SóProvas


ID
3310960
Banca
FUNDEP (Gestão de Concursos)
Órgão
INB
Ano
2018
Provas
Disciplina
Direito Administrativo
Assuntos

Quanto às regras aplicáveis aos cargos públicos, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Gab. B - A reintegração é o retorno do servidor estável ao cargo do qual estava ilegalmente desligado. Não sendo possível voltar ao que dantes ocupava, irá para o seu sucedâneo ou equivalente, com integral reparação dos prejuízos que lhe advieram do ato ilegal que o atingira.

  • A) Nomeação = Forma de provimento de cargo público efetivo permanente no quadro da Instituição, através de ato formal. (se oficializa com a publicação do correspondente decreto ou portaria.)

    POSSE = é a oportunidade em que o servidor aceita as atribuições de cargo, assumindo o compromisso de bem servir.

  • Gabarito B.

    Segue trecho da lei 8.112/90:

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

  • A Reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultado de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as atividades

  • GABARITO: LETRA B

    Seção IX

    Da Reintegração

    Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

     § 1  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31.

     § 2  Encontrando-se provido o cargo, o seu eventual ocupante será reconduzido ao cargo de origem, sem direito à indenização ou aproveitado em outro cargo, ou, ainda, posto em disponibilidade.

    FONTE: LEI Nº 8.112, DE 11 DE DEZEMBRO DE 1990. 

  • Alternativa B (segundo o art. 28 da Lei 8.112/90)

    O candidato pode confundir com a alternativa A pelo motivo (o servidor aceita as atribuições de cargo) essas atribuições serão no momento da POSSE e não da NOMEAÇÃO.

  • Comentando a letra C: Exoneração não é sanção!

  • Qual o erro da Letra C?

  • Caráter punitivo = Demissão

    Caráter não punitivo = exonerado

  • Aprende cabeção, reintegração paga tudo pro cara que foi demitido injustamente.

  • Vejamos cada opção, à procura da correta:

    a) Errado:

    Na realidade, a nomeação é o ato de provimento originário do cargo público, ao passo que o conceito esposado pela Banca vem a ser compatível com o ato de posse, conforme art. 13, caput, da Lei 8.112/90:

    "Art. 13.  A posse dar-se-á pela assinatura do respectivo termo, no qual deverão constar as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, que não poderão ser alterados unilateralmente, por qualquer das partes, ressalvados os atos de ofício previstos em lei."

    Assim sendo, ao subscrever o termo de posse, o servidor assume as atribuições, os deveres, as responsabilidades e os direitos inerentes ao cargo ocupado, tal como aduzido no conceito proposto pela Banca.

    b) Certo:

    De fato, a reintegração vem a ser forma de provimento derivado, que tem por premissa a anulação do ato de demissão do servidor público, o que pode ocorrer tanto na via administrativa, por meio de revisão do processo, quanto na esfera jurisdicional. Ademais, igualmente acertado sustentar que, acaso extinto o cargo que antes ocupava, será posto em disponibilidade até seu adequado aproveitamento em outro cargo de atribuições compatíveis, tudo nos termos do art. 28, caput e §1º, da Lei 8.112/90:

    "Art. 28.  A reintegração é a reinvestidura do servidor estável no cargo anteriormente ocupado, ou no cargo resultante de sua transformação, quando invalidada a sua demissão por decisão administrativa ou judicial, com ressarcimento de todas as vantagens.

    § 1o  Na hipótese de o cargo ter sido extinto, o servidor ficará em disponibilidade, observado o disposto nos arts. 30 e 31."

    c) Errado:

    É equivocado sustentar que a exoneração possua natureza de sanção. Em verdade, trata-se apenas de uma das formas de vacância do cargo (Lei 8.112/90, art. 33, I), mas sem cunho de penalidade administrativa. Refira-se que as sanções genuinamente elencadas na Lei 8.112/90 são aquelas vazadas no rol do art. 127, litteris:

    "Art. 127.  São penalidades disciplinares:

    I - advertência;

    II - suspensão;

    III - demissão;

    IV - cassação de aposentadoria ou disponibilidade;

    V - destituição de cargo em comissão;

    VI - destituição de função comissionada."

    Assim sendo, equivocada a presente alternativa.

    d) Errado:

    A definição indicada neste item vem a ser corresponde, em rigor, aos cargos em carreira, e não aos cargos em comissão, os quais se caracterizam, na realidade, por serem passíveis de livre nomeação e exoneração, a critério da autoridade competente, respeitados os princípios constitucionais da moralidade e da impessoalidade, principalmente (vedação ao nepotismo - Súmula Vinculante 13 do STF).


    Gabarito do professor: B