SóProvas


ID
3294358
Banca
AOCP
Órgão
SUSIPE-PA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

A importância da linguagem

     Na abertura da sua obra Política, Aristóteles afirma que somente o homem é um “animal político”, isto é, social e cívico, porque somente ele é dotado de linguagem. Os outros animais, escreve Aristóteles, possuem voz (phone) e com ela exprimem dor e prazer, mas o homem possui a palavra (logos) e, com ela, exprime o bom e o mau, o justo e o injusto. Exprimir e possuir em comum esses valores é o que torna possível a vida social e política e, dela, somente os homens são capazes.

     Segue a mesma linha o raciocínio de Rousseau no primeiro capítulo do Ensaio sobre a origem das línguas:

     A palavra distingue os homens dos animais; a linguagem distingue as nações entre si. Não se sabe de onde é um homem antes que ele tenha falado.

     Escrevendo sobre a teoria da linguagem, o linguista Hjelmslev afirma que “a linguagem é inseparável do homem, segue-o em todos os seus atos”, sendo “o instrumento graças ao qual o homem modela seu pensamento, seus sentimentos, suas emoções, seus esforços, sua vontade e seus atos, o instrumento graças ao qual ele influencia e é influenciado, a base mais profunda da sociedade humana.” Prosseguindo em sua apreciação sobre a importância da linguagem, Rousseau considera que a linguagem nasce de uma profunda necessidade de comunicação: Desde que um homem foi reconhecido por outro como um ser sensível, pensante e semelhante a si próprio, o desejo e a necessidade de comunicar-lhe seus sentimentos e pensamentos fizeram-no buscar meios para isso.

     Gestos e vozes, na busca da expressão e da comunicação, fizeram surgir a linguagem.

     Por seu turno, Hjelmslev afirma que a linguagem é “o recurso último e indispensável do homem, seu refúgio nas horas solitárias em que o espírito luta contra a existência, e quando o conflito se resolve no monólogo do poeta e na meditação do pensador.” 

    A linguagem, diz ele, está sempre à nossa volta, sempre pronta a envolver nossos pensamentos e sentimentos, acompanhando-nos em toda a nossa vida. Ela não é um simples acompanhamento do pensamento, “mas sim um fio profundamente tecido na trama do pensamento”, é “o tesouro da memória e a consciência vigilante transmitida de geração a geração”.

     A linguagem é, assim, a forma propriamente humana da comunicação, da relação com o mundo e com os outros, da vida social e política, do pensamento e das artes.

     No entanto, no diálogo Fedro, Platão dizia que a linguagem é um pharmakon. Esta palavra grega, que em português se traduz por poção, possui três sentidos principais: remédio, veneno e cosmético.

     Ou seja, Platão considerava que a linguagem pode ser um medicamento ou um remédio para o conhecimento, pois, pelo diálogo e pela comunicação, conseguimos descobrir nossa ignorância e aprender com os outros. Pode, porém, ser um veneno quando, pela sedução das palavras, nos faz aceitar, fascinados, o que vimos ou lemos, sem que indaguemos se tais palavras são verdadeiras ou falsas. Enfim, a linguagem pode ser cosmético, maquiagem ou máscara para dissimular ou ocultar a verdade sob as palavras. A linguagem pode ser conhecimento-comunicação, mas também pode ser encantamento-sedução.

O fragmento acima foi extraído do livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí. CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ática,2000.

Assinale a alternativa cujas palavras apresentam a mesma regra de acentuação ortográfica.

Alternativas
Comentários
  • Importância, remédio, próprio.

    São todas paroxítonas terminadas em ditongo.

    GABARITO. E

  • Gabarito E

    A) Política, possível, inseparável. ⇢ Proparoxítona ; Paroxítona terminada em -l ; Paroxítona terminada em -l.

    B) Cosmético, remédio, ignorância.⇢ Proparoxítona ; paroxítona terminada em ditongo oral ; paroxítona terminada em ditongo oral.

    C) Importância, ignorância, último. ⇢ paroxítona terminada em ditongo oral ; paroxítona terminada em ditongo oral ; proparoxítona.

    D) Português, três, poção. ⇢ oxítona terminada em "es" ; monossílabas tônicas terminadas em -e(s) ; til não é acento.

    E) Importância, remédio, próprio. ⇢ Todas Proparoxítonas. 

  • Gabarito E

    A) Política, possível, inseparável. ⇢ Proparoxítona ; Paroxítona terminada em -l ; Paroxítona terminada em -l.

    B) Cosmético, remédio, ignorância.⇢ Proparoxítona ; paroxítona terminada em ditongo oral ; paroxítona terminada em ditongo oral.

    C) Importância, ignorância, último. ⇢ paroxítona terminada em ditongo oral ; paroxítona terminada em ditongo oral ; proparoxítona.

    D) Português, três, poção. ⇢ oxítona terminada em "es" ; monossílabas tônicas terminadas em -e(s) ; til não é acento.

    E) Importância, remédio, próprio. ⇢ Todas Proparoxítonas. 

  • GABARITO: LETRA E

    ? Importância, remédio, próprio.

    ? Todas palavras são paroxítonas terminadas em ditongo, penúltima sílaba tônica.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • Importância, remédio, próprio.

  • Vários cometarios que estão errados , os que vão prestar algum concurso verifiquem antes de anotá-los

  • (Gab E) todas são paroxítonas terminadas em ditongo!

  • A questão em tela versa sobre acentuação gráfica e quer saber qual alternativa traz palavras que são acentuadas pela mesma regra. Vejamos os conceitos e regras de acentuação:

    Na língua portuguesa, a sílaba tônica pode aparecer em três diferentes posições; consequentemente, as palavras podem receber três classificações quanto a esse aspecto:

    ➡Oxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a última: você, café, jiló…

    ▪São acentuadas as que terminam em: a, as, e, es, o, os, em, ens

    ➡Paroxítonas são aquelas cuja sílaba tônica é a penúltima: gente, âmbar, éter…

    ▪São as palavras mais numerosas da língua e justamente por isso as que recebem menos acentos. São acentuadas as que terminam em: i, is, us, um, l, n, r, x, ps, ã, ãs, ão, ãos, , ditongo oral, crescente ou decrescente, seguido ou não de s: águas, árduo, pônei…

     ➡ Proparoxítonas - são aquelas cuja sílaba tônica é a antepenúltima: lágrima, trânsito…

    ▪São todas acentuadas.

    Quanto às de apenas uma sílaba, os chamados monossílabos: má, pó, fé…

    ▪São acentuados os terminados em: a, as, e, es, o, os.

    Sabendo os conceitos, iremos inspecionar as alternativas, Vejamos:

     a) Política, possível, inseparável.

    Incorreta. São respectivamente acentuadas pelos seguintes motivos: proparoxítona e paroxítonas terminadas em L as duas últimas.

    b) Cosmético, remédio, ignorância.

    Incorreta. São respectivamente acentuadas pelos seguintes motivos: proparoxítona e paroxítonas terminadas em ditongo.

    Obs: ditongo são semivogais e vogais e não se separam numa sílaba (oi,ei,ai io...)

    c) Importância, ignorância, último.

    Incorreta. São respectivamente acentuadas pelos seguintes motivos: paroxítonas terminadas em ditongo as duas primeiras e a última proparoxítona.

    Obs: ditongo são semivogais e vogais e não se separam numa sílaba (oi,ei,ai io...)

    d) Português, três, poção.

    Incorreta. São respectivamente acentuadas pelos seguintes motivos: a primeira é acentuada por ser oxítona terminada em "e" seguida de S., a segunda é acentuada por ser monossílaba tônica terminada em "e" seguida de S e a terceira é não acentuada por ser oxítona terminada em "ão", o til não é acento.

    e) Importância, remédio, próprio

    Correta. Todas são acentuadas por serem paroxítonas terminadas em ditongo.

    Obs: ditongo são semivogais e vogais e não se separam numa sílaba (oi,ei,ai io...)

     Referência bibliográfica: CIPRO NETO, Pasquale e INFANTE, Ulisses. Gramática da língua portuguesa. São Paulo: Scipione, 2008. (Novo Acordo Ortográfico) 

    GABARITO: E

  • Gabarito: E

    A AOCP ainda considera o conceito de paroxítona terminada em ditongo (crescente ou decrescente), em contrário ao que prega o novo acordo ortográfico (proparoxítona aparente).

    Digamos que se trata da jurisprudência textual da banca.

    Importância, remédio, próprio. ⇢ Todas Proparoxítonas aparente pelo novo acordo ortográfico e pela regra ainda adotada pela AOCP é uma paroxítona terminada em ditongo.

  • ÂNIMO FORTE E FÉ NA APROVAÇÃO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • Im-por-tân-cia, re-mé-dio, pró-prio

  • Questão extremamente mal elaborada! A banca usa o termo adquirir, que, segundo o dicionário Aurélio, significa passar a possuir algo (ou seja, algo que ainda não se tinha).

  • "Importância, remédio, próprio"

    isso pode ser classificado tanto como paroxítonas terminadas em ditongo quanto proparoxítonas eventuais.

    De qualquer forma, nessa questão, não interfere em nada essa interpretação.

    Gab.e

  • Quem aí avança mais nos estudos por questões? TMJ hehehe

  • Geralmente quando o Cespe vem com o termo "poderá a questão tem grandes chances de tá certa, especialmente em informática.