-
Gente, cadê o povo pra comentar esta questão?????
-
Não entendi esse gabarito,alguém por favor comente.
-
Pq raramente tem comentários do professor nas questões de Serviço Social?
-
vamos indicar para comentário dos professores.
-
essa questao esta comentada pelo Arthur na questao de cima n 4 que diz das vertentes
-
essa questao esta comentada pelo Arthur na questao de cima n 4 que diz das vertentes
-
Poxa ninguém da um Feedback!
-
Possíveis linhas de desenvolvimento das vertentes teórico-profissionais:
1. continuidade da vertente intenção de ruptura= seu futuro está vinculado ao trato que dará às demandas do mercado de trabalho;
2. novo alento de vertente tecnocrática, herdeira da perspectiva modernizadora, mas renovada pela ofensiva neoliberal.
3. persistência da vertente do conservadorismo tradicional, sem crescimento (fenomenologia- reatualização do conservadorismo)
4. desenvolvimento de vertente neoconservadora, inspirada na epistemologia pós-moderna (reentronização de práticas tradicionais)
5. florescimento de vertentes aparentemente radicais, abertamente desqualificadoras da teorização sistemática e da pesquisa rigorosa (anticapitalismo romântico, desconsideração do Estado,irracionalismo, relativismo).
-
Netto, 1996 (p. 117), na segunda metade dos anos 1990, já destacava o que estaria no centro da polêmica profissional daquela década em diante: "manter, consolidar e aprofundar a atual direção estratégica ou contê-la, modificá-la e revertê-la". Naquela oportunidade, analisando o impacto da reestruturação produtiva neoliberal em escala planetária, destacou que o Serviço Social brasileiro, mais especificamente, seu legado crítico, estava sendo colocado à prova. Retomando as perspectivas analíticas que nasceram a partir da renovação da profissão no Brasil, no bojo do processo de reconceituação do Serviço Social latino-americano, Netto (1991) analisa densamente os possíveis desdobramentos das vertentes teóricas. Foi exatamente neste período que o Serviço Social brasileiro materializou a base de sua direção social estratégica conhecida, no interior desta profissão, como Projeto Ético-Político Profissional.
Destacando a necessidade de considerar possíveis intersecções entre as vertentes que já se objetivavam com certa intensidade na segunda metade dos anos 1990, Netto (1996) destacou cinco possibilidades: a) a continuidade e o aprofundamento da vertente reconceituada denominada como intenção de ruptura, de cariz marxista; b) o aprofundamento da perspectiva modernizadora, de forte perfil tecnocrático; c) a continuidade, sem presença intensa, da reatualização do conservadorismo, de inspiração fenomenológica; d) o desenvolvimento e o adensamento de uma vertente neoconservadora, de forte base epistemológica pós-moderna; e) o florescimento de linhas aparentemente radicais valorizadoras de experiências que brotam da realidade sem a necessidade da teorização e da pesquisa rigorosa e sistemática.
(Bibliografia: Silva,José Fernando Siqueira da. Serviço Social e tendências teóricas atuais. Scielo).
-
Cadê os comentários dos professores ?
-
Gostaria de saber o erro da D.
-
Não tem nenhum comentário de professor....
-
Não entendi o porquê da D estar errada.
-
CADE O COMENTARIOS DOS PROFESSORES DE SERVIÇO SOCIAL DESSE SITE PRA COMENTAR MAIS QUESTÕES
-
Gostaria de saber o erro da letra D. e em qual bibliografia saiu essas correntes da contemporaneidade está fundamentada?
-
Só vejo como resposta correta a Letra D.
-
Muitos colegas estão perguntando sobre o erro da letra D. O erro está em afirmar a razão formal abstrata quando na verdade é a razão crítico- dialética.
A razão formal abstrata é a razão rasa, aparente, não é uma razão crítica. Diferente da razão critico-dialética que é o nível mais alto do conhecimento.
Agora, alguém pode dizer qual o erro da letra C?
-
Achei a questão confusa
-
vou discordar do rapaz que colocou a questão com as vertentes, pois o JPN fala em "possíveis linhas" e a questão falar em "vertentes da contemporaneidade", então pra mim essa questão só está aqui porquê ninguem teve interesse de entrar e anular ela.
-
Não entendi o porque do gabarito, quase nenhuma questão tem comentários e explicações de professores, penso que deveriam ser mais presentes para ajudar a sanar nossas dúvidas.