SóProvas


ID
3301822
Banca
AOCP
Órgão
Prefeitura de Feira de Santana - BA
Ano
2018
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Com base no excerto a seguir, responda às questões 34 e 35.

    A falta de consistência teórica observada na formulação dos conceitos tradicionais de coordenação e subordinação tem motivado o surgimento de novas posturas por parte de alguns autores em relação ao tratamento desse assunto. Alguns dos aspectos da abordagem de sentenças complexas que são focalizados se referem à interpenetração dos processos sintáticos de coordenação e subordinação, ao questionamento dos critérios e das nomenclaturas utilizados pela gramática tradicional e à proposição de novos critérios para classificação de sentenças complexas.Por exemplo,linguistas deperspectivas teóricas diferentes, tais como GARCIA (1967), BORBA (1979) e alguns representantes da linguística textual (SILVA e KOCH, 1983; KOCH, 1984, 1989, 1995, 1997; FÁVERO, 1987, dentre outros), têm centrado sua atenção na insuficiência de critérios semânticos adotados pela gramática tradicional para distinguir orações coordenadas e subordinadas.

Disponível em: <http://www.ufjf.br/revistaveredas/files/2009/12/>. Acesso em: 20 jul. 2018.

Apesar de alguns gramáticos já apresentarem uma visão funcionalista de língua, a maior parte carrega a tradição em suas postulações. Sobre o tratamento das orações complexas na Gramática Tradicional, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    ? Orações subordinadas adverbiais são as que exercem a função de adjunto adverbial, tendo a mesma função de um advérbio na estrutura. Classificam-se em: causal, concessiva, final, condicional, temporal, conformativa, consecutiva, modal e proporcional.

    ? Classificação corretíssima de uma oração subordinada adverbial.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • a) Geralmente, as orações coordenadas são consideradas independentes quanto ao seu significado (elas são independes na sua estrutura de sujeito, predicado e complemento), mas não quanto à estruturação sintática, e as subordinadas são consideradas dependentes, porque, além de necessitarem de uma outra para que tenham sentido completo, desempenham nessa uma função sintática.

    b) Na divisão entre oração subordinada e oração principal, a oração subordinada detém o sentido mais importante.Ambas necessitam de uma e de outra para fazer o sentido sintático completo sujeito, predicado e complemento.

    C) As conjunções em nada ajudam no momento de identificar a relação de sentido existente entre as orações. ERRADO, ajudam sim, pois são elas que dão a "liga" entre as orações.

    d) A oração principal desempenha sempre papel de sujeito, objeto direto, objeto indireto, complemento nominal, aposto, predicativo, adjunto adnominal, adjunto adverbial; figurando entre as funções de adjetivo, de substantivo ou de advérbio. ERRADO, porque existem: subordinadas substantivas, adjetivas e adverbias.

    E) Orações subordinadas adverbiais são as que exercem a função de adjunto adverbial, tendo a mesma função de um advérbio na estrutura. Classificam-se em: causal, concessiva, final, condicional, temporal, conformativa, consecutiva, modal e proporcional. CORRETO!

  • A NGB não aceita as modais.
  • MODAL??? DHACHO É ISSO HOME

  • Faltou a comparativa, por isso que não marquei a letra E..

  • esse artur só quer likes ! cara é um porre

  • Modal???

  • Acredito que a questão era passível de anulação, pois apesar de não restringir especificamente a isso deu a ideia de que seriam apenas essas as modalidades de orações subordinadas adverbiais, porém ficou faltando uma:

    • COMPARATIVAS: Menor que, igual a, maior que, tal qual, como....

    BIZU: (A classificação da alternativa E está correta, mas acrescente a ela a comparativa)

    C6FTP (M modal não é sempre aceita)

  • modal? que bicho é esse?

  • É a gramática da aocp, ou seja, eles decidem o que é certo ou errado.

  • Modal = Modo?