-
Essas ideias neoliberais, no início do século XX, foram endossadas por intelectuais como Hans Kelsen (no campo jurídico) e John M. Keynes (no campo da política econômica), mas duramente criticadas por outros herdeiros da tradição liberal clássica. Entre esses últimos, o principal foi o representante da Escola Austríaca de Economia, Ludwig Von Mises. Mises, junto a outros economistas vinculados à sua perspectiva, era radicalmente contra qualquer tipo de intervenção do Estado no seio da liberdade do mercado e do indivíduo.
https://brasilescola.uol.com.br/historiag/neoliberalismo.htm
-
Gabarito (Certo)
Fatores decisivos para aumentar a tendência mundial ao modelo de Administração Gerencial (que é neoliberal)
· Crise econômica mundial;
· Crise fiscal do Estado – Maioria dos governos não tinha mais como financiar os déficits, aumentavam cargas tributárias, porém não melhoravam os serviços, população reclamava. Estado estava sobrecarregado de atividades e com recursos escassos.
· Crise de governabilidade – governos mostravam-se incapazes de resolver os problemas econômicos e sociais de seus países.
· Emergência da globalização e das inovações tecnológicas.
Fonte: Livro de Administração Geral e Pública - Adriel Sá e Cyonil Borges
ʕ•́ᴥ•̀ʔっ INSS 2020/21.
-
-
GABARITO: CERTO
"(...) Esse processo, que teve sua origem quando o modelo de Estado estruturado pelos países desenvolvidos no pós-guerra entrou em crise no final da década de setenta. Esse modelo de Estado – que se primava por estar presente em todas as faces da vida social -, contribuiu para modificar e desgastar significativamente suas relações com a sociedade civil e com suas instituições. A resposta para esse problema, em princípio, foi à adoção de um modelo neoliberal-conservador. As políticas propostas na década de oitenta, em decorrência da necessidade de reformar o Estado, restabelecer seu equilíbrio fiscal, e equilibrar o balanço de pagamentos dos países em crise, foram orientadas com a única preocupação: reduzir o tamanho do Estado e viabilizar o predomínio total do mercado."
Fonte: https://repositorio.unb.br/bitstream/10482/1011/1/ARTIGO_ReformaEstado.pdf
-
Tinha esse objetivo, mas não deu certo