nos países do continente asiático estão constantemente chamando a atenção da opinião pública internacional, preocupando e envolvendo os líderes das principais nações do planeta, como EUA, França, Inglaterra, Rússia, China e Japão.” Sobre estes conflitos, analise:

I. Criado em 1948, Israel vive em constante conflito com os vizinhos, sendo que, em 1967, na chamada Guerra dos Seis Dias, conquistou o deserto do Sinai, a faixa de Gaza, a Cisjordânia, parte de Jerusalém e as colinas do Golã.

II. Desde que se tornaram livres em 1947, Índia e Afeganistão já travaram três guerras, sendo que duas foram motivadas pela disputa sobre a Caxemira, região fronteiriça, na Cordilheira dos Himalaias.

III. Na década de 1980, Irã e Iraque deram início a uma sangrenta guerra que culminou com a invasão dos EUA ao Iraque na década de 1990, assumindo apoio ao país dos aiatolás, que depois de verem o vizinho Iraque totalmente destruído, deixaram o posto de aliados dos americanos para se tornarem um de seus principais opositores no mundo árabe atualmente.

IV. Neste século, ocorreu o Cisma Palestino quando a Autoridade Nacional Palestina se dividiu, após um ano de confrontos internos violentos entre os partidos Hamas e Fatah, que deixaram centenas de mortos.

Estão corretas apenas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • DISCORDO QUE A ALTERNATIVA I ESTEJA CORRETA: ISRAEL NESTE ANO TORNOU-SE INDEPENDENTE.
  • CORRETA LETRA C:

    Erradas 

    II :  A assertiva se refere ao Paquistão e não ao Afeganistão.

    III: O motivo que estimulou a invasão dos EUA - Operação Tempestade do Deserto - foi intervenção do Iraque no Kuwait que atingiu diretamente os interesses norte-americanos nos poços de petróleo lá presentes.
  • Complementando...
     I - Em 1947, a ONU aprovou o plano de Partilha da Palestina. Com isso, o território palestino foi dividido em dois Estados, um judeu e outro árabe. Em maio de 1948, a criação do Estado de Israel foi oficialmente instituída. Com o fim da Segunda Guerra Mundial, o mundo se deparou com as sequelas de anos de crueldade: mais de seis milhões de judeus exterminados nos campos nazistas. Com isso, as organizações voltadas para ajuda humanitária passaram a resgatar os judeus que sobreviveram aos campos de concentração e embarcá-los clandestinamente para a palestina. A Inglaterra tentou de todas as formas barrar o desembarque dos refugiados, lembrando que a Palestina era concessão britânica.
    O fato sensibilizou a opinião pública mundial e revigorou a ideia de criação de um Estado judeu na Palestina. Em 1947, em assembleia realizada pela Organização das Nações Unidas (ONU), presidida pelo brasileiro Oswaldo Aranha, foi deliberada a divisão da Palestina em dois Estados, o Estado Judeu e o Estado Árabe. Em maio de 1948, os judeus, liderados por David Bem Gurion, fundaram oficialmente o Estado de Israel. No entanto, o Estado árabe prenunciado pela ONU nessa partilha não foi estabelecido e os palestinos lutam até hoje para ter o seu Estado. Esse episódio foi denominado Questão Palestina.
    A revolta dos países árabes foi imediata à criação do Estado de Israel. Isso culminou no primeiro conflito árabe israelense.  Com o apoio militar e financeiro recebido de outras nações, Israel venceu a guerra e dominou mais da metade do território reservado aos árabes no plano de divisão da ONU. Com a derrota da guerra de 1948, cerca de meio milhão de palestinos foram obrigados a deixar a terra em que viviam para se refugiar em países vizinhos.
    Expulsos de suas terras, os palestinos eram maltratados, inclusive nos países árabes. Somente a Jordânia permitiu a integração dos palestinos em sua sociedade, mas sendo vigiados permanentemente. Nos outros países eles passaram a viver em acampamentos para refugiados, com a ajuda da ONU. Desde então, o Oriente Médio tornou-se uma das regiões mais conflituosas do globo, cenário de consecutivos conflitos extremistas entre judeus e árabes.
    Fonte: brasil escola por Lilian Aguiar
  • Suzana,

    Em 14 de maio de 1948, à meia-noite, terminou oficialmente o mandato britânico da Palestina. O ataque dos árabes foi imediato. Se há algo errado na assertiva é que não houve "criação", houve "refundação", e Israel não vive em constante conflito--essa é uma forma enviezada de semear antissemitismo. Todas as guerras foram iniciadas pelos árabes, não por Israel, o que faz com que a assertiva seja dúbia.

  • I. Criado em 1948, Israel vive em constante conflito com os vizinhos, sendo que, em 1967, na chamada Guerra dos Seis Dias, conquistou o deserto do Sinai, a faixa de Gaza, a Cisjordânia, parte de Jerusalém e as colinas do Golã.

    IV. Neste século, ocorreu o Cisma Palestino quando a Autoridade Nacional Palestina se dividiu, após um ano de confrontos internos violentos entre os partidos Hamas e Fatah, que deixaram centenas de mortos.