SóProvas


ID
3294202
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Belém - PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

                      UM ANO REALMENTE NOVO OU SEGUIREMOS

                        NA MESMA BATIDA DA IRRACIONALIDADE?

                                                                           Reinaldo Canto – 05/01/2018 16h48


      Começo de ano é propício para reflexões, avaliações e promessas de todos os gêneros. As chamadas resoluções de ano novo servem para estabelecer compromissos diversos de mudanças de atitudes em relação aos outros e a si mesmo. Se depender da nossa vontade, seremos mais tolerantes, generosos, cultos, saudáveis e responsáveis, neste ano que se inicia, do que fomos em todos os anos anteriores de nossas vidas.

      Certamente muitos dos nossos sinceros desejos não serão capazes de resistir ao primeiro mês, tragados pela dinâmica de nosso cotidiano. De qualquer modo, a passagem de ano possui esse efeito positivo. Não custa nada parar um momento para, quem sabe, redirecionar algumas de nossas escolhas?

      Bom seria se fizéssemos também uma boa análise, mais abrangente mesmo, em dimensões globais sobre a irracional e destrutiva maneira pela qual estamos consumindo o planeta. E, isso não é maneira de dizer, literalmente estamos sugando os recursos planetários e o pior, não necessariamente para dar melhores condições de vida para todos os seres humanos. [...]

      A crise no país até que segurou um pouco o consumo, mas o aumento nas vendas de Natal em relação a 2016 demonstram que comprar, independentemente das óbvias necessidades, ainda possui um forte apelo, inclusive emocional para as famílias brasileiras.

     As consequências desse consumo nem sempre racional coloca em xeque a capacidade de regeneração do planeta e um esgotamento dos recursos naturais em proporções bíblicas. O nosso déficit ecológico, por assim dizer, já corresponde ao consumo de 1,5 planeta, ou seja, 50% acima do que a Terra consegue repor. Isso para manter o padrão de vida de apenas uma parcela da população mundial.

      Conforme divulgado pelo Banco Mundial, se a população global chegar a 9,6 bilhões em 2050, conforme se prevê, serão necessários três planetas Terra para dar conta do consumo atual. Entre as principais consequências da excessiva exploração de recursos naturais estão a perda da biodiversidade com diminuição e extinção de espécies da flora e fauna. [...]

      O que cabe a nós mortais diante desses desafios colossais e planetários?

      Entre as diversas e difíceis promessas de ano novo poderia constar uma que, no meu entender, teria boas chances de sucesso, bastando apenas uma pequena reflexão do consumidor, mais ou menos como: estou consumindo o que realmente preciso? Tenho exagerado nas minhas compras e desperdiçado demais?

      Quem sabe se ao pensar nisso a gente não conclua que alguns exageros poderão ser evitados daqui para frente. Uma sociedade mais consciente e informada poderá contribuir muito para frear o consumo irracional.

Adaptado de: https://www.cartacapital.com.br/sustentabilidade/ um-ano-realmente-novo-ou-seguiremos-na-mesma-batida-da-irracionalidade.1 

Em relação ao excerto “Começo de ano é propício para reflexões, avaliações e promessas de todos os gêneros.”, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • D)As palavras “propício” e “gêneros” são acentuadas devido à mesma regra.

    Correto, as duas palavras são paroxítonas terminadas em ditongo.

    GABARITO. D

  • GABARITO: LETRA D

    ? As palavras ?propício? e ?gêneros? são acentuadas devido à mesma regra.

    ? Dancei nessa, fui de "e" por eliminação, a banca considerou "propício" como uma proparoxítona acidental/eventual (=pro-pí-ci-o); ambas proparoxítonas.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Nunca tinha ouvido falar de proparoxítona incidental mas achei uma explicação legal:

    "As paroxítonas terminadas em ditongo crescente podem ser classificadas como proparoxítonas acidentais, sem que haja mudança na acentuação.

    Ex.: vi--ria (paroxítona) / vi--ri-a (proparoxítona)."

    Fonte:

  • To até agora procurando esse ditongo em “gêneros” que Alison falou... sem levar em consideração q ele classificou como paroxítona

  • Na verdade a letra D está correta pois na língua portuguesa temos várias pegadinhas viu cuidado propício pode ser uma proparoxitona eventual aparente ou acidental ex:pro-pi-ci:o a divisão fica desse geito mais a questão ficou sem logica mesmo mais existe viu

  • Está questão precisa ser analisada com muito cuidado. Naturalmente precisamos chegar a conclusão de que nenhuma alternativa entre A, B ,C e E, está correta, logo devemos evidenciar que a banca nos traz a ideia de uma proparoxítona eventual que corresponde a palavras PROPÍCIO na letra D. Sobre a letra E, seu texto está correto, mas não esqueça de que a questão é somente sobre o excerto do enunciado que traz apenas o Ç + O. Questão para poucos! O primeiro comentário do Alisson está errado, cuidado.
  • português é terra de ninguém, credo

  • pra mim essa questão deveria ser anulada, não? Propício e gênero não são acentuadas devido à mesma regra, por mais que sejam proparoxítonas (propício - proparoxítona acidental por ter um ditongo crescente). Além do mais, propício pode também ser classificada como paroxítona... E qual o erro da letra E? Alguém pode dizer?

  • O erro da letra E, é afirmar que se usa cedilha no "c" antes do "i".
  • gabarito letra=D

    Segundo uma visão mais tradicional, essas palavras são classificadas como paroxítonas, sendo terminadas em ditongo crescente. 

    paroxítonas _____ propício(pro-pí-cio) ____________________proparoxítonas aparente ou acidental propício(pro-pí-ci-o)

    paroxítonas____ mágoa (má-goa);_______________________proparoxítonas aparente ou acidental mágoa (má-go-a);

    paroxítonas____ série (sé-rie)_________________________proparoxítonas aparente ou acidental___série (sé-ri-e);

    paroxítonas_____ gênio (gê-nio)_________________________proparoxítonas aparente ou acidenta gênio (gê-ni-o);

  • Estranho ser a mesma regra já que gênero é proparoxítona e propício é paroxítona.

  • letra D proparoxítona eventual... formada por ditongo crescente!

  • Complemento..

    A)

    ☛Cuidado! Não confunda dígrafo x encontro consonantal.

    Dígrafo = duas letras com um único som. Podemos ter dígrafos consonantais (caso em tela) e vocálicos (am, em, im, om um)

    No encontro é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal intermediária. para fins de prova esses são conceitos diversos.

    B) O fonema /s/ é representado nas palavras do excerto de duas maneiras apenas: pela letra “c”, pela letra “c” com cedilha.

    Começo de ano é propício para reflexões, avaliações

    Começo= ç= com som de "S"

    Propícios = c = com som de "s"

    avaliações = ç = com som de "s"

    C) Em “reflexões”, o som de “x” é o mesmo que na palavra “xícara”.

    ☛ Reflexões= estamos diante de um dífono (1 letra com dois sons)= refleksões

    No caso de xícara= x= ch= chícara

    D) As palavras “propício” e “gêneros” são acentuadas devido à mesma regra.

    Do fundo do coração, quando te perguntarem isso veja todas as assertiva e se não tiver uma melhor marque!

    por quê? Porque muitos gramáticos divergem sobre a possibilidade de uma proparoxítona eventual, por isso depende da banca para qual vc vai prestar concurso.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Laura, eu também tive a mesma dúvida.

    Mas fazendo uma pesquisa no dicionário Aurélio vi que a palavra PROPÍCIO também é PROPAROXÍTONA.

    (PRO-PÍ-CI-O).

    Questão boba mas que derruba fácil fácil.

  • Nessa questão, a regra do "vizinho" foi para o espaço.....e eu tb!!!

  • Proparoxítona eventual.

    Lembrei do Prof. Felipe Luccas do estratégia que falou sobre essa regra que raramente aparece, mas quando vem derruba muito candidato, pois depende da banca a analise desse tipo de regra.

  • Segura na mão de DEUS, segura na mão de DEUS, pois ELE, ELE te sustentará... Não temas sega adiante, segura na mão de DEUS, segura na mão de DEUS e vai

    Vamos louvar para ver se ajuda

    Eu havia esquecido da proparoxítona eventual

  • Proparoxítonas eventuais depende muuito da banca. Nós concurseiros, tem que ficar atento à banca, pois algumas as consideram.

  • Gabarito: D

    → Famosa proparoxítona acidental......

  • Affff não lembrei da proparoxítona acidental...

  • Essa coisa de cada banca considerar sua própria regra do que é paroxítona ou proparoxítona é horrível. Só traz confusão para quem estuda.

    Mas vamos em frente!

  • Minha gente...

  • Odeio proparoxitonas acidentais, ficamos sempre à mercê da banca

  • Questão com maior índice de erro do QC

  • Agora tem de adivinhar oque a banca quer, acidental ou não.

  • 1) Não temos um dicionário da língua portuguesa brasileira contendo extensa variação de palavras com suas respectivas flexões, conjugações, separação silábica, transcrições fonéticas e unanime mesmo que por consenso. Os gramáticos e os "cadeirantes" da Academia Brasileira de Letras discordam sobre vários pontos. É uma danação eterna para o estudante!

    2) O vocábulo "propício" só apresentaria hiato em português de Portugal e ditongo em português Brasil.

  • Proparoxítona aparente ? é osso...

  • Questão assim é simples gente, basta estudar a banca antes de fazer a prova. Essa banca considera a palavra como proparoxítona, outras bancas como paroxítona. Infelizmente, é assim que funciona.

  • Em bancas como CESPE, FGV e FCC, a alternativa "D" estaria errada, pois elas consideram a regra das proparoxítonas acidentais como sendo uma regra diferente da regra geral das proparoxítonas. Para elas, "propício" é acentuada porque é paroxítona terminada em ditongo. Apesar dos apesares, as alternativas A, B, C e E estão COM CERTEZA erradas. Portanto, só resta a alternativa D como gabarito.

  • NOSSA! A ALTERNATIVA CERTA É A QUE EU PENSEI SER A MAIS ERRADA

  • Essa eu Dancei igual ao Arthur Carvalho

    GABARITO: LETRA D

    → As palavras “propício” e “gêneros” são acentuadas devido à mesma regra.

    → Dancei nessa, fui de "E" por eliminação, a banca considerou "propício" como uma proparoxítona acidental/eventual (=pro-pí-ci-o); ambas proparoxítonas.

  • PUTZ! PROPAROXÍTONA APARENTE. REALMENTE...

  • a palavra propício se separa PRO-PRI-CIO no Brasil , por isso estava certa que era uma paroxítona terminada em ditongo, jamais me lembrei das proparoxitonas eventuais. que saco isso.

  • Essa doeu, pior que não fui no gabarito conscientemente.

    Confundiu geral, basta ver estatística atípica, maioria errou.

  • Palavras com ditongos *crescentes podem ser consideradas como proparoxítonas acidentais. Como é o caso da assertiva D - Propício - pro - pi - ci - o - Proparoxítonas; Pro - pi - cio - Paroxítona terminada em ditongo crescente.

  • Já fiz várias questões da AOCP em situações como essa e nunca tinha visto considerar a proparoxítona acidental...o ruim é que a gente não sabe o que a banca vai considerar na nossa vez, caso caia...

  • Complemento..

    A)

    ☛Cuidado! Não confunda dígrafo x encontro consonantal.

    Dígrafo = duas letras com um único som. Podemos ter dígrafos consonantais (caso em tela) e vocálicos (am, em, im, om um)

    No encontro é a sequência de duas ou mais consoantes numa palavra, sem a existência de uma vogal intermediária. para fins de prova esses são conceitos diversos.

    B) O fonema /s/ é representado nas palavras do excerto de duas maneiras apenas: pela letra “c”, pela letra “c” com cedilha.

    Começo de ano é propício para reflexões, avaliações

    Começo= ç= com som de "S"

    Propícios = c = com som de "s"

    avaliações = ç = com som de "s"

    C) Em “reflexões”, o som de “x” é o mesmo que na palavra “xícara”.

    ☛ Reflexões= estamos diante de um dífono (1 letra com dois sons)= refleksões

    No caso de xícara= x= ch= chícara

    D) As palavras “propício” e “gêneros” são acentuadas devido à mesma regra.

    Do fundo do coração, quando te perguntarem isso veja todas as assertiva e se não tiver uma melhor marque!

    por quê? Porque muitos gramáticos divergem sobre a possibilidade de uma proparoxítona eventual, por isso depende da banca para qual vc vai prestar concurso.

    Sucesso, Bons estudos, Nãodesista!

  • Já resolvi diversas questões desta banca e nunca vi considerarem a proparoxítona eventual. Esta foi a primeira vez.. Se ao menos houvesse um consenso do uso da norma...

  • Questão com nivel elevado de erros.

  • Esqueci da proparoxítona eventual.

  • Como eu distingo propraróritona de acidental ou não? Há uma regra?

  • Embora a banca considere o gabarito a opção D, elas não são acentuadas pela mesma regra.

  • a proparoxítona e a proparoxítona acidental /eventual são duas regras diferentes, Segundo a CESPE

  • Aquela questão FDP.

  • Estranho, pois nos anos que se seguiram ela mudou de posicionamento. Deve ter mudado o poeta que comete as questões.

  • Gabarito: D

    Complementando, o Ç é usando antes de:

    ✅ A ➡ maçã

    ✅ O pescoço

    ✅ U açúcar

  • A famosa questão que o avaliador coloca para ajudar o sobrinho que errou

  • Feliz por ter errado!!!