SóProvas


ID
3331303
Banca
IBFC
Órgão
SEDUC-MT
Ano
2017
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Acerca dos valores semânticos das orações coordenadas e subordinadas, bem como dos conectivos, afirma-se:
I. ‘Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.’ é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal.
II. ‘Trabalhou tanto que adoeceu.’ é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal.
III. ‘Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.’ é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem.
IV. ‘Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.’ é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal.
V. ‘Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.’ é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição.
Estão corretas as afirmativas:

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: LETRA E

    I. ?Tentei de tudo para que ele aprendesse a tocar um instrumento musical.? é uma oração subordinada adverbial final, em que a semântica indica uma finalidade relativa ao fato expresso na oração principal ? correto, conjunção subordinativa final "para que".

    II. ?Trabalhou tanto que adoeceu.? é uma oração subordinada adverbial consecutiva, cuja semântica estabelece uma ideia de conformidade entre um fato nelas mencionado e outro expresso na oração principal ? incorreto, ela expressa uma ideia de consequência.

    III. ?Todas as tardes ia ao cinema ou fazia pequenas compras na região.? é uma oração coordenada sindética alternativa, em que a semântica expressa alternância, ligando orações que indicam ideias que se excluem ? correto, temos uma conjunção coordenativa alternativa que expressa valor semântico de exclusão.

    IV. ?Maria sumiu da festa, porque ninguém mais a viu.? é uma oração subordinada adverbial causal, pois sua semântica indica a causa do efeito expresso na oração principal ? incorreto, temos uma conjunção coordenativa explicativa, ela explica algo e não está relacionada à causa.

    V. ?Ele comprou a passagem e partiu na primeira hora do dia.? é uma oração coordenada sindética aditiva, uma vez que sua semântica estabelece, em relação à oração anterior, uma noção de acréscimo, adição.

    Baixe a Planilha de Gestão Completa nos Estudos Grátis: http://3f1c129.contato.site/plangestaoestudost3

    ? FORÇA, GUERREIROS(AS)!! 

  • A oração coordenada sindética alternativa não seria "ou...ou"? Na III tem apenas um "ou". Pode ser assim também??