SóProvas


ID
330313
Banca
FGV
Órgão
FIOCRUZ
Ano
2010
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

É fundamental e indispensável que o papel do arquivista seja compreendido pela sociedade, isto porque, na era da informação, a eficácia da recuperação da informação, sua uniformidade, ritmo, integridade, dinamismo de acesso, pertinência e precisão nas buscas depende do arquivista.
Isto ocorrerá na medida em que a atuação do arquivista for precisa nos processos de:

Alternativas
Comentários
  • Gabarito B

    GESTÃO DE DOCUMENTOS
    Consideramos Gestão de Documentos o conjunto de procedimentos e operações técnicas referente à sua produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento em fase corrente e intermediária, visando a sua eliminação ou recolhimento para a guarda permanente, com base na Lei n 8.159, de 08/01/1991.
    Desta conceituação  podemos destacar as quatro fases básicas da gestão de documentos:
    Produção – Refere-se à elaboração dos documentos em decorrência das atividades de um órgão ou setor.
    Utilização – Esta fase inclui as atividades de produtos (recebimentos, classificação, registro, distribuição e tramitação); de expedição, de organização e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária . Incluem também a elaboração de normas de acesso à documentação (empréstimo, consulta) e à recuperação de informações indispensáveis ao desenvolvimento de funções administrativas, técnicas ou científicas das instituições.
     
    Destinação de documentos – Imediatamente após a conferência da documentação transferida, deve ser providenciada a sua limpeza e, se necessário, a sua desinfestação. Os documentos transferidos aos arquivos intermediários conservam a classificação que lhes foi dada nos arquivos correntes. A transferência e o recolhimento são feitos em razão da frequência de uso e objetivam racionalizar os trabalhos, facilitando o arquivamento e localização de documentos, pois libera espaço e economiza recursos materiais.
  • Questão esquisita. Acredito que o gabarito correto seja a letra "A", porque esse trecho do comando da questão: "dinamismo de acesso, pertinência e precisão nas buscas depende do arquivista" também tem estrita relação com a ordenação.

    Se alguém tiver alguma justificativa, agradeço se puder contribuir.

    Quem não concorda, assim como eu, por favor solicite comentários do professor. Está faltando professor de arquivologia aqui, vamos cobrar!

  • Também fiquei confusa, mas acredito eu que a ordenação(item a) não seja correto, pois com a classificação a ordenação será precisa, já que ordenar vem depois de classificar.

    O que necessita ser preciso são os processos de
    CLASSIFICAÇÃO- vai definir como os arquivos serão separados

    AVALIAÇÃO- diz o prazo de guarda dos arquivos em corrente, interm e se depois fica no permanente ou é eliminado

    DESCRIÇÃO- os procedimentos que irão elaborar os instrumentos de pesquisa(tabela de temporalidade-dita acima e plano de classificação-tb dito acima

     

    Pois esses que definem a distribuição dos documentos e precisam ser bem claros e assertivos pois através dessa distribuição que há uma recuperação da informação correta e eficiente

  • A eficácia, ou seja, fazer o que deve ser feito, depende da execução dos processos. No caso do arquivista, este será eficaz em seu trabalho caso torne/mantenha o documento acessível.

    A acessiblidade, ou seja, a disponibildiade do documento ao usuário ocorrerá quando realizadas corretamente as operações de classificação (pois demonstrará as relações do documento com as atividades geradoras), avaliação (pois definirá quais informações devem ser preservadas) e descrição (pois auxiliará na elaboração dos instrumentos de pesquisa, que serão as ferramentas de busca do usuário)

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • não há nada de estranho com a questão. Ela está perfeita. As questões da FGV são puramente interpretativas . Sabendo a teoria e interpretação, vc acerta a questão.