SóProvas


ID
3316591
Banca
INSTITUTO AOCP
Órgão
SES-PE
Ano
2018
Provas
Disciplina
Administração Geral
Assuntos

Na administração da qualidade, existem os custos da qualidade e da não qualidade. Assinale a alternativa que apresenta o custo da qualidade definido como gastos com atividades para identificação de produtos ou serviços defeituosos antes da chegada ao cliente, externo ou interno.

Alternativas
Comentários
  • Custos com Avaliação.

  • Deriva dos estudos de Feigenbaum, que afirmava que havia custos relacionados com a garantia da qualidade e com a falta de qualidade dentro de uma organização.

    Tipos de custos da qualidade

    a) custo de prevenção: são os custos para evitar a ocorrência de falhas e evitar gastos provenientes de erros no processo produtivo.

    b) custo de avaliação: referem-se aos custos para se avaliar a qualidade do produto e identificar falhas nos produtos antes que cheguem ao mercado.

    c)custos das falhas internas: são os incorridos devido a erros no processo produtivo, podendo ser falha humana ou mecânica.

    d)custos de falhas externas: decorrem de falhas no produto ou serviços quando estes já se encontram no mercado e são adquiridos pelo consumidor.

    Gabarito: B-) Custo com avaliação.

    Namastê

  • Resposta: B

    Custos de avaliação

    Fixação de padrões para os produtos e processos

    análise de conformidade de peças com padrões

    identificação e análise de defeitos básicos

    análise do atendimento a requisitos básicos da qualidade

    realização de inspeção da inspeção, ensaios e testes

    controle do processo

    definição e aplicação de planos de amostragem.

  • Se é referente à identificação de produtos ou serviços defeituosos, então é custo com avaliação. No custo de prevenção, os ainda nem ocorreu a produção.

    Os custos com falhas internas ou externas são classificados como custos da não-qualidade.

  • Custos das Falhas Internas

    Os custos das falhas internas são todos aqueles incorridos devido a algum erro do processo produtivo, seja ele falha humana ou falha mecânica. Quanto mais cedo erros são detectados, menores serão os custos envolvidos para corrigi-los.

    Custos de Avaliação

    São os custos necessários para avaliar a qualidade do produto pela primeira vez e assim, detectar falhas e inconsistências antes que o produto seja posto no mercado.

    Custos das Falhas Externas

    Os custos de falhas externas são aqueles decorrentes de falhas no produto ou serviço quando estes se encontram no mercado e/ou são adquiridos pelo consumidor final. Falhas externas ocasionam grandes perdas em custos intangíveis, como destruição da imagem e credibilidade da empresa. Quanto mais tarde erros forem detectados, maiores serão os custos envolvidos para corrigi-los, além de ocasionar perdas que muitas vezes são irreversíveis.

    Custos de Prevenção

    São todos os custos incorridos para evitar que falhas aconteçam (os custos associados às acções de prevenção, investigação das causas ou redução de defeitos e falhas). Tais custos tem como objectivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.