SóProvas


ID
3314395
Banca
Quadrix
Órgão
Prefeitura de Jataí - GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Direito Tributário
Assuntos

A respeito do conceito e dos princípios do direito tributário, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito E

    A) A natureza da tributação permite ao credor (fisco) ir ao encontro do patrimônio do devedor de maneira facultativa, objetivando a retirada de valores, que são os tributos.

    B) O princípio da legalidade permite a criação ou a majoração de tributos por meio de normas infraconstitucionais, como portarias e instruções normativas. ⇢ Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: I – exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça.

    C) O princípio da anterioridade possibilita que o contribuinte seja tributado de surpresa, sem necessidade de intervalo temporal entre a criação do tributo e sua cobrança. ⇢ O nome já diz tudo "princípio da não surpresa".

    D) O princípio da isonomia tributária permite o tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação de equivalência. ⇢ Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios: II – instituir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situação equivalente, proibida qualquer distinção em razão de ocupação profissional ou função por eles exercida, independentemente da denominação jurídica dos rendimentos títulos ou direitos.

    E) O princípio da irretroatividade tributária determina que a lei deve abranger fatos geradores posteriores à sua edição. ⇢ Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    III – cobrar tributos:

    a) em relação a fatos geradores ocorridos antes do início da vigência da lei que os houver instituído ou aumentado.

  • Erros -

    A - Fisco deve ir ao encontro do patrimônio devedor de maneira OBRIGATÓRIA

    B - Princípio da legalidade refere-se à exigência de lei formal para instituição e majoração de tributos, salvo exceções.

    C- É exatamente o contrário, o princípio da Anterioridade exige intervalo/lapso temporal, o qual consubstancia-se na impossibilidade do fisco cobrar tributos no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada a lei que os instituiu ou majorou.

    D - Isonomia = tratar os iguais igualmente e os desiguais na medida de sua desigualdade.

  • A questão exige do candidato conhecimentos gerais sobre o Princípio da Legalidade, Princípio da Irretroatividade, Princípio da Anterioridade e isonomia.

    A alternativa “a" está incorreta: Em verdade, o fisco tem o poder-dever de fiscalizar e cobrar tributos, não se podendo, jamais, atribuir ao exercício dessa capacidade um caráter facultativo.

    A alternativa “b" está incorreta: Nos termos do Código Tributário Nacional:

    “Art. 9º É vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - instituir ou majorar tributos sem que a lei o estabeleça, ressalvado, quanto à majoração, o disposto nos artigos 21, 26 e 65;"

    No mesmo sentido, assim dispõe a Constituição Federal:

    “Art. 150. Sem prejuízo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, é vedado à União, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios:

    I - exigir ou aumentar tributo sem lei que o estabeleça;"

    Desta forma, em linhas conclusivas, tem-se que o princípio da legalidade é absoluto no tocante à criação de tributos, porém, admite atenuação no que se refere à alteração de alíquotas por ato do Poder Executivo, relativamente a certos tributos. Como Decretos e Portarias não se inserem na condição de leis, não podem criar ou, em regra, majorar tributos.

    A alternativa “c" está incorreta: Pelo contrário, a ideia do princípio da anterioridade é justamente evitar que o contribuinte seja tributado de surpresa, vedando que a tributação de novo tributo se dê de maneira imediata.

    A alternativa “d" está incorreta: O sentido do princípio da isonomia é exatamente o oposto do colocado na alternativa: o de apenas permitir tratamento desigual entre contribuintes que se encontrem em situações desiguais.

    A alternativa “e" está correta: A Constituição Federal de 1988 não traz uma regra geral de irretroatividade. Seu art. 5º, inciso XXXVI, estabelece apenas que “a lei não prejudicará o direito adquirido, o ato jurídico perfeito e a coisa julgada". Ainda que se possa extrair diretamente do princípio do Estado de direito a ideia de irretroatividade da lei, ela assume o contorno de impedir que lei nova alcance direitos adquiridos e atos jurídicos perfeitos, ou seja, posições jurídicas já definitivamente constituídas. Assim, não pode influir sobre direitos já consumados ou, embora não consumados, já adquiridos, pendentes apenas de exercício ou exaurimento, tampouco infirmar atos jurídicos perfeitos. (PAULSEN, Leandro. Curso de Direito Tributário Completo . Editora Saraiva.)

    Portanto, essa é a ideia por trás do princípio da irretroatividade tributária, a de impedir que a lei, em regra, atinja fatos geradores pretéritos.


    Gabarito do professor: e.